EX-SENADOR ATAÍDES OLIVEIRA SE MANIFESTA CONTRA REELEIÇÃO, FORO PRIVILEGIADO E ELEIÇÃO A CADA DOIS ANOS

Posted On Quinta, 14 Março 2024 11:31
Avalie este item
(0 votos)

O ex-senador Ataídes Oliveira é um empresário pioneiro no Tocantins bem sucedido em várias áreas econômicas que entrou na política a convite do saudoso governador Siqueira Campos.

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

O ex-senador Ataides Oliveira considera que três coisas em nosso país que judiam do nosso povo e que emperram o crescimento econômico: o foro privilegiado, reeleição e eleições. Ataídes afirma que é preciso acabar com o foro privilegiado. “Como é que um político tem toda essa liberdade de fazer essas falcatruas e continuar impune?”, pergunta. Quanto à reeleição, o ex-senador considera que o candidato, quanto é eleito, já começa a pensar imediatamente na eleição seguinte. Por fim, ele considera que é preciso unificar as eleições que acontecem a cada dois anos. “Isso, com certeza, baixaria significativamente o custo Brasil”, assevera.

 

“Enquanto houver o foro privilegiado para mais de 50 mil políticos e magistrados, esse país não vai ser um país sério”, conclui.

 

Bem sucedido especialmente na área da construção civil no Tocantins, o ex-senador Ataídes de Oliveira tem grandes investimentos na Capital, Palmas, Gurupi, onde construiu o Shopping Center Araguaia, e Araguaína. Dono da primeira construtora e incorporadora do estado, da primeira empresa de consórcio do estado – consórcio Araguaia -, da primeira loja de eletro eletrônico da Capital – as Lojas Araguaia eletro doméstico e eletro eletrônico – e a terceira imobiliária de Palmas, Ataídes tem orgulho de ser um pioneiro no Tocantins e na Capital.

 

VIDA PUBLICA

 

O empresário Ataídes Oliveira entrou na vida pública ao atender a um convite do saudoso governador Siqueira Campos para compor a chapa do senador João Ribeiro nas eleições de 2010 como primeiro suplente. João Ribeiro veio a falecer apenas três anos após assumir o mandato, vítima de uma doença rara – síndrome mielodisplástica hipertrófica – SMD.

 

Mesmo novato em política, Ataídes Oliveira assumiu protagonismo no Senado da República, sendo membro titular de comissões importantes, como a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, entre outras. Como sucessor natural de João Ribeiro, também assumiu a presidência do diretório regional do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB no Tocantins.

 

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE PALMAS

 

Nas eleições municipais de 2016, o então presidente do PSDB tocantinense Ataídes Oliveira, firmou acordo político para apoio do partido à reeleição a prefeito de Palmas do também empresário Carlos Amastha (PSB). Em respeito à memória e liderança do falecido senador João Ribeiro, o presidente regional do PSDB indicou Cínthia Ribeiro, até então conhecida apenas como “a viúva do senador João Ribeiro”, para compor a chapa majoritária com candidata a vice-prefeita.

 

ATAÍDES OLIVEIRA DEU A GRANDE OPORTUNIDADE POLÍTICA A CÍNTHIA RIBEIRO, COLOCANDO-A, DE MÃO BEIJADA, NO SEGUNDO MAIOR CARGO EXECUTIVO DA CAPITAL DO ESTADO

 

Dois anos depois, Carlos Amastha, com a popularidade em alta, decide renunciar para ser candidato a governador em mandato tampão, após a segunda cassação do então governador do estado Marcelo Miranda. Essa decisão se transformou em um desastre político para o então bem avaliado prefeito do Capital, como é do conhecimento público.

 

Cinthia Ribeiro assumiu a cadeira de prefeita de Palmas de forma definitiva, sem ter disputado um voto, graças à indicação do ex-senador Ataídes Oliveira. Ao deixar o cargo, Carlos Amastha deixou em caixa grande volume de recursos internacionais e nacionais, via financiamentos junto ao BIRD, BNDES, Caixa Econômica Federal, entre outros órgãos financeiros. Alguns licitados e outros por licitar.

 

Cínthia Ribeiro deu prosseguimento às obras planejadas por Carlos Amastha e ganhou musculatura política. A prefeita saiu candidata à reeleição e teve como seu maior apoiador o senador Eduardo Gomes (PL), uma das maiores lideranças do Senado Federal, e poderoso Líder do Governo do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. Eduardo Gomes indicou, inclusive, o irmão André Gomes para vice-prefeito na chapa majoritária de Cínthia Ribeiro nas eleições de 2020.

 

 

Ataídes Oliveira, Cinthia Riberio e Carlos Amastha 

 

À época, a prefeita já não tinha mais ligações políticas com seus criadores, o padrinho político Ataídes Oliveira, que a indicou para o cargo de vice, e o ex-prefeito Carlos Amastha, que renunciou ao cargo para ser derrotado como candidato a governador do estado.

 

Nesse ínterim, o senador Ataídes Oliveira exerceu seu mandato com brilhantismo, deixando uma ótima folha de serviços prestados ao Brasil e ao Brasil.

 

Aliás, Ataídes Oliveira nunca se omitiu de opinar a respeito da política brasileira, tocantinense e palmense. Sempre atento ao xadrez político, o ex-senador deve, no momento oportuno, fazer a opção por uma das candidaturas à prefeitura de Palmas, como líder empresarial e político.

 

O JOGO ESTÁ APENAS COMEÇANDO... VAMOS AGUARDAR PARA VER O RESULTADO