Escola Estadual David França de Arraias promove Sarau literário e homenageia escritor tocantinense

Posted On Quinta, 08 Dezembro 2016 15:03
Avalie este item
(0 votos)

Por Thaís Souza

A Escola Estadual Agrícola David Aires França, localizada na Zona Rural de Arraias, Sudeste do Tocantins, realiza nesta sexta-feira, 9, o quarto sarau literário Tertúlia à Luz de Velas. Aberto a comunidade arraiana e povoados circunvizinhos, o evento que acontece no salão paroquial, à partir das 19 horas busca promover o autoconhecimento e a segurança dos alunos por meio do exercício de escuta do próximo, além de levá-los a compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos linguísticos com oficinas literárias.
 “Considerando a presença da arte literária em sua diversidade, como poesia, teatro, música, dança, documentários, atividades lúdicas, selecionamos um escritor tocantinense para trabalhar as suas obras de diversas formas e assim homenageá-lo na culminância da ação”, explicou a técnica de Currículo de Linguagens da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias e idealizadora do projeto, Michele Cristina Tomaz.
Para a técnica, implantado desde 2012, a ação surgiu da necessidade de elaborar um projeto de leitura que contemplasse a leitura de forma dinâmica e atrativa para os alunos e comunidade. “Sem dúvidas, o principal objetivo desde sua criação é incentivar o hábito de leitura por meio de atividades interdisciplinares e do contato com as demais manifestações artísticas”, reforçou Michele Tomaz.  
A unidade Agrícola David Aires França, conta atualmente com 46 alunos do Ensino Fundamental e 92 estudantes no Ensino Médio. Para a diretora da escola, Veronice Pereira Costa, “estas ações ampliam a capacidade discursiva no uso público da linguagem e tem aproximado os estudantes assim como toda a comunidade envolvida com a literatura, em que são produzidos poemas, analisado os ritmos, sons, imagens nela contidas, além de conhecer melhor a cultura tocantinense,” disse.
Atividades No 4º Sarau Literário, o escritor tocantinense Paulo Aires Marinho será homenageado pelos estudantes. Os alunos, assim como convidados e o homenageado apresentarão diversas oficinas literárias de gêneros textuais, dentre elas poesias, paródias, memórias literárias, crônicas, canções e apresentações teatrais.