DEM abandona Maia e pode complicar domínio da sigla com Dorinha no Tocantins

Posted On Segunda, 01 Fevereiro 2021 15:08
Avalie este item
(0 votos)

Por: Edson Rodrigues

 

A cúpula do DEM acabou abandonando Rodrigo Maia com a candidatura de Baleia Rossi à presidência da câmara dos deputados. O clima ficou explosivo e o presidente do DEM nacional, ACM Neto, foi claro em não acompanhar e apoiar a candidatura de Baleia Rossi à presidência da câmara dos deputados.

 

Esta decisão, tomada na madrugada de domingo, pela cúpula nacional do Democratas, comandada por ACM Neto de "liberar" a bancada para cada um votar como quiser, ferveu os bastidores da política. Militantes dão como certo que pelo menos 21 votos do DEM já estão fechados com o candidato do palácio do planalto, Artur Lira.

 

O DEM no Tocantins

No Tocantins, o DEM é presidido pela deputada federal professora Dorinha Seabra e não possui um diretório constituído, mas uma comissão provisória presidida pela parlamentar. Dentre os filiados estão o governador Mauro Carlesse e o também deputado federal Carlos Gaguim, eleitor declarado de Lira e vice-líder do presidente Jair Bolsonaro na câmara dos deputados.

Mauro Carlesse e Carlos Gaguim

 

Tanto Carlos Gaguim, como o governador Mauro Carlesse não têm nenhuma convivência político partidária com a deputada Dorinha, inclusive Carlos Gaguim já tentou assumir o comando do DEM no estado e foi derrotado pela deputada federal, junto a cúpula do DEM que contou com o apoio do presidente da câmara dos deputados Rodrigo Maia.

 

Vale ainda esclarecer que a deputada Dorinha não faz parte da base política de Mauro Carlesse, muito pelo contrário, há tempos vem fazendo oposição ao governo estadual. Uma desavença que vem desde quando o governador se filiou ao Democratas Nacional, com tudo acertado para ele (Mauro Carlesse) ser o presidente da comissão provisória do partido no Estado, porém ficou apenas como um dos vices. Um cargo meramente decorativo.

 

E agora com o racha na cupula...?

Com o abandono de Rodrigo Maia, pela cúpula nacional do DEM, orquestrada por seu presidente nacional ACM Neto e tendo o deputado Carlos Gaguim como vice-líder do governo Bolsonaro, na câmara dos deputados e aliado do governador Mauro Carlesse, é possível que após as eleições da Câmara e do Senado, o comando do DEM no estado corra o risco de ter um ‘revestrés’, não descartando uma futura candidatura de Mauro Carlesse ao senado federal, pelo DEM, com apoio da cúpula nacional e do Palácio Araguaia.

 

É por isso que o saudoso Tancredo Neves falava: "política é igual nuvens, você olha está de um jeito, torna a olhar já está de outro jeito”. A liderança de maia pode evaporar após os resultados da eleição da mesa da câmara dos deputados hoje anoite e pode ofuscar sua aliada professora Dorinha. A não ser que ela siga ACM Neto.