TRIBUNAL DE CONTAS DO DF RECONHECE TRAJETÓRIA DE CLAYTTON AGUIAR NA COMUNICAÇÃO E PRESTA HOMENAGENS AO JORNALISTA

Posted On Terça, 15 Abril 2025 14:53
Avalie este item
(0 votos)

Com mais de cinco décadas dedicadas à comunicação, à cultura e ao serviço público, o jornalista, radialista, cantor e ex-administrador de Brasília Clayton Aguiar foi homenageado, nesta segunda-feira (14), pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) durante solenidade em celebração ao Dia do Jornalista. A cerimônia, realizada na sede do Tribunal, reuniu autoridades, profissionais da imprensa e representantes da sociedade civil

 

 

 

Da Assessoria

 

 

Clayton recebeu a Menção Honrosa como reconhecimento por sua relevante contribuição à comunicação no Distrito Federal e em todo o Brasil. A homenagem foi entregue pelo presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, com a participação dos conselheiros Renato Rainha e André Clemente, além da chefe da Assessoria de Comunicação da Corte, jornalista Polyana Resende Brant.

 

“Qualquer homenagem que a gente recebe é um reconhecimento pelo trabalho realizado. E depois de 57 anos morando em Brasília, é sempre muito gratificante ver nosso trabalho ser reconhecido. Estar ao lado de grandes nomes da comunicação da capital federal nessa homenagem foi uma grande honra”, afirmou.

 

Trajetória

Clayton Aguiar e o presidente TCDF - Manoel Andrade

 

Natural de Coromandel, em Minas Gerais, Clayton iniciou sua trajetória jornalística aos 15 anos, assinando uma coluna no jornal local. Em Brasília, para onde se mudou ainda jovem, construiu uma carreira múltipla e marcante que se estende por diferentes áreas da comunicação.

 

Na década de 1980, deu início à carreira artística. Lançou seu primeiro disco em 1982, ano em que também produziu o álbum da dupla Chico Rei & Paraná. Logo depois, ingressou na televisão e, posteriormente, no rádio. Foi na Rádio Nacional que alcançou projeção nacional, tornando-se uma das vozes mais conhecidas do país. “Quando cheguei à Rádio Nacional, houve uma explosão. Isso me levou a percorrer o Brasil inteiro, com shows e programas, em contato direto com o povo brasileiro”, relembra.

 

Essa vivência com o público o aproximou das realidades sociais do país. E foi justamente esse contato com as pessoas que despertou em Clayton o interesse pela política e pela gestão pública.

 

Conselheiro TCDF Renato Rainha

 

Em 2002, protagonizou um capítulo inédito na história do Distrito Federal: tornou-se administrador de Brasília eleito pelo voto popular, obtendo 60% dos votos. À frente da capital federal entre 2003 e 2006, exerceu um mandato voltado à cultura, à cidadania e à melhoria da infraestrutura urbana. “Essa experiência me moldou. A política, quando bem aplicada, resolve a maioria dos problemas da população. Segurança, saúde, educação, geração de empregos… tudo passa pela política pública”, avalia.

 

Tocantins

 

A trajetória de Clayton também se entrelaça com o estado do Tocantins, onde ele mantém uma forte ligação cultural e afetiva. Como cantor, já se apresentou em mais de 70 cidades tocantinenses, algumas delas mais de dez vezes. Foi nos anos 1990, durante um showmício, que conheceu o então político Eduardo Gomes, hoje senador da República e vice-presidente do Senado Federal.

 

A amizade de décadas se transformou em parceria profissional. Clayton é, atualmente, assessor direto do senador Eduardo Gomes, ocupando uma posição estratégica nos bastidores do poder em Brasília. Com trânsito livre em ministérios, órgãos públicos e instituições federais, ele é uma figura respeitada tanto no meio político quanto na imprensa do DF.

 

 Clayton Aguiar e Valter Lima da Rádio Nacional

 

Ele destaca o papel do senador como um dos principais articuladores da história do Tocantins. “O senador Eduardo Gomes é, sem dúvida, o parlamentar que mais recursos já destinou ao estado. Somente para o Hospital de Amor de Palmas, foram mais de R$ 100 milhões. Ele também foi responsável pela criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins, da Universidade da Maturidade, e levou obras para todos os 139 municípios. Em pouco mais de seis anos, são mais de R$ 1 bilhão em recursos, algo inédito no estado”, pontua.

 

Clayton também ressalta o protagonismo de Gomes em pautas nacionais: “Ele é hoje um dos líderes mais influentes do Senado, relator de grandes projetos, como o de inteligência artificial. Trabalhar com ele é ter a oportunidade de continuar contribuindo para transformar a vida das pessoas, especialmente do povo tocantinense, que sempre me acolheu com carinho”.

 

Homenagem

 

A homenagem recebida no TCDF celebra uma trajetória marcada por versatilidade, compromisso e paixão pela comunicação e pela causa pública. Aos 75 anos segue contribuindo com sua experiência e articulação para o fortalecimento de políticas públicas e para a valorização da cultura brasileira.

 

“Tudo que vivi ao longo desses anos me preparou para compreender melhor o Brasil e o seu povo. Ser homenageado por isso é motivo de gratidão e também de renovação do compromisso. A comunicação e a política, quando feitas com responsabilidade e humanidade, são ferramentas poderosas de transformação”, finaliza.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}