Veja como é simples e rápido realizar sua reclamação

 

 

Por: Waldenia Silva

 

 

Pelo site do Procon Tocantins, você pode registrar reclamações de forma rápida, segura e sem precisar sair de casa. E garantir que seus direitos sejam respeitados. Veja como é simples e rápido realizar sua reclamação.

 

“Estamos empenhados em oferecer uma experiência ágil e eficiente para todos os consumidores. Registrar reclamações online torna o processo mais acessível e prático”, afirma Magno Silva, superintendente interino do Procon Tocantins.

 

Como Fazer Sua Reclamação em Poucos Passos

 

1. Acesse o Site Oficial: Vá até o site do Procon Tocantins e localize a opção “Registrar Reclamação”.

 

2. Cadastre-se: Preencha com suas informações pessoais, incluindo:

 

Nome completo;

CPF;

E-mail;

Telefone de contato.

3. Detalhe o Problema: Após o login, insira os detalhes da sua reclamação, como:

 

Dados da empresa ou prestador de serviço;

Descrição do problema;

Outras informações relevantes, como datas e valores.

4. Anexe Comprovantes: Adicione documentos importantes para o seu caso, como:

 

Notas fiscais;

Contratos;

Comprovantes de pagamento.

Esses anexos ajudam na análise e solução da sua reclamação.

 

5. Revise e Envie: Confira as informações e clique em “Enviar Reclamação” para finalizar.

 

E Depois ?

 

A equipe do Procon analisará sua reclamação e, em 3 a 5 dias úteis, entrará em contato para:

 

Agendar uma audiência;

Solicitar mais documentos, se necessário.
Não deixe seus direitos de lado! Use o site do Procon Tocantins para resolver suas pendências sem sair de casa.

 

 

 

 

Posted On Terça, 14 Janeiro 2025 14:23 Escrito por O Paralelo 13

Iniciativa buscou esclarecer dúvidas e informar as normas previstas na Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defeso

 

 

Por Andréa Marques

 

 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta segunda-feira, 13, no norte do Estado, a agenda de orientações sobre a Piracema. As ações educativas, intensificadas desde novembro passado, com o início no período de defeso, tiveram o intuito de prevenir práticas ilegais, como a pesca predatória, o transporte irregular de pescado e o tráfico de animais silvestres no Tocantins, promovendo a preservação dos recursos naturais. Na última semana, foram realizadas palestras nos municípios de Darcinópolis, Pau D’Arco, Araguanã, Tupiratins, Itapiratins e Santa Fé do Araguaia.

 

Ao todo, 27 municípios do norte do Tocantins foram visitados, alcançando mais de 1.300 pessoas. O público incluiu pescadores profissionais, praticantes de outras modalidades de pesca, comerciantes, dirigentes municipais, comunidades ribeirinhas e a população em geral.

 

A iniciativa buscou esclarecer dúvidas e informar as normas previstas na Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defeso, que teve início em 1º de novembro de 2024, e segue até 28 de fevereiro de 2025. Durante os eventos, os servidores distribuíram material informativo, esclareceram dúvidas e disponibilizaram os canais oficiais para a formalização de denúncias. Além disso, a equipe enfatizou a importância do cumprimento das normas ambientais, destacando os impactos da pesca irregular durante esse período e suas consequências para as presentes e futuras gerações.

 

O trabalho incluiu, ainda, a realização de vistorias em estabelecimentos comerciais, como peixarias, feiras livres e entrepostos, além do recolhimento e soltura de dois animais silvestres, sendo eles um jabuti e um bicho-preguiça.

 

O gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, avaliou positivamente as ações realizadas. “O trabalho desenvolvido nas ações de fiscalização tem sido extremamente positivo. Conseguimos alcançar um público amplo e conscientizar sobre a importância do cumprimento das normas ambientais, especialmente durante o período de Piracema. A colaboração da comunidade e o engajamento de todos são essenciais para combater a pesca predatória e proteger os nossos recursos naturais. Seguiremos firmes na missão de preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirmou.

 

De acordo com a integrante da colônia de pescadores Z-42 e moradora da cidade de Aguiarnópolis, Mônia Silveira Salgado, que participou de uma das reuniões, as ações do Naturatins foram extremamente relevantes. “O Naturatins nos ensinou como devemos proceder no período da Piracema, nos conscientizando a não cometer crimes ambientais e a preservar o meio ambiente. Então, só nos resta agradecer a parceria e que o órgão continue nos ajudando a trilhar no caminho certo”, ressaltou.

