CÍNTHIA SOBE O TOM, MAS O DIÁLOGO SEMPRE FOI O MELHOR CAMINHO

Posted On Sábado, 13 Mai 2023 09:42
Avalie este item
(0 votos)

 

Cínthia Ribeiro reagiu de forma furiosa à entrevista do secretário estadual da saúde, Antônio Piva, à TV Anhanguera nessa sexta-feira, 12, quando acusou a prefeita de omissão na gestão do sistema de saúde da capital. Usou, inclusive,  palavra de baixo calão, acusou Piva de incompetência nas redes sociais e sugeriu: "pede pra sair".

 

POR EDSON RODRIGUES

 

Não tem dúvida que a provocação de Cínthia Ribeiro significa o acender do fósforo perto do barril de pólvora que é o Palácio Araguaia e seus apoiadores no Legislativo, composto pela maioria dos deputados estaduais e federais e dois dos três senadores.

 

O CLIMA DE BELIGERÂNCIA SUBIU AO TELHADO

 

Apesar de manter sua forma equilibrada para resolver os problemas, sempre buscando o diálogo e entendimento para estreitar o relacionamento com os demais poderes, o governador Wanderlei Barbosa está em uma encruzilhada após o duro ataque da prefeita de Palmas ao secretário de saúde do estado (homem de confiança do governador e que vem realizando um excelente trabalho), usando inclusive palavras chulas ao se referir a Piva: demitir Antônio Piva ou romper com Cínthia Ribeiro.

 

O imbróglio, inclusive, ganhou repercussão. De um lado, a deputada estadual Professora Janadi Valcari, pré-candidata declarada à prefeitura de Palmas, acusa a prefeita de incompetência e defende o governador e o secretário de saúde. De outro, o marido da prefeita de Palmas, o também deputado estadual Eduardo Mantoan,

 

Em reação à morte de duas pacientes em 48 horas, em UPA de Palmas, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) protocolou nessa sexta-feira, 12, na Assembleia legislativa do Tocantins requerimento em que solicita ao Secretário de Estado de Saúde, Afonso Piva,  a regularização do recebimento dos pacientes que se encontram nas Unidades de Pronto Atendimento de Palmas e necessitam de atendimento hospitalar, em obediência ao disposto na Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e na Resolução do Conselho Regional de Medicina nº 2079/2014.

 

Segundo o requerimento, dados do Integra Saúde revelam que 29 pacientes esperam por leitos nas unidades da capital. No Tocantins, já são 72 pessoas na fila de espera do Hospital Geral de Palmas.

 

"Nos termos da Resolução nº 2079/2014, é expressamente proibida a internação de pacientes nas UPA’s e estabelece prazo máximo de 24h do paciente na unidade. Apesar disso, a atual gestão da Secretaria Estadual de Saúde  tem adotado medidas em desacordo com a resolução, negando assim o direito essencial e constitucional aos cidadãos tocantinenses: o direito à saúde", registra o documento.

 

AÇÃO  JUDICIAL

 

Caso a ação judicial contra o estado seja protocolada, parece ser uma medida inócua. Mas o barril de pólvora poderá explodir, não por iniciativa do governador Wanderlei Barbosa,  mas de seus aliados na Câmara de Vereadores de Palmas, deputados estaduais e no Congresso Nacional.

 

Os efeitos politicos colaterais desse rompimento são incalculáveis. Aqui o OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 discute o mérito da queda de braço entre  o Paço Municipal de Palmas e o Palácio Araguaia na área do atendimento à saúde. Mas defende um bom diálogo e entendimento entre o governador Wanderlei Barbosa e a prefeita Cinthia Ribeiro.

 

ENTENDIMENTO

 

O momento não é de desentendimento entre dois membros do mais alto escalão dos governos estadual e da prefeitura da Capital, ainda na área da saúde. O final de semana será essencial para uma trégua e a retomada do diálogo.

 

Na segunda-feira, 15, começa a maior feira agrotecnológica da região do país, em Palmas, a Agrotins. E a prefeita Cinthia Ribeiro é uma das convidadas para a abertura do evento, assim como para o encerramento, ao lado do governador Wanderlei Barbosa. Será um bom momento para o exercício da diplomacia, o que o governador Wanderlei Barbosa sabe fazer com maestria, sem perder a autoridade do cargo que ocupa.