Agenda do MEC tratou da nova Política Nacional de Educação e Tecnologia e acerca da discussão do combate à corrupção no ambiente escolar
Por Núbia Daiana Mota
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou, nesta quinta-feira, 23, de uma extensa agenda com o Ministério da Educação (MEC), representando o presidente do Consed, Idilvan Alencar. Na ocasião, foi apresentada a nova Política Nacional de Educação e Tecnologia, Educação Conectada, para a qual estão previstos investimentos da ordem de 270 milhões.
O encontro reuniu o ministro substituto da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário; a secretária Executiva do MEC, Maria Helena Castro; o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa Lima.
Rossieli Soares apresentou o detalhamento das ações às quais os estados e municípios poderão aderir. Um das metas é oferecer subsídios para que todas as escolas tenham acesso de qualidade à internet. Para chegar a esse objetivo, estão previstos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS), além de uma coalizão privada em prol da Educação Conectada.
“Essa política vem para transformar a educação. Ao utilizarmos as ferramentas que os jovens estão acostumados, isso traz maior engajamento e uma participação mais efetiva dentro do processo educacional. Buscamos oferecer às escolas recursos para garantir essa conexão de qualidade à internet, seja por meio terrestre, por fibra ótica subaquática, via satélite e outras soluções. As adesões serão feitas a partir de hoje via Simec e a nossa intenção é que haja uma revisão constante dessa política, para que continuemos avançando nesse sentido”, disse.
A professora Wanessa Sechim ressaltou a atuação do Consed a respeito da tecnologia a serviço da educação. “Temos um grupo de trabalho que discute a tecnologia educacional e seus desafios. Além da infraestrutura, da realidade do acesso em todo o Brasil, discutimos também o quanto precisamos de aprimoramento, os nossos professores também carecem de capacitação, pois existe uma lacuna na formação dos nossos educadores. Temos alunos totalmente conectados e as escolas precisam utilizar pedagogicamente a tecnologia para atraí-los; que seja como um atrativo para aprendizagem dos conteúdos. O Consed se coloca à disposição para ajudar a construir novas ideias para que possamos aproveitar desse suporte tecnológico em nossas escolas a fim de que os nossos alunos aprendam efetivamente”.
Combate à corrupção
Também nesta quinta-feira, 23, Wanessa representou o Consed na reunião com o ministro substituto da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, para tratarem da construção de uma agenda voltada para a discussão do combate à corrupção no ambiente escolar.
“A ideia é que façamos um debate de como este tema deve ser trabalhado dentro das nossas escolas, com a ajuda do Consed e da Undime, para construirmos essa agenda importante observando o que traz a base nacional comum. Precisamos construir políticas em conjunto integrando a educação e articulando com estados e municípios”, destacou Rossieli.
“É muito importante tratar da ética e da cidadania do ponto de vista da política pública educacional. A questão da ética perpassa o nosso cotidiano. O combate à corrupção vem sendo fortalecido pelas ações do governo, do legislativo, do judiciário e da sociedade como um todo. Nesse sentido é muito bem-vinda essa proposta de parceria com a educação”, ressaltou a secretária Executiva do MEC.
A secretária da Educação do Tocantins enfatizou a relevância das parcerias para se chegar a resultados com foco na educação de qualidade para todos. “Esses são temas que precisam ser trabalhados no currículo, na formação de professores. Queremos sim contribuir, por entendemos que só é possível alcançar qualidade da educação no Brasil, se estivermos juntos, Consed, Undime, MEC e outros parceiros. Em nome do presidente Idilvan, agradecemos o convite e vamos nos apropriar desse material, para estudarmos formas de trabalhar esses conceitos em sala de aula contribuindo para a construção da formação cidadã dos nossos estudantes”, frisou Wanessa.