Considerado vital para o desenvolvimento do Tocantins, projeto de ampliação da Hidrovia ganhou importante reforço nesta quarta-feira, 25, em Brasília
Com Assessoria
Em reunião para discutir o Corredor de Exportação Centro-Norte: Integração dos Modais de Transporte Rodoviário, Ferroviário e Aquaviário, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, propôs ao governador Wanderlei Barbosa a criação de uma agenda de cooperação entre o Governo do Tocantins e o Ministério.
A iniciativa visa debater, tecnicamente, propostas e alternativas com o objetivo de resolver os gargalos que há décadas travam o projeto da Hidrovia Araguaia-Tocantins, entre eles a realização das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins. A hidrovia é considerada vital para a consolidação do Corredor de Exportação Centro-Norte, que inclui as rodovias e a Ferrovia Norte-Sul.
A reunião ocorreu na sede do Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP), nesta quarta-feira, 25, por iniciativa do deputado Ricardo Ayres. Além do Governador e do ministro, participaram, também, o vice-governador Laurez Moreira e os secretários de Indústria e Comércio, Beto Lima, de Representação em Brasília, Carlos Manzini, e de Comunicação, Márcio Rocha, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e de outros segmentos.
O governador Wanderlei Barbosa afirmou que a agenda de cooperação técnica entre o Governo do Tocantins e o Ministério de Portos e Aeroportos é um passo muito significativo, dada a importância estratégica da Hidrovia Araguaia-Tocantins para o próprio Estado e para todo o País. “Estamos no centro do País, somos cortados pela BR 153 e pela Ferrovia Norte-Sul, e falta a Hidrovia. Nós temos duas bacias importantes [Araguaia e Tocantins], e essas bacias vão dar uma nova dinâmica nas exportações e no escoamento da produção nacional”, afirmou.
Pedral do Lourenço
A viabilização da obra depende do derrocamento do Pedral do Lourenço, considerado hoje o maior empecilho para o funcionamento da hidrovia. No encontro, o governador Wanderlei Barbosa pediu ao ministro que dê prioridade a essa etapa essencial para a realização da obra. "A hidrovia vai reduzir o chamado Custo Brasil, principalmente para o Agronegócio, hoje muito dependente do transporte rodoviário. No Estado, os inúmeros benefícios alcançarão principalmente os municípios da região do Bico do Papagaio, que serão impactados positivamente com a instalação de grandes empreendimentos e a geração de empregos e oportunidades. O Tocantins também terá uma maior integração com os demais estados da região Norte, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico”, finalizou o Governador.
O ministro Silvio Costa afirmou que pela primeira vez a questão das hidrovias entrou na ordem do dia da agenda do Governo Federal. Neste sentido, ele informou que acaba de ser autorizada pelo presidente da República a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias, órgão vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos que cuidará exclusivamente do tema. Sobre a obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, licitada pelo Governo Federal ainda em 2017, Silvio Costa deixou claro que “é uma prioridade absoluta do atual Governo”, e que já há, inclusive, uma sinalização, por parte do Ibama, de que as licenças ambientais devem ser concluídas até dezembro deste ano, o que permitirá o início das obras já em fevereiro de 2024.
“Acho que a gente precisa cada vez mais, sob a sua liderança, governador Wanderlei, estimular projetos como esse [da Hidrovia], de forma que se possa viabilizar, por meio do estado do Tocantins, essa integração nacional. A partir da Hidrovia Araguaia-Tocantins a gente vai conseguir cortar o Brasil, e o Tocantins é um dos eixos mais importantes para o nosso desenvolvimento”, acrescentou o ministro.
O Governador disse estar ciente de que a obra do Pedral do Lourenço passa por licenciamento e ainda carece de uma série de intervenções do Governo Federal, mas demonstrou confiança de que o projeto vai andar. “O próprio presidente da República já externou a sua posição favorável à Hidrovia. É um interesse do Governo Federal. Nós queremos somar esforços, por meio da nossa bancada no Congresso, para encurtar essa distância, para que justamente essa obra saia do papel”.
Industrialização
O deputado Ricardo Ayres, por sua vez, ressaltou que a expansão dos aeroportos, juntamente com os esforços do governador Wanderlei Barbosa para a industrialização do Estado, construindo novos distritos industriais, e a operação e integração com a hidrovia irão permitir que os produtos tocantinenses se tornem muito mais competitivos no mercado internacional.
“Precisamos, agora, sob a liderança do ministro e do Governo do Estado do Tocantins, produzir a inteligência necessária para fazer isso sair do papel, em benefício do nosso desenvolvimento e do nosso crescimento. Quando a ferrovia Norte-Sul estiver integrada com a ferrovia Leste-Oeste, com uma rede de aeroportos que desejamos e com a hidrovia, nós vamos inverter a logística do Brasil, principalmente em benefício do nosso estado”, destacou Ricardo Ayres.