Naquele longínquo 11 de março de 1979, o governador de Goiás, Irapuã Costa Júnior, ligava Porto Nacional ao progresso, ao novo, ao Brasil desenvolvido, com a inauguração da ponte Dom Alano Mary D' Noday, que unia as duas margens do então caudaloso Rio Tocantins. Ladeado pelas mais expressivas autoridades do então norte goiano e por milhares de pessoas, vindas das cidades e dos largos sertões dessas terras do Santo Padre Luso, ele fez história
Por Edivaldo Rodrigues e Edson Rodrigues
Hoje, 44 anos depois, no findar de tarde desse 14 de junho, o povo de Porto Nacional novamente festejou a inauguração de uma nova ponte, dessa feita ligando as duas margens do lago Luiz Eduardo Magalhães na cidade portuense. E quem recebeu as felicitações de milhares de pessoas foi um filho da terra, o governador Wanderlei Barbosa, que ao contrário daquele distante período, rememorado na linha do tempo, inaugurou a mais simbólica e imponente obra do seu governo, a ponte Antônio Poincaré Andrade, que é um elo, um modal logístico, que liga toda uma região produtora, através de rodovias e da ferrovia norte-sul, ao mundo, entregando milhares de toneladas de riquezas produzidas na última fronteira agrícola do Brasil.
A solenidade contou com a presença de autoridades, incluindo o governador Wanderlei Barbosa, que discursou sobre a importância da obra
O governador Wanderlei Barbosa não entra para história sozinho, ao inaugurar essa grande obra, a ele se junta a vários congressistas tocantinenses, a atuantes deputados estaduais, que viabilizaram esse feito ainda sob o comando do presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade, que por unanimidade chancelaram o empréstimo junto BRB - Banco de Brasília, recursos esses que permitiram a construção dessa imprescindível ponte, uma reivindicação do povo portuense que certamente impulsionará a economia de toda região comandada por Porto Nacional, que além de ser um celeiro de cultura, é também polo turístico e centro universitário, além se constituiur na capital do agronegócio.
O município portuense é bicampeão em exportações, e recentemente assumiu o posto de terceira maior economia do Tocantins, com Produto Interno Bruto de R$ 3,6 bilhões em 2021 e mais de 2,6 mil empregos formais gerados, certamente a nova ponte impulsionará ainda mais esses números, que significa desenvolvimento.
A entrega para a população foi comemorada pelo governador Wanderlei Barbosa, pois esta representa o compromisso da gestão com o desenvolvimento da cidade e de todo o Estado
Essa grande festa, que reuniu as mais importantes autoridades constituídas do Estado, ladeadas por milhares de pessoas, celebraram uma conquista maiuscula, que depois de 5 anos, desde as assinaturas dos contratos do empréstimo junto ao BRB, e autorização para empresa Rivoli, que executou essa obra que custou R$ 180 milhões. Ela é composta por uma estrutura de 1.488 metros de extensão, com 1.088 metros de estrutura em concreto e 400 metros de aterro. Suas vigas, 90 ao todo, tem 43 metros cada, pesando 120 toneladas. As fundações dos pilares tem uma profundidade média de 30 metros, com diâmetro variável entre 1,20 metro e 1,60 metro.
A nova ponte, que significa um importante elo de ligação de uma logística fundamental para o franco desenvolvimento de Porto Nacional e de uma região que abriga extensas áreas de produção agrícola, substituirá a antiga estrutura, construída nos anos 1970. Apos suportar milhares de toneladas diariamente, com tráfego de caminhões, carretas e máquinas, ainda não existentes quando seus projetos arquitetônico e de engenharia foram executados, ela foi condenada em 2013 devido a problemas estruturais graves. Desde então, esse antigo modal tem apresentado riscos significativos para seus usuários.
Antiga ponte que será substituída pela nova estrutura, eliminando a necessidade de balsas para a travessia
Com esses problemas insolúveis, em 2019, a velha e carcomida ponte foi interditada por quatro meses, sendo em seguida liberada apenas para motos e pedestres. Caminhões e outros veículos de grande porte precisaram fazer a travessia por balsa, um sacrifício e perigo real para passageiros e motoristas, que agora também se unem nas celebrações dessa singular conquista.
A Festa
O governador Wanderlei Barbosa descerrou a placa de inauguração da nova ponte de Porto Nacional, ladeado pela primeira dama Karynne Sotero, do vice-governador Laurez Moreira, por uma multidão, formada por populares, prefeitos de vários municípios, dentre eles Ronivon Maciel; da senadora Dorinha Seabra, dos deputados federais Toinho Andade, Vicentinho Júnior, Carlos Gaguim, Ricardo Aires, Felipe Martins e Lázaro Botelho, Alexandre Guimarães; pelos deputados estaduais Amélio Cayres, Leo Barbosa, Júnior Geo, Valdemar Jr, Cleiton Cardoso, Olinto Neto, Nilton Franco, Wilmar do Detran, secretários e auxiliares próximos.
O governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama Karynne Sotero e o vice-governador Laurez Moreira, junto a outras autoridades das esferas municipal, estadual e federal, durante a apresentação de Everton e Chico - Kadu Souza /Governo do Tocantins
No seu pronunciamento, o governador ressaltou tratar-se de um dia histórico para Porto Nacional e para todo o Estado do Tocantins. "A inauguração desta ponte representa um marco na nossa infraestrutura. É a maior obra que entregamos no Estado, um sonho realizado para nossa população. A ponte é uma ligação vital que vai transformar a vida de milhares de pessoas, facilitando o transporte e a comunicação entre as regiões. Vai permitir o escoamento mais rápido e eficiente da produção agrícola e industrial do nosso Estado.”
Ele ainda destacou: "Além disso, hoje aposentamos oficialmente o uso das balsas. Agora, com esta estrutura moderna e segura, garantimos que Porto Nacional e toda a região possam crescer e prosperar, conectando-se de forma eficaz com a capital, Palmas, e outros municípios importantes. Esta obra é um símbolo do nosso compromisso com o progresso e com o bem-estar da nossa gente. E para finalizar, anuncio que a antiga ponte será palco de um cenário de lazer e cultura para todos", revelou o chefe do executivo tocantinense.
Para o secretário de Comunicação, Marcio Rocha, (foto) um dos principais auxiliares do governador Wanderlei Barbosa, a construção e inauguração da nova ponte de Porto Nacional, simboliza uma gestão focada no desenvolvimento do Estado e principalmente no bem-estar das pessoas. "O governador Wanderlei Barbosa, é verdadeiramente comprometido com o crescimento econômico e social do Tocantins, exemplo disso são suas ações sempre buscando criar cidadania e gerar riquezas. Essa grandiosa obra, fruto de uma união administrativa institucional, é um exemplo claro do que quer esse governo, que é qualidade de vida para todos, indistintamente", ressaltou.
Após o encerramento da solenidade, o grande palco foi ocupado pelos artistas tocantinenses Everton dos Andes e Chiquinho Chokolate. Em seguida, aconteceram shows com artistas do circuito nacional, a cantora Manu Bahtidão, Tony Guerra e Forró Sacode, tudo isso diante de uma multidão que se divertia e deliciava um suculento churrasco e muita cerveja gelada.
Na construção da secular sociedade de Porto Nacional não se pode negar à história os feitos de alguns homens públicos que se fizeram o orgulho de sua gente
Em 1974, o médico por devoção e político convicção, Dr. Euvaldo Thomaz de Souza, em encontro informal com o governador Irapuã Costa Júnior, que nutria admiração e respeito pelo portuense, uma das mais atuantes lideranças do PMDB, que fazia oposição ferrenha à sua gestão, presenteada pela Ditadura Militar, fez um pedido honroso ao chefe do executivo goiano: "Governador, o povo portuense não quer cargos, não quer nomeações governamentais. Queremos uma ponte sobre rio Tocantins, para nos tirar do atraso, criando emprego, renda e desenvolvimento", destacou o doutor do povo portuensee.
No mesmo ano em que Dr Euvaldo fez o pedido, os líderes da ARENA, partido do governador, anunciaram pelas ruas e avenidas de Porto Nacional, que a SEGEM - Serviços Gerais Engenharia e Montagem, iria construir a ponte por determinação do governador Irapuã Costa Júnior.
Naquele período, o município portuense era administrado pelo prefeito Antônio Poincaré Andrade, o icônico "Antônio Buchim", que abriu as portas da cidade para receber centenas de profissionais oriundos de muitas partes do Brasil. Com isso, o dia a dia da construção, com centenas de trabalhadores agitando o canteiro de obras, além de bares, restaurantes e o comércio local, aqueceu a economia regional e mudou radicalmente o cotidiano de Porto Nacional, por vários anos.
E no dia 11 de março de 1979, essa gigantesca obra foi inaugurada e batizada com o nome do lendário Bispo Diocesano Dom Alano Mary D' Noday, numa ensolarada manhã, que ficou marcada pela felicidade de milhares de pessoas, de vários lugares, que vieram prestigiar a grande conquista do povo portuense.
Com a mesma alegria e contentamento expressados naquele longínquo 1979, o ex-prefeito Jurimar Pereira de Macedo festejou a nova ponte: "Eu entendo que a construção da ponte em Porto Nacional, pelo governador Irapuã Costa Júnior, na segunda metade da década de 1970, foi de grande importância para retirar nossa cidade e toda a margem direita do rio Tocantins do atraso e do abandono. Já em relação a essa grandiosa ação administrativa do governador Wanderlei Barbosa, que entregou, com grande festa a nova ponte, é um feito memorável de um filho portuense. Com essa obra, certamente ele entra para história, pois contribui grandemente para mais desenvolvimento, riqueza, trabalho e renda. Esse menino vai longe!", destacou o lendário líder portuense.