GRUPO DE PRÉ-CANDIDATOS DA BASE PALACIANA TENTA UM FATO PARA DECOLAR

Posted On Quarta, 05 Abril 2023 08:36
Avalie este item
(0 votos)

Um grupo de pré-candidatos a prefeito está planejando, após a Semana Santa, realizar uma reunião para discutir as regras da definição de quem será o candidato do Palácio Araguaia em Palmas.  Segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13, os componentes desse grupo só esqueceram de “convidar” o próprio governador Wanderlei Barbosa, que é quem, na verdade, vai tomar a decisão, baseado nas conversações que manterá com todos os componentes do seu vasto grupo político.

 

Por Edson Rodrigues

 

Quando um assunto é discutido sem o embasamento e a certeza das questões que serão levantadas, tudo o que se “decidir” ou “combinar”, perde toda a credibilidade, vira um “frankenstein”, cheio de remendos e gambiarras, que sempre morre no fim do filme.

 

OS CANDIDATOS A CANDIDATOS

 

A maioria dos possíveis participantes dessa reunião são pré-candidatos de si mesmos, a começar pelos que não detém o controle do partido ao qual pertencem, como é o caso da deputada estadual Vanda Monteiro, do União Brasil, legenda presidida no Estado pela senadora Dorinha Seabra e, em Palmas, pelo deputado federal Carlos Gaguim, um apoiador declarado da candidatura da também deputada estadual Janad Valcari, filiada ao PL do senador Eduardo Gomes.

 

O ex-deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos, em pré-campanha declarada, é outro que, dificilmente terá as bênçãos de Carlos Gaguim, muito menos do governador Wanderlei Barbosa.

 

 

Deputado federal Carlos Gaguim

 

O deputado estadual Cleiton Cardoso depende do aval do seu partido (Republicanos) e do Palácio Araguaia para começar a construir a candidatura que só ele acha possível, agregando todas as correntes partidárias que compõem o grupo palaciano.

 

Já a deputada estadual Claudia Lelis, uma política séria e atuante, e o seu partido, o PV, não possuem musculatura política para vencer uma disputa com tantos pretendentes dentro da base de apoio ao governador Wanderlei Barbosa, algumas delas muito mais encorpadas e embasadas que a da própria Claudia.

 

Outro que se apresenta é o deputado estadual Júnior Geo que, apesar de ter o "cheiro do povo”, o apoio da juventude palmense e ser um político diferenciado, sem os vícios da carreira pública, é carente de um grupo político só seu e, de acordo com sua atuação política, até agora, será muito difícil que se curve a outra ideologia política, diferente da sua, para que possa levar sua candidatura adiante.

 

Por outro lado temos o secretário de Governo do Estado, Jairo Mariano, que possui todas as prerrogativas de um ótimo gestor - fato já comprovado em sua administração em Pedro Afonso - mas que é um “zap” do grupo palaciano em relação à corrida sucessória.

 

 

Governador Wanderlei Barbosa " Sucessão municipal de palmas só em 2024 e no momento oportuno "

 

Quando o governador Wanderlei Barbosa realmente abrir as conversações para a sucessão municipal de Palmas e for, ele mesmo, o mais forte “cabo eleitoral” do processo, é Jairo Mariano que ele terá “na manga” para elevar o nível dos postulantes do seu grupo político.

 

Secretário Jairo Mariano, pode ser um zap do Palácio Araguaia na corrida rumo a prefeitura da capital  

 

Jairo Mariano já demonstrou lealdade e capacidade tanto administrativa quanto política.  Já foi secretário da Fazenda, da Infraestrutura e, agora, responde pela pasta que faz as articulações do governo do Estado e, obviamente, toda essa experiência que vem acumulando, vai fazer a diferença. Ou seja, a candidatura do Palácio Araguaia para a prefeitura de Palmas, terá como ponto de partida o conjunto de habilidades que Jairo Mariano oferece.

 

RICARDO AYