Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Opinião revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontado como o pior cabo eleitoral quando o assunto é a disputa pela Prefeitura de Curitiba. Para a maioria dos eleitores curitibanos (54%), o apoio de Lula a algum pré-candidato para assumir a gestão da cidade afasta a possibilidade de ele receber votos.
Por: Guilherme Lara da Rosa
A pesquisa ouviu 1.200 moradores de Curitiba, com mais de 16 anos, entre os dias 17 e 19 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número TRE-PR 01622/2024.
O instituto questionou qual era a chance de o entrevistado votar em algum candidato apoiado pelo presidente Lula. A maioria disse que a possibilidade diminui, enquanto 22,3% afirmaram que ela aumenta com o apoio do mandatário.
Já o governador Ratinho Jr. (PSD) é o gestor que mais possui influência nas eleições, segundo a pesquisa. A maioria dos eleitores (45%) disse que aumenta a chance de votar em algum candidato apoiado por ele.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), que está impossibilitado de concorrer à Prefeitura de Curitiba pela terceira vez consecutiva, também possui prestígio entre os entrevistados. 44% deles disseram que a chance de votar em algum candidato associado a ele aumenta.
O governador Ratinho Jr. e o prefeito Rafael Greca já declararam apoio ao pré-candidato Eduardo Pimentel (PSD). Atualmente vice-prefeito de Curitiba e secretáriode Estado das Cidades, Pimentel é um dos cinco pré-candidatos que aparecem tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura, de acordo com o Instituto Opinião.
O PT de Curitiba ainda vive um impasse entre definir uma coligação com o PSB de Luciano Ducci e construir uma frente ampla ou lançar uma candidatura própria para a prefeitura. Em março, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, afirmou à Banda B que a sigla deverá apoiar a candidatura encabeçada pelo PSB. No mê seguinte, durante entrevista à Banda B, Ducci afirmou que existe a possibilidade de existir uma aliança com o PT em Curitiba e que ele trabalha para isso desde o ano passado.