COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Terça, 09 Mai 2023 07:56
Avalie este item
(0 votos)

SENADOR EDUARDO GOMES NO “CONVERSA COM BIAL”

O senador tocantinense Eduardo Gomes é um dos convidados do consagrado jornalista Pedro Bial, para participar do programa desta noite “Conversa Com Bial”.

Gomes irá debater com o líder do PT na Câmara Federal, deputado paranaense José Dirceu Jr. Na pauta os assuntos que dominam os primeiros meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como a relação do governo com o Congresso e o Arcabouço Fiscal.

O programa irá ao ar neste terça-feira, nove de maio, após o Jornal da Globo.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE IPUEIRAS 2024

Os líderes políticos de diversos segmentos partidários de Ipueiras estiveram conversando, reservadamente, com o Observatório Político de O Paralelo 13, e garantiram estar imbuídos na construção de uma candidatura “puro sangue”, de um filho legítimo da cidade de Ipueiras, para ser o candidato único, de consenso e capaz de buscar – e fazer merecer – o apoio do maior líder político do município, o empresário Israel Siqueira.

Segundo essas lideranças, que preferem se afastar dos microfones para não gerar conflitos desnecessários, até o fim do segundo semestre esse nome estará consolidado política e popularmente.

 

RONIVON NÃO RENOVARÁ CONTRATOS

O Observatório Político de O Paralelo 13 confirmou com sua fonte no governo de Ronivon Maciel que, para atender às recomendações do Tribunal de Contas do Estado, referentes à folha de pagamento dos servidores públicos municipais de Porto Nacional, a prefeitura não irá renovar os contratos que vencem em junho e julho.

Essa medida irá permitir que, já em agosto, o município esteja devidamente enquadrado à normas da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que permite o acesso à uma série de recursos e parcerias com o governo federal e com o governo estadual.

 

EXTINÇÕES E INCORPORAÇÕES EM ESTUDO

 

Nossa fonte ainda adiantou que não está descartada a extinção ou incorporação entre secretarias, o que significa mais possibilidade de exonerações, para o total equilíbrio orçamentário do município.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL PODE SER PLEEBISCITÁRIA

Caso a oposição ao governo de Ronivon Maciel (foto) não venha unida em torno de apenas um nome, dificilmente conseguira fazer decolar as candidaturas que apresentar.

No momento, Álvaro da A7, Nelcir da Formehl, Maurício Buffon e Rolmey da Nutrisal, que são os principais nomes da oposição, se dizem prontos para virem unidos.

Com apenas um nome, forte e competitivo, a oposição pode fazer das eleições de 2024, em Porto Nacional, um pleito plebiscitário, onde a decisão será pela continuação ou não do governo de Ronivon Maciel.

O tempo dirá!

 

BOAS NOTÍCIAS POR VIR

O prefeito Ronivon Maciel prepara um pacote de boas notícias para a população portuense, principalmente para as famílias de baixa renda e para o setor da infraestrutura.

Tudo está sendo guardado a sete chaves e deve ser anunciado até o aniversário de Porto nacional, no próximo dia 13 de julho.

 

PORTUENSES AGUARDAM ANÚNCIO DO GOVERNADOR WANDERLEI BARBOSA

O trânsito entre Porto Nacional e Palmas fica maior e mais perigoso a cada dia que passa, com um aumento preocupante no número de acidentes fatais.

A população portuense – e tocantinense, por conta da importância da rodovia – espera que o governo Wanderlei Barbosa assine, o mais breve possível, a Ordem de Serviço para a duplicação do trecho.

 

CANDIDATURAS A PREFEITO DE PALMAS DERRETEM ANTES DO TEMPO

A pressa e a falta de profissionalismo estão ofuscando várias candidaturas á prefeitura de Palmas, cujos postulantes vêm agindo de forma amadora, subestimando a capacidade dos seus adversários e a inteligência dos eleitores.

Voltamos a repetir: sem profissionais das áreas de marketing político e assessoria de comunicação e, principalmente, sem infraestrutura pessoal e partidária, não há “nome forte” que consiga chegar a 2024 com a competitividade mínima para serem levados a sérios pela classe política e pelos eleitores.

Algumas candidaturas já derretem a olhos vistos, igual a sorvete sob o sol de 40 graus da Capital.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL GURUPI 2024:  LAUREZ TERÁ QUE “SE VIRAR NOS TRINTA”

O vice-governador, Laurez Moreira, ex-prefeito de Gurupi por dois mandatos, terá este resto de 2023 para se decidir se se alia à prefeita Josi Nunes ou constrói uma candidatura “com cheiro de gente e visão de águia”, capaz de disputar a prefeitura da Capital de Amizade com chances reais de vitória.

Josi Nunes está com a popularidade em alta é já se declarou candidatíssima à reeleição.

 

PERIGO DESNECESSÁRIO

 

Laurez Moreira é, no momento, o candidato natural para suceder a Wanderlei Barbosa no governo do Estado em 2026 e não pode – nem deve – correr o risco desnecessário de ver um candidato seu ser derrotado em Gurupi, ofuscando sua liderança política justamente em seu reduto eleitoral.

Cabe uma avaliação milimétrica sobre o assunto. O caminho mais fácil ou o mais difícil...

 

VIAGEM DE LIRA TRAVA CPIs

O início do funcionamento das CPIs na Câmara segue travado quase duas semanas após a criação dos colegiados. Dois fatores estão protelando a instalação das CPIs: a viagem oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aos Estados Unidos; e a disputa dos partidos por vagas nas comissões.

Além disso, na semana passada, quando as comissões já poderiam ter sido instaladas, a Câmara se ocupou com as negociações em torno do projeto de combate às fake news.

 

LISTA DE PRESENTES A PRESIDENTES É DIVULGADA

Presentes recebidos durante 20 anos por presidentes da República foram divulgados pela Casa Civil a pedido da agência Fiquem Sabendo. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. A lista traz fotos e valores de itens incorporados ao acervo desde o governo Lula 1, que teve início de 2003, até o final do governo de Jair Bolsonaro, em 2022.

A Pasta também enviou itens recebidos pelo governo Lula 3 desde o início do ano, porém, sem imagens e valores.

O arquivo mostra somente presentes do acervo do Estado brasileiro, sem considerar itens de inventário particular de chefes de Executivo.