A cidade tem ao menos 73 casas e mais de 150 pessoas afetadas pela elevação do nível das águas do Rio Lontra
Por Luiz Henrique Machado
No início da tarde desta quarta-feira, 22, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), entregou vinte colchões à Prefeitura de Araguanã, além de quatro barracas de Defesa Civil. Por causa das constantes chuvas na região, a cidade está com diversas residências afetadas pelas cheias do Rio Lontra, que está 6,9 metros acima do nível normal.
Os colchões visam atender uma parte dos moradores que tiveram que deixar suas casas, onde as águas do rio estão causando inundações em propriedades urbanas e rurais. As barracas entregues são do tipo modular, com capacidade para até dez pessoas em cada uma.
O CBMTO, por meio do 2º Batalhão de Bombeiros, em Araguaína, está com equipes acompanhando diariamente e de perto a situação na cidade, monitorando e pronto para ajudar quem precisar. Os dados atualizados revelam que são 73 casas afetadas, em três bairros.
Na localidade ainda há nove ruas alagadas, atingindo, inclusive, de forma parcial, o Destacamento da Polícia Militar. Também há 15 chácaras invadidas pelas águas e 15 famílias (com 62 pessoas), desalojadas, e outras 20 famílias (com 91 pessoas), desabrigadas.
Um criatório de peixes foi afetado e duas plantações de agricultura familiar foram danificadas.
Quem precisou sair de casa, está sendo acolhido em Creches, Escola Municipal, Centro de Apoio, Salão Paroquial e até mesmo nas casas de parentes.