 

 

 

Posted On Terça, 14 Janeiro 2025 06:49 Escrito por O Paralelo 13

Curso é voltado para atendentes e recepcionistas, profissionais que lidam diretamente com o público, e para os interessados em aprimorar suas habilidades em atendimento

 

 

Por Cláudio Duarte

 

 

No atual cenário do mercado de trabalho o atendimento de excelência tornou-se um diferencial competitivo fundamental para qualquer organização, pois ajuda a fidelizar clientes e criar boa reputação. Visando desenvolver competências e habilidades que garantam esse atendimento de excelente qualidade ao cliente, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine/Tocantins), promove de 22 a 24 de janeiro, na unidade do Sine de Luzimangues, o curso Excelência no Atendimento.

 

O superintende do Trabalho, José Alberto Guimarães (Gordo), disse que o objetivo das capacitações é contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores e dar a eles oportunidade para se atualizarem e se colocarem no mercado de trabalho. “Os trabalhadores da área precisam aproveitar as oportunidades para desenvolverem suas competências e habilidades. Os profissionais que se capacitam têm mais oportunidades de acessar e melhorar sua colocação no mercado de trabalho”, ressalta ele.

 

O curso Excelência no Atendimento é gratuito e voltado para atendentes e recepcionistas, profissionais que lidam diretamente com o público, e para os interessados em aprimorar suas habilidades em atendimento. Os colaboradores do Sine de Luzimangues aproveitam a oportunidade e participam das aulas a fim de atualizarem suas competências e habilidades.

 

O orientador profissional do Sine Tocantins e facilitador do curso, Aeronssaytt Gomes Lima de Oliveira, disse que o curso vai trabalhar a comunicação eficaz com os clientes, práticas de empatia, atendimento humanizado, resolução de conflitos, e gerenciamento de situações desafiadoras, entre outros assuntos. “O participante vai aprender a se comunicar de forma clara e assertiva, desenvolver empatia e criar conexões significativas com os clientes, gerenciar situações desafiadoras com habilidade e profissionalismo, oferecer soluções ágeis e inovadoras, melhorar sua postura profissional, e tornar-se referência em atendimento” destacou ele.

 

Como participar

 

São 60 vagas disponíveis para os interessados. Para participar é necessário acessar preencher o formulário disponível no link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mMip3_xN20-EfCnWpMG0zLoyockwGvJIjB8hpCGd8KlUNEExVTJHQjBIRjVORUtHM09DM0tXVTM3US4u

 

Conteúdo programático

 

O conteúdo programático está dividido em seis módulos a serem trabalhados, são eles: Fundamentos do atendimento de excelência, Habilidades de comunicação, Atendimento humanizado e empatia, Resolução de conflitos, Postura profissional e etiqueta no atendimento, e Inovação e agilidade no atendimento.

 

Serviço:

 

Curso Excelência no Atendimento

Local: SINE de Luzimangues

Data: 22 a 24 de Janeiro de 2025

Horário: 19h às 22h

Facilitador: Aeronssaytt Gomes Lima

 

Posted On Terça, 14 Janeiro 2025 06:46 Escrito por O Paralelo 13

Na Suíça, o chefe do Executivo Estadual participa, entre os dias 21 e 31 de janeiro, de uma agenda com foco na sustentabilidade, além de estreitar os laços com lideranças e investidores

 

Por Nayara Borges

 

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participa entre os dias 21 e 31 de janeiro de uma nova missão internacional, desta vez, na Suíça. A agenda tem como foco as discussões de oportunidades de investimento em Soluções Baseadas na Natureza, promovidas pelo veículo financeiro Silvania Nature Based Investments PTE. LTD., em Davos; a participação no LIDE Brazil Economic Forum, em Zurique; e a assinatura do Protocolo de Negociação para Restauração Florestal, em Villars-sur-Ollon, entre outros compromissos.

 

“A missão na Suíça será fundamental para reforçar as discussões na área ambiental. Como pioneiros na comercialização de créditos de carbono florestal jurisdicional no Brasil, estamos mostrando ao mundo que é possível aliar desenvolvimento econômico e preservação. Essa agenda também nos permitirá estabelecer parcerias estratégicas, atrair investimentos e reforçar o compromisso do Tocantins com o futuro sustentável”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

 

As ações estratégicas desenvolvidas na área ambiental pelo Governo do Tocantins, ao longo dos últimos anos, trouxeram destaques nos cenários nacional e internacional. Em um marco para o Brasil e para o mercado de créditos de carbono, o Estado anunciou, em novembro de 2024, a submissão oficial do Programa jurisdicional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão Art Trees. A apresentação ocorreu durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), realizada em Baku, Azerbaijão.

