ELEIÇÃO MUNICIPAL DE PALMAS SERÁ DEFINIDA PELA POLÍCIA FEDERAL?

Posted On Sexta, 22 Setembro 2023 07:17
Avalie este item
(0 votos)

As peripécias do deputado federal Carlos Gaguim para afirmar e reafirmar apoio à candidatura da deputada estadual Janad Valcari à prefeitura de Palmas o levaram a colocar palavras nas bocas de outras lideranças políticas, oferecer partido e criar uma situação difícil de ser revertida no cenário político palmense.

 

 

Por Edson Rodrigues e Edvaldo Rodrigues

 

 

Em entrevista ao conceituado jornalista Cleber Toledo, Gaguim afirmou com todas as letras que tudo o que está fazendo – ou, pelo menos, falando – está sendo em conjunto com a senadora Dorinha Seabra e que seu partido, o União Brasil, não só apoia a postulação de Janad Valcari como a quer entre as suas fileiras, mesmo a legenda já tendo nomes – e bons – declaradamente candidatos à prefeitura de Palmas, como o do ex-prefeito da Capital e ex-senador Eduardo Siqueira Campos.

 

SOBRENATURAL DE ALMEIDA

Mas, como dizia o escritor Nelson Rodrigues, em eleições e no futebol, nunca se pode desprezar a ação do “Sobrenatural de Almeida”, nome criado por ele para os acontecimentos inesperados e imponderáveis que sempre influenciam em eleições e em partidas de futebol.

 

E o Sobrenatural de Almeida das eleições municipais de Palmas responde, também, pelo nome de Polícia Federal, que promoverá uma verdadeira depuração no cenário político da Capital até as eleições de 2024.

 

Não precisamos nem chamar de “profecia”, mas é certo que aqueles políticos que não forem surpreendidos em pleno sono, às seis horas da manhã em suas casas pelos “homens de preto” da Polícia Federal até a data da realização das Convenções Partidárias, terão chances reais de estar no segundo turno das eleições da Capital.

 

Ainda contando com o Sobrenatural de Almeida agindo nos bastidores, o candidato que irá disputar o segundo turno com aquele que estiver “limpinho”, livre de acusações, indícios, operações de busca e apreensão e outros imbróglios com a Justiça, será o ungido pelo conglomerado político do Palácio Araguaia.

 

POSICIONAMENTO FORÇADO

Deputado Carlos Gaguim, senadora Dorinha Seabra e deputada Janad Valcari 

 

E, agora, após as declarações de Carlos Gaguim, é de se acreditar que nem ele nem a senadora Dorinha Seabra farão parte do palanque do candidato apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa em Palmas, se a candidata do conglomerado palaciano não for a mesma Janad Valcari que os dois parlamentares – segundo Gaguim – apoiam.

 

Ninguém mais sábio que o próprio Wanderlei Barbosa para conhecer o eleitorado palmense. Em todas as eleições das que participou, sempre foi o mais bem votado em Palmas. Três vezes vereador – sendo duas vezes presidente da Câmara Municipal – três vezes deputado estadual, vice-prefeito e governador reeleito. Levando-se em conta que seu pai, Fenelon Barbosa, foi o primeiro prefeito da Capital do Tocantins, seu irmão, Marilon Barbosa foi três vezes eleito vereador, seu filho, Leo Barbosa, duas vezes eleito vereador e duas vezes eleito deputado estadual – na última dela, o mais bem votado – é difícil acreditar que Wanderlei Barbosa não saberá a quem apoiar para a prefeitura de Palmas ou que se submeterá a pressões externas para fazer sua escolha.

 

Governador Wanderlei Barbosa, presidente do Republicanos

 

Palmas é o território político de Wanderlei Barbosa, lugar onde ele sempre soube atuar com cautela, paciência e sabedoria, quando necessário e com agilidade e habilidade política, sempre.

 

Chantagens políticas, pressões ou armadilhas, não fazem parte do repertório de Wanderlei Barbosa nem do seu estilo de fazer política. Como desde a sua primeira eleição a vereador em Porto Nacional, quando o Tocantins ainda era Goiás, ele mantém as antenas sempre prontas, captando cada movimento, cada lance que vem acontecendo na corrida sucessória e já afirmou que só vai se manifestar sobre apoios na hora certa, uma decisão à qual não cabem recursos.

