Bivar desiste de concorrer à Presidência da República

Posted On Sábado, 30 Julho 2022 09:57
Avalie este item
(0 votos)

Ele irá apoiar Lula. Para apoiar Lula ou Bolsonaro na disputa ao Palácio do Planalto deste ano, o dirigente do União Brasil pediu em troca o apoio dos presidenciáveis para se eleger presidente da Câmara dos Deputados em 2023.

 

POR ELIELSON LIMA

O então pré-candidato à Presidência da República pelo União Brasil, Luciano Bivar, desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022. Dono do maior fundo eleitoral e partidário graças a Jair Bolsonaro em 2018, o político conseguiu operar uma fusão de seu PSL com o DEM. Agora, ele deve ser candidato à reeleição como deputado federal, por Pernambuco. Foi o que apurou a reportagem da CBN, após a reunião da Executiva Nacional do União Brasil.

 

Havia ainda a expectativa de que Bivar apoiasse o ex-presidente Lula (PT) na corrida pela presidência da República. Porém, a negociação neste sentido não avançou em alguns estados - como Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. Assim, o também presidente nacional do União Brasil decidiu liberar os estados para optarem pelo candidato que preferirem.

 

O posto de vice na chapa com Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição pelo governo de São Paulo, também estava sendo cobiçado tanto pela ala do União Brasil oriunda do PSL, quanto pelo MDB. Porém, ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem da CBN, a sigla de Bivar não conseguiu emplacar um nome para ocupar o cargo.

 

Luciano Bivar lançou Jair Bolsonaro à presidência em 2018. O então candidato acabou sendo eleito pelo PSL. Depois, o deputado federal atraiu o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ao União Brasil. E, por fim, ele sinalizou uma possível aliança com Lula, ex-presidente do Brasil e candidato à presidência pelo PT.