A HORA DO ACERTO COM A JUSTIÇA ESTÁ CHEGANDO

Posted On Quarta, 08 Abril 2020 14:16
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

Mesmo sendo o Estado mais novo da federação, o Tocantins conseguiu o triste feito de liderar o ranking nacional de operações de combate à corrupção praticada com recursos federais. Empreiteiros, políticos de todos os escalões, ex-governadores e laranjas já foram presos e outros muitos respondem a processos ou estão sob investigação, muitos aguardando em liberdade julgamentos em segunda instância.

 

Eis que, segundo nossas fontes, é chegada a vez dos grandes “tubarões” da corrupção tocantinense, alguns deles em pleno gozo do mandato, se verem confrontados com seus ilícitos. Segundo vários analistas e especialistas jurídicos de Brasília e do próprio Tocantins, as “contas” já podem estar fechadas para essas pessoas.

 

Tudo baseado nas diversas – e põe diversas nisso – operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal – e da nossa própria Polícia Civil, porque não – com buscas e apreensões, quebras de sigilos telefônicos, fiscais e bancários e os depoimentos de operadores e delatores envolvidos nos esquemas de corrupção.

 

As autoridades tratam tudo em segredo de Justiça, com aval da Suprema Corte, pelo fato de, na maioria dos casos, as investigações envolverem pessoas com foro privilegiado.  Em conversas reservadas com O Paralelo 13, os analistas foram taxativos em afirmar que está chegando o “momento final” dessas operações, dando a entender que as autoridades já estão de posse das provas dos crimes e nenhum nome dentre os tocantinenses que praticaram atos de corrupção escapará das garras da Justiça Federal.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Mesmo com a pandemia que vem paralisando o mundo, a posse dos documentos e provas permitiu que as investigações andassem com os trabalhos em home Office, e os avanços foram significativos na questão de identificar, responsabilizar e criminalizar cada um dos envolvidos.

 

Aos que praticaram atos de corrupção, improbidade ou malversação de recursos públicos, aconselha-se que já durmam de cueca e bermuda para não passar vergonha com seus pijamas diante das câmeras de TV, ao serem visitados pelos “homens de preto” ás 6h da manhã, pois nada do que está acontecendo no País impedirá que as autoridades policiais os busquem para suas temporadas de confinamento atrás das grades.

 

O recado é bem claro: a Lei vale para todos e está chegando a hora da prestação de contas à Justiça, com detenções, arrestos e bloqueio de bens e, ao fim dos processos, leilões de imóveis, mansões, fazendas, casas de praia, carrões peças de arte e jóias que um dia serviram para diferenciar os corruptos dos simples mortais, mas que agora serão lembradas como a marca do crime e da desonestidade.