WAGNER RODRIGUES, O MAIS NOVO ADVERSÁRIO DE WANDERLEI BARBOSA, ESTÁ NOS BRAÇOS DE DORINHA

Posted On Quinta, 26 Outubro 2023 08:09
Avalie este item
(0 votos)

É de impressionar o alto grau de malabarismo que os analistas políticos estão praticando para dar conta das reviravoltas e ações mirabolantes da movimentação política com vistas às eleições municipais de 2024, no Tocantins.

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Se está difícil para os analistas, imagina para os eleitores, pobres mortais que não podem – nem querem – participar das articulações, alinhamentos e conchavos, para entender, minimamente, o que se passa na cabeças das principais lideranças políticas do Tocantins, nestes momentos decisivos para a definição de quem estará com quem e quem estará contra quem nos palanques de 2024 nos 139 municípios tocantinenses.

 

O caso mais recente – e não por isso, menos escabroso – envolve o mais novo adversário do governo Wanderlei Barbosa, o prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues, e a aliada de primeira hora do mesmo Wanderlei Barbosa, senadora Dorinha Seabra.

 

CASAMENTO EM CRISE

Senadora Dorinha Seabra e o deputado Carlos Guaguim 

 

Dorinha Seabra, então deputada federal até 2022, se elegeu senadora com o apoio fundamental do governador Wanderlei Barbosa que, na construção da sua reeleição, dispensou, solenemente, a aproximação da então senadora Kátia Abreu, com toda a sua história, credibilidade e popularidade política, para ajudar Dorinha a subir de patamar político.

 

Para isso, Wanderlei Barbosa cobrou de seu conglomerado político um posicionamento firme em favor de Dorinha, o que acabou se concretizando, se transformando em um casamento político que parecia longevo e promissor.

 

Mas, eis que entra em cena a movimentação política das eleições municipais do ano que vem, e o casamento que parecia sólido, ganha a participação de pessoas que em nada contribuíram para o cultivo do sentimento.

 

Nos últimos quatro meses e 17 dias Dorinha Seabra vem se distanciando, politicamente, do grupo político palaciano, principalmente dos candidatos a prefeito apoiados por Wanderlei Barbosa.

 

Por mais novelesco que pareça, não estamos falando em ingratidão nem traição, mas em falta de lealdade e de compromisso para com quem lhe proporcionou garantias de vitória para o Senado.

 

ARAGUAÍNA, A CENA DO “CRIME”

Prefeito Wagner Rodrigues e o senador Iará Abreu 

 

O governador Wanderlei Barbosa vem sofrendo acusações levianas e oportunistas por parte do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues de forma constante.  Primeiro foi em um encontro de prefeitos na sede da Associação Tocantinense dos Municípios, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, quando Wagner Rodrigues fez um “chamamento” aos pares, sugerindo a “abertura da caixa-preta” da transferência de recursos oriundos do ICMS do governo do Estado para os municípios.

 

O “chamamento” se resumiu em si só, sem eco, credibilidade ou apoio dos presentes.

 

Nesta semana, durante uma visita à Araguaína do senador Irajá Abreu, um vídeo foi gravado e circulou nas redes sociais em que Wagner Rodrigues, ladeado pelo senador, fez acusações infelizes sobre a atuação do governo de Wanderlei Barbosa na saúde do município, exatamente no momento em que o Hospital Regional de Araguaína recebe o maior montante de recursos para sua reforma e ampliação e, confirmando o tom eleitoreiro e oportunista do discurso, o mesmo Wagner Rodrigues “esqueceu” de falar o que a sua própria gestão vem fazendo pela saúde dos seu próprios munícipes, tentando “puxar a sardinha” para sua campanha à reeleição.

 

A “ACOLHIDA”

Governador Wanderlei Barbosa

 

Mesmo após esses episódios contrários à gestão de Wanderlei Barbosa, de crítica pura e oportunista por patê do prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues, a senadora Dorinha Seabra resolve “abrir os braços” do seu partido, o União Brasil, presidido por ela no Tocantins e pelo deputado federal Carlos Gaguim em Palmas, para Wagner Rodrigues, o mais novo adversário declarado do governo do Estado.

 

Com essa acolhida a Wagner Rodrigues no seio do União Brasil, Dorinha e Gaguim, ao mesmo tempo, devem estar dispostos a abrir mão dos seus cargos, ocupados por seus apadrinhados, no governo de Wanderlei Barbosa, como o de Chefe do Escritório de Representação do Tocantins em Brasília e outros, do segundo ao quinto escalões, pois, Dorinha Seabra e União Brasil, nada mais têm a ver com o governo de Wanderlei Barbosa.

 

AS APARÊNCIA ENGANAM

 

Wanderlei Barbosa com o deputado Jorge Frederico

 

Todo esse imbróglio político, tendo como protagonistas o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues e a senadora Dorinha Seabra, e como coadjuvantes o senador Irajá Abreu e o deputado federal Carlos Gaguim, tem como pano de fundo, ou seja, como objetivo, fazer transparecer que o governo de Wanderlei Barbosa nada fez na ou pela cidade ou pela população de Araguaína quando, o que se sabe e se conhece, é o contrário.

 

Já Dorinha e Gaguim, acabaram premiando o mais novo adversário declarado do Palácio Araguaia, oferecendo um partido, uma legenda e condições melhores de concorrer contra o candidato e Wanderlei Barbosa, o deputado estadual Jorge Frederico, que está em plena pré-campanha.

 

Isso mostra como, em política, a aparências enganam. Quem sorri para você, na sua frente, pode fechar a cara e olhar torto assim que você vira as costas.

 

Se estivesse vivo, Freud explicaria melhor essa movimentação.

 

Nós, por enquanto, só observamos...