 

Adoção do padrão Art Tress demonstra o compromisso do Governo do Tocantins com uma metodologia rigorosa para a certificação e validação dos créditos de carbono - Crédito: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

 

Em parceria com a Mercuria Energy Group — uma das maiores empresas globais de commodities —, o programa prevê a comercialização dos créditos de carbono a serem gerados pelo estado até 2030, com uma projeção potencial de mais de 50 milhões de créditos, o que representa uma receita estimada em R$ 2,5 bilhões, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação florestal nos próximos anos. Esses recursos serão aplicados em ações de combate ao desmatamento, repartição de benefícios com povos indígenas, povos tradicionais, quilombolas e com setor agro produtivo e no fortalecimento das políticas ambientais do Estado.

 

Créditos de carbono no mercado internacional

 

Em junho de 2023, o Governo do Tocantins firmou o primeiro contrato de compra e venda de créditos de carbono de um programa jurisdicional de REDD+ no Brasil. Oficializado em Genebra, na sede do Mercuria Energy Group, o projeto busca transformar créditos de carbono em investimentos financeiros que impulsionam o desenvolvimento sustentável local e promovam a conservação ambiental.

 

Mercúria

 

As despesas parciais da delegação tocantinense que acompanhará o governador serão custeadas pela Mercuria Energy Trading SA. A missão internacional reflete o compromisso do Governo do Tocantins com a agenda ambiental.

 

 

Posted On Segunda, 13 Janeiro 2025 15:16 Escrito por O Paralelo 13

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Palmas para o ano de 2025 manterá a data de vencimento, conforme o calendário fiscal, com prazo para pagamento até 15 de março de 2025, à vista ou em até 10 parcelas

 

 

Da  Assessoria

 

 

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) informa que está concluindo o lançamento do IPTU e prevê que os boletos estarão disponíveis para contribuinte no site oficial da Prefeitura até 1º de fevereiro. Para imóveis edificados, a entrega pelos Correios deverá ocorrer até o dia 10 de março.

 

Descontos para pagamento à vista

 

Contribuintes que optarem pelo pagamento integral até o vencimento poderão obter descontos de até 30%. Esse percentual é composto por:

 

• 10% de desconto pelo pagamento à vista;

• 10% para contribuintes com todos os tributos em dia (adimplência);

• Até 10% para quem converteu créditos da Nota Palmense Premiada até 30 de novembro de 2024.

 

Já quem optar pelo parcelamento não terá o desconto de 10% pelo pagamento à vista, mas poderá usufruir dos outros dois benefícios, dependendo do cumprimento dos critérios.

 

Correção inflacionária

 

Diferentemente de um aumento, a Prefeitura esclarece que a correção aplicada ao IPTU é exclusivamente inflacionária, de 4,87%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE, seguindo o que determina a legislação. A Taxa de Coleta de Lixo e a Contribuição de Iluminação Pública também sofreram apenas a mesma atualização inflacionária.

 

Emissão de boletos

A previsão da Sefin é que os boletos estejam disponíveis para consulta e impressão no site oficial da Prefeitura a partir do dia 1º de fevereiro de 2025. Para imóveis edificados, os documentos serão entregues pelos Correios até 10 de março. O contribuinte também poderá se dirigir a uma das três unidades do Resolve Palmas para impressão do boleto ou negociação de dívidas.

 

Segundo o titular da Sefin, Glauber Santana, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Palmas em manter a regularidade do calendário fiscal e assegurar que as atualizações nos tributos sejam realizadas de forma transparente, seguindo os índices oficiais de inflação.

 

Horários de funcionamento do Resolve Palmas

 

As unidades do Resolve Palmas, localizadas na Avenida JK, Quadra ACSE 1 (104 Sul), Conjunto 01, n° 120, e Taquaralto, localizada na Quadra 31, Rua 11, lotes 1 - 18, região Sul, têm o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outro ponto de atendimento é a unidade do Capim Dourado Shopping, localizada na Quadra Arno 13 (107 Norte), Lote 1, s/n, que funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 12h às 18h.

 

 

 

 

Posted On Segunda, 13 Janeiro 2025 15:14 Escrito por O Paralelo 13
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