Harmonia que gera prosperidade. Assim vive, hoje, o Estado do Tocantins, sob a gestão do “governador curraleiro”, Wanderlei Barbosa. Dias em que os tocantinenses puderam voltar a sonhar com um governo que tem a sua cara, o seu jeito e representa os seus interesses, unindo os parlamentares estaduais e federais em uma convivência harmônica que significa benefícios para os 139 municípios e para todo o povo tocantinense.
Por Edson Rodrigues e Edivaldo Rodrigues
Nem tudo são flores, obviamente. Ainda há muito o que ser recuperado, resgatado e restituído ao povo do Tocantins, mas o Wanderlei Barbosa, os deputados estaduais, os deputados federais e os senadores têm buscado, em uma sintonia jamais vista na história política tocantinense, trabalhar de uma maneira uníssona, com poucas exceções, em busca da resolução das demandas da população, priorizando o mais urgente e planejando a pavimentação de uma caminho de mão única, rumo ao progresso e ao desenvolvimento.
Wanderlei Barbosa Castro tomou posse em 1º de janeiro, para seu segundo mandato como Governador do Tocantins
Logo, a população tem, sim, muito a comemorar essa nova etapa dos 34 anos do Estado do Tocantins, em que a perseguição política passou a fazer parte de um passado que ninguém tem saudades e a busca pela prosperidade pode ser sentida em cada ação do “governo curraleiro".
Em cada um desses 100 primeiros dias de governo, Wanderlei barbosa e sua equipe vêm surpreendendo a população com boas notícias, como a abertura de concursos públicos, melhorias na área da Saúde, Segurança Pública, Educação, Infraestrutura e parcerias importantíssimas com as gestões dos 139 municípios do Estado, independente da cor partidária, sempre visando, apenas, o benefício do povo.
Bancada Federal do Tocantins
Reeleito pelo Republicanos, que passou a ter uma boa convivência política com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com seus três deputados tocantinenses - Toinho Andrade, Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães - agindo com uniformidade, votando com o governo federal sempre que a questão em pauta beneficia a população brasileira e a tocantinense, somando-se a isso a atuação da senadora Dorinha Seabra, do União Brasil, partido que tem três ministérios, e a atuação sempre segura, fiel e ética do senador Eduardo Gomes, convidado pelo governo federal para fazer parte de sua base de apoio, mas que se manteve leal aos seus eleitores e age de forma sempre agregadora, equilibrada e inteligente, o governador Wanderlei Barbosa tem, nesses parlamentares citados, sua “linha de frente” em Brasília, buscando, via recursos federais, condições para que o desenvolvimento do Tocantins não pare e para que o estado não fique de fora de nenhuma ação federal que possa significar benefícios e melhoria da qualidade de vida.
Equilíbrio financeiro
Governador Wanderlei Barbosa e secretários
Um dos grandes feitos das gestões de Wanderlei Barbosa foi o zelo pela manutenção do equilíbrio das contas públicas, aumentando a arrecadação sem penalizar os produtores rurais nem o empresariado, mantendo todos os setores econômicos em condições de gerar mais empregos e mais renda.
Equilíbrio que permitiu, também, o resgate do Igeprev, o instituto de Previdência dos servidores estaduais, eliminando um passado de incertezas e de malversação dos recursos que pertencem ao funcionalismo, com a colocação de pessoas competentes, sérias e comprometidas, para gerir a entidade.
Mais novidades positivas
O governador Wanderlei Barbosa também assinou, juntamente com a prefeita Fátima Coelho, a Ordem de Serviço para construção da sede do Corpo de Bombeiros de Guaraí
Nos últimos dias, Wanderlei Barbosa trouxe uma excelente novidade a todos os tocantinenses, que foi o anúncio da liberação de um bilhão de reais para serem investidos na recuperação e ampliação da malha viária do Estado, que vão desde o recapeamento de trechos comprometidos até o asfaltamento de novos trechos e a recuperação das estradas vicinais.
Outras novidades estão para ser anunciadas, a serem implantadas no decorrer da atual gestão, como na área da habitação, um assunto prioritários para todos os 139 municípios do Tocantins, que foi tratado, pessoalmente, com o superintendente da Caixa Econômica Federal, assim como o resgate de direitos dos servidores públicos estaduais, uma marca do governo de Wanderlei Barbosa, com pagamentos escalonados de conquistas e direitos que vinham sendo ignorados pelos governos passados.
Orgulho resgatado
O governador Wanderlei Barbosa sempre destacou a importância de rodovias com qualidade para o desenvolvimento do Estado
Tudo isso e muito mais merece, sim, ser comemorado pelos tocantinenses nesses 100 dias do segundo governo de Wanderlei Barbosa. Afinal, o povo teve resgatado o orgulho de ser tocantinense, e pode bater no peito e afirmar que está ajudando a construir um Estado que caminha a passos largos na direção do progresso, do desenvolvimento e da sustentabilidade.
Foram 100 dias de de paz, união, convivência harmônica entre os Poderes e de muita prosperidade, que implantaram uma nova época, um novo tempo e uma nova credibilidade, que coloca o Tocantins no patamar das unidades da federação habilitadas a receber recursos federais, celebrar convênios e receber empréstimos, por estar totalmente enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, uma situação que a maioria dos estados brasileiros não tem.
Portanto, não há porque não comemorar os 100 dias do segundo governo de Wanderlei Barbosa. O governo de um tocantinense, pelo Tocantins e para os Tocantinenses.
Um “viva” aos novos tempos.