Imprimir esta página

TOCANTINS E GOVERNO FEDERAL REFORÇAM PARCERIA E DIVISÃO INTERNA DO PT ESTADUAL É EXPOSTA

Posted On Quinta, 30 Outubro 2025 07:23
Avalie este item
(0 votos)

ANÁLISE POLÍTICA

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta quarta-feira, 29, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A visita teve como foco o alinhamento de ações conjuntas entre os governos estadual e federal, com destaque para o lançamento do programa Acredita no Primeiro Passo – Acredita Tocantins, voltado à qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e inclusão produtiva.

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Além do ministro, o encontro contou com a presença do ex-deputado estadual Paulo Mourão, figura influente na cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e amigo pessoal de lideranças como José Dirceu e da ministra da Articulação Política, Gleisi Hoffmann. Mourão teria sido o articulador de uma reunião extra-agenda entre o governador Laurez e lideranças nacionais do PT, incluindo a própria Gleisi, o ex-ministro Dirceu e o ministro da Saúde, ocorrida na semana anterior.

 

PARCERIA

 

Durante o encontro oficial, o governador Laurez Moreira destacou a importância da parceria com o governo federal. “A visita do ministro Wellington Dias é muito importante para nós. É uma pessoa que conhece bem o potencial do nosso estado e tenho certeza de que sua experiência vai contribuir muito para o avanço do Tocantins”, afirmou.

 

Wellington Dias reforçou o compromisso do governo federal com o Tocantins. “Vejo no governador Laurez Moreira um líder comprometido com o bem-estar da população e estamos prontos para colaborar. O Tocantins tem um grande potencial e queremos estender a mão a quem mais precisa”, declarou.

 

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Souto, também ressaltou a relevância do projeto. “A presença do ministro reforça que estamos no caminho certo, especialmente com um projeto que vai atender diretamente às famílias e pessoas inscritas no CadÚnico”, disse.

 

PT ESTADUAL NA UTI

 

 

Apesar do tom institucional do evento, a ausência da direção estadual do PT chamou atenção nos bastidores. Nenhum representante do diretório tocantinense foi convidado oficialmente, nem pelo ministro nem pelo Palácio Araguaia. A situação evidencia o isolamento da atual direção do partido nas articulações políticas locais, especialmente diante da proximidade entre Paulo Mourão e a cúpula nacional petista.

 

O episódio reforça a influência de Mourão nas discussões sobre a sucessão estadual de 2026, mesmo em um cenário em que o PT, apesar de ter vencido as últimas eleições presidenciais no estado com Lula, Dilma Rousseff e Fernando Haddad, não conseguiu eleger nenhum deputado estadual ou federal no Tocantins. O partido atualmente não possui representação na Assembleia Legislativa nem na Câmara dos Deputados.

 

Participaram da reunião com o ministro os principais secretários do governo estadual, entre eles a secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho; o secretário da Fazenda, Jairo Mariano; o secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas; e o secretário da Saúde, Vânio Rodrigues.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}
O Paralelo 13

Mais recentes de O Paralelo 13

Itens relacionados (por tag)