As eleições de 2018 serão um marco na mudança das campanhas em que o ambiente virtual terá mais impacto nos resultados do que qualquer outra estratégia. Essa é a análise dos especialistas em marketing político. Eles afirmam que, nas redes sociais, na prática, a campanha já começou. A batalha pelos cargos envolverá não só ações de valorização da imagem do candidato, mas também ataques para desconstrução do adversário. A avaliação é que são grandes as possibilidades de divulgação de notícias falsas para conseguir vantagens eleitorais, como aconteceu nos Estados Unidos com Donald Trump e na França com Marie Le Pen.
A votação do ano que vem coincide com o aniversário de dez anos da eleição de Barack Obama para presidir os Estados Unidos, que ainda hoje é o principal caso de estudo do uso das plataformas para buscar votos. De lá para cá, as redes sociais ganharam importância por aqui, mas não a ponto de serem decisivas para o resultado.
Só o Facebook conta hoje com 99 milhões de usuários no Brasil, e a postura dos pré-candidatos à Presidência em seus perfis é de quem já está em campanha eleitoral, segundo avaliação do especialista em marketing político Marcos Iten. “Esse contato direto com o eleitor, proporcionado pelas redes sociais, faz com que os pré-candidatos já se posicionem de forma a conseguir votos. A maior exposição ocorre em transmissões ao vivo, postagens com comentários. Tudo isso já é uma postura de campanha”, avalia Item.
Em entrevista a Isto É, Dória garante: “Há um desgaste da classe política”
A revista Isto É publicou uma entrevista com João Doria. Conforme o Jornal, Dória nunca havia disputado uma eleição e logo na estreia elegeu-se prefeito de São Paulo , no primeiro turno, com mais de 3 milhões de votos. Foi um fenômeno eleitoral. Fez parte da onda azul, que varreu o PT do mapa. Agora, há sete meses na prefeitura, já sente-se em condições de pleitear a vaga dos tucanos para concorrer ao Planalto.
O senhor venceu a eleição em primeiro turno porque representava o novo, como gestor e não-político. O senhor acha que esse perfil prevalecerá também para a eleição presidencial de 2018?
Há um sentimento da população de muita contrariedade com a classe política, muitas vezes até de forma injusta. Mas isso tem provocado uma opinião muito adversa dos eleitores. Temos que reconhecer que há desgaste da classe política e provavelmente em 2018 também haverá essa reação em relação ao voto.
Os políticos, que já estavam desgastados com a Lava Jato, ficaram com a imagem ainda mais arranhada com a delação da JBS. O senhor acha que políticos citados nas delações terão dificuldades em 2018?
Terão mais dificuldade, com certeza.
Os candidatos de seu partido, como Aécio, Serra e Alckmin, que estavam bem cotados, foram atingidos pelas delações. A candidatura do PSDB a presidente pode, com isso, cair no seu colo?
A minha responsabilidade é ser prefeito de São Paulo. E tenho procurado ser um bom prefeito. Tenho trabalhado muito, sendo inovador, transformador, fazendo enfrentamentos e agindo com decência e transparência.
O senhor defendia que o candidato a presidente do PSDB deveria ser lançado o quanto antes. Mantém a posição?
Eu tinha essa visão. Mas depois do episódio da JBS, o Brasil vive cada dia com uma agonia e a nova crise mudou um pouco o calendário. A data foi empurrada para dezembro. Primeiro precisamos resolver a crise Temer.
O PSDB acabou não desembarcando do governo. O partido deveria ter saído, em sua avaliação?
O momento do desembarque passou. Face às circunstâncias, o PSDB deve fazer uma avaliação diária desse quadro e manter o apoio às reformas.
Sentença que condenou Lula vai entrar para a história', diz presidente do TRF-4
Thompson Flores compara a decisão de Moro com a do caso Herzog: ‘É tecnicamente irrepreensível’
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, disse, em entrevista ao Estado, que a sentença em que o juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, “é tecnicamente irrepreensível, fez exame minucioso e irretocável da prova dos autos e vai entrar para a história do Brasil”.
