Por Rogério de Oliveira
Uma ação de combate à criminalidade deflagrada por policiais civis da Delegacia de Investigações Criminais de Gurupi (Deic/sul), em conjunto com policiais civis de Aliança do Tocantins, no final da manhã da última segunda-feira, 1, resultou no fechamento de um laboratório clandestino de manipulação de insumos agrícolas que funcionava num galpão de uma fazenda arrendada, em Crixás do Tocantins.
Conforme o delegado Rafael Fortes Falcão, responsável pelo caso, os investigadores da Deic chegaram até o local, por meio de denuncias, informando que na propriedade rural estaria funcionado um laboratório clandestino para a fabricação e adulteração de insumos agrícolas.
Com base nessas informações, os agentes deslocaram-se até a fazenda, onde encontraram uma grande quantidade de objetos que estariam sendo utilizados na fabricação e falsificação de produtos agrícolas tais como: galões, rótulos, lacres, além de produtos químicos que seriam misturados e adicionados aos insumos para elevar a quantidade dos mesmos.
Nos galpões da propriedade, os agentes também encontraram várias caixas de produtos adulterados, estocadas e já prontas para a revenda clandestina, além de várias outras embalagens de defensivos e insumos com a data de validade expirada e que seriam adulteradas.
Todos os produtos foram apreendidos e serão encaminhados à Perícia Oficial do Estado, a fim de determinar a origem dos mesmos. Ainda segundo o delegado, as investigações serão intensificadas com o objetivo de localizar os responsáveis pelo laboratório clandestino, uma vez que, ao perceber a chegada da Polícia Civil, eles conseguiram fugir.