 

SEPARANDO O JOIO DO TRIGO

 

As afirmações de Carlos Gaguim acabam antecipando o momento de separar o joio do trigo e abrindo as portas – mesmo que de forma deselegante e imprópria -  para que as acomodações naturais de forças também aconteçam.

 

Gaguim convidou abertamente Janad Valcari a se filiar ao União Brasil. Janad, hoje, está filiada ao PL, do senador Eduardo Gomes. Caso haja alguma movimentação de Janad rumo ao União Brasil, Eduardo Gomes estará livre para discutir e se alinhar com outras forças políticas para a formação e participação em uma chapa que tenha outro candidato a prefeito, que não Valcari.

 

Por enquanto, do Gaguim, presidente regional do União Brasil se pronunciou. Resta saber se a senadora Dorinha Seabra, presidente estadual do União Brasil dará seu aval à Gaguim e referendará o convite à Janad Valcari.

 

Essas movimentações não naturais, os chamados “rabos de arraia” devem, ainda, acontecer mais vezes até as convenções partidárias, em 2024, da mesma forma que as operações da Polícia Federal em território tocantinense e em Palmas.

 

Até lá, o caldeirão sucessório na Capital continuará em ebulição.

 

DESELEGÂNCIA E ARROGÃNCIA

 

Gaguim foi deselegante e arrogante ao se pronunciar de forma tão clara. Ignorou o fato de se dizer alinhado ao governo do Estado e de ter uma “amizade” com o senador Eduardo Gomes, presidente estadual do PL e, por fim, colocou a pré-candidata mais bem colocada nas pesquisas de opinião, Janad Valcari, em uma saia justa, pois ela conseguiu essa liderança nas pesquisas sendo integrante do PL. o que o União Brasil teria para oferecer de melhor à candidatura de Janad, do que o PL?

 

Senador Eduardo Gomes presidente do PL no Tocantins

 

A entrevista de Gaguim já causou um mal-estar na classe política e ainda terá efeitos colaterais de longo prazo. Afinal, Wanderlei Barbosa é o governador, e tem 86% de aprovação popular. Eduardo Gomes é o político de maior destaque do Tocantins em Brasília, onde é o campeão do envio de recursos federais à Palmas e aos demais municípios tocantinenses. Já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Palmas, deputado federal por dois mandatos e, hoje é um senador de prestígio e reconhecimento nacionais.

 

Eduardo Gomes foi o parlamentar que mais destinou verbas federais para as gestões de Cinthia Ribeiro e foi quem mais socorreu o povo tocantinense no auge da pandemia, enviando leitos de UTI, mais de 100 milhões de reais em verbas e insumos e equipamentos hospitalares.

 

Dessa forma, Gaguim se distanciou – e subestimou – duas das mais importantes, senão as mais, lideranças políticas do Tocantins no momento, que não podem ser, jamais, subestimadas, pois, sozinhas têm capacidades extraordinárias e, juntas, tornam-se um poder quase letal em termos eleitorais.

 

E AS INVESTIGAÇÕES?

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 não trabalha com adivinhações, mas, analisando os bastidores das investigações federais em curso, as operações da Polícia Federal já ocorridas e as que ainda vão, certamente, ocorrer, a influência da Justiça Federal será mais significativa que nunca na definição do tabuleiro sucessório.

 

Quem não for investigado, se mantiver longe de problemas com a Justiça e não tiver culpa no cartório, estará apto a entrar na sucessão da Capital com capacidade competitiva para chegar ao segundo turno.

 

Por isso é de suma importância que a Justiça saiba avaliar o que é fato e o que é boato, para que não prejudique candidaturas limpas apenas por conta de acusações levianas de inimigos políticos.

 

Enquanto uns tagarelam outros trabalham. E o povo está vendo – e lendo – tudo isso.

 

O tempo dirá!

 

Última modificação em Sexta, 22 Setembro 2023 07:36