Ele comparou a decisão de Sérgio Moro à sentença que o juiz Márcio Moraes proferiu no caso Vladimir Herzog - em outubro de 1978, quando condenou a União pela prisão, tortura e morte do jornalista. “Tal como aquela, não tem erudição e faz um exame irrepreensível da prova dos autos”, disse. O TRF-4 é a segunda instância de julgamento dos recursos da operação Lava Jato. Até a última quinta-feira, em três anos e cinco meses de Lava Jato, 741 processos já haviam chegado lá, 635 dos quais baixados. Entre os que estão na iminência de dar entrada está a apelação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a sentença de Sérgio Moro, a ser julgada pela Oitava Turma, composta por três desembargadores.
Bolsonaro lidera em número de seguidores
Na corrida por seguidores, o deputado federal Jair Bolsonaro (PEN) larga na frente. Ele conta com mais de 4 milhões de curtidas e, entre os políticos que anseiam utilizar a faixa presidencial a partir de 2019, é o mais popular no Facebook. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quase 3 milhões de seguidores.
Para o governo de Minas, os líderes são o atual governador, Fernando Pimentel (PT), com mais de 220 mil seguidores, e o ex-deputado, Dinis Pinheiro (PP) aparece em segundo com mais de 134 mil curtidas. Porém, o número alto de seguidores não representa expressão nas urnas.
“Já estamos vendo alguns erros sendo cometidos por alguns pré-candidatos, como a hiperexposição. O limite do que é uma boa forma de comunicação e o que se torna uma exposição pedante está sendo ultrapassado por alguns políticos, e isso se torna um tiro no pé”, avalia o especialista em marketing digital Marcos Item.
Protagonismo é do seguidor
Uma mudança proporcionada pela entrada das redes sociais na campanha política é que o candidato tem que deixar o protagonismo de lado para atender as demandas dos seguidores.
“Aquele cenário em que o político chega como estrela, sobe em um palanque, discursa o que quiser e sai aplaudido não existe na internet. Aqui, a preocupação principal tem que ser atender o que os seguidores querem. O protagonismo é do eleitor”, afirma o professor de marketing político Daniel Machado. Nas eleições passadas, ele trabalhou para dez candidatos e conseguiu eleger oito.
Daniel destaca que uma forma de dar protagonismo ao eleitor é criar equipes segmentadas para trabalhar com determinados públicos.
“Foi exatamente isso que Barack Obama fez em sua campanha em 2008. Ele criou uma equipe para trabalhar as questões LGBT, outra para mulheres, outra para a população negra, outra para imigrantes. E essas equipes usavam as plataformas para trabalhar interesses desses grupos e fortalecer a campanha”, explica.
O especialista em marketing digital Marcos Item destaca que mesmo que a campanha no ambiente virtual seja barata, ainda assim, ela precisa de uma grande equipe. “Já temos pré-candidatos com dezenas de pessoas trabalhando em suas redes sociais”, destaca.
GILMAR DISCUTE REFORMA POLÍTICA COM TEMER E SAÚDA SAÍDA DE JANOT DA PGR
O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esteve com o presidente Michel Temer, na noite deste domingo (6), para discutir reforma política. “Temos feito sugestões às comissões do Congresso e batido muito na necessidade da cláusula de barreira e proibição de coligação. Tenho batido muito na necessidade de pensar um semi-presidencialismo”. Ele defende para o Brasil um parlamentarismo nos moldes do francês e do português, onde o presidente tem obrigações de Estado e o primeiro-ministro chefia o governo.
Gilmar foi ao encontro de Temer tão logo retornou de Manaus, onde acompanhou o primeiro turnio da eleição para governador do Amazonas, na qual Amazonino Mendes se saiu vencedor, com 38% dos votos, e vai para o segundo turno com Eduardo Braga (PMDB), que teve 25%.
“Dos quatro presidentes da nova República, só dois terminaram o mandato integralmente”, lembrou ele em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, esta noite. “Toda vez que temos crises mais profundas, vem a discussão sobre impeachment ou fórmulas desse tipo. Temos que separar a Presidência da questão da governabilidade mais geral. Já temos hoje um modelo muito parlamentarizado. Se houver necessidade de troca, que seja sem tantos traumas.”