Por Núbia Daiana Mota
Objetivando avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem na educação básica pública com vistas à melhoria dos indicadores educacionais do Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) está realizando até o dia 9 deste mês a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Aprendizagem Permanente do Estado do Tocantins (Sisapto). Estão sendo avaliados cerca de 42 mil estudantes das 515 escolas estaduais.
De acordo com a secretária, professora Wanessa Sechim, “este ano cresceu muito a adesão da rede municipal em utilizar o Sisapto. Assim que é manifestada adesão a Seduc encaminha os arquivos das provas, ficando a cargo de cada cidade a impressão e aplicação dos testes. Em 2011, por exemplo, 50% das escolas do Tocantins fizeram a avaliação. Em 2016, os dados mostram que 90% das unidades educacionais aplicarão as provas do SisApto”, relata.
A proposta é em contribuir para o aprimoramento do processo ensino aprendizagem também na rede municipal. Para Wanessa Sechim “uma educação estadual e municipal deve ser pensada, trabalhada e articulada em parceria para atingir resultados efetivos na aprendizagem dos alunos”. A Seduc disponibilizou as provas para que as secretarias municipais de educação também possam avaliar seus estudantes.
“A partir do diagnóstico desenhado pelos resultados do SisApto temos condições de planejar e reorganizar as ações pedagógicas, inclusive realinhando os conteúdos com base em cada etapa da avaliação, a fim de progredir na qualidade dos métodos de ensino com foco na melhoria contínua da aprendizagem na educação básica”, explicou a titular da Pasta.
Participam da avaliação alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. As provas, que são realizadas em dois dias, avaliam os conhecimentos dos educandos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, biologia, química e física.
A aplicação das provas é realizada pelas unidades de ensino com a supervisão das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) e dos técnicos da Gerencia de Avaliação da Aprendizagem da Seduc. Os testes que compõe a avaliação são elaborados também pela equipe de Avaliação da Aprendizagem que ainda acompanha as escolas na inserção dos resultados no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE).