Luana Bruna Candido, aluna do Colégio Estadual Dom Alano, em Palmas, representou com sucesso o Tocantins na Copa São Paulo de Judô conquistando a medalha de bronze na categoria ligeiro Sub-21. A maior competição de judô das Américas foi realizada nos dias 21a 23 de março, em São Bernardo do Campo (SP). Para competir, a atleta contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Além da medalha, a atleta trouxe na bagagem a experiência de participar do evento que reuniu mais de três mil atletas de todo o país. “É uma competição de peso. Uma das mais difíceis do Brasil, com atletas muito bem preparados. No ano passado, disputei o bronze, mas não consegui. Esse ano, fui buscar minha medalha. Estou muito feliz com o resultado”. Luana tem 17 anos e começou a lutar há cerca de quatro anos. Ela é a atual campeã dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) na categoria meio-leve e do Campeonato Tocantinense de Judô, nesta mesma categoria, e na ligeiro sub-21. Fora do estado, a aluna-atleta conquistou, em 2013, o vice-campeonato da tradicional Copa Minakawa, na cidade de São Paulo, no peso meio-leve sub-18 (-48 kg). Ainda no ano passado, na mesma categoria, veio o título de campeã do Quebec Open, em Montreal, no Canadá, acompanhado do vice-campeonato (Meio-Leve, na Sub-18) e do terceiro lugar (Ligeiro, Sub-21) no Ontario Youth Internacional, em Ontário, também no Canadá.
Rotina de estudos e treino Luana cursa o 3º ano do ensino médio e está se preparando para prestar vestibular para Educação Física. “Não poderia ser outro curso. De aluna vou passar a ser profissional do esporte”, conta empolgada. Segundo ela, a rotina de treinos auxilia na concentração e disciplina, contribuindo também para o sucesso em sala de aula. “Acho que o judô é esporte que mais ajuda na disciplina. Sei da importância da dedicação na escola, mas consigo conciliar as duas coisas. Dou o melhor de mim na escola e no judô”, enfatiza.
Segundo o técnico, Fred Guerra, esta foi uma das melhores campanhas do Tocantins na competição. “Recebemos o apoio da Seduc e tivemos um resultado muito bom. Com certeza foi um dos melhores rendimentos do Estado”, destaca, ressaltando que os tocantinenses Jonas Ribeiro e Enilara Lisboa, medalhistas nos Jogos Escolares da Juventude de 2013, também conquistaram medalhas de bronze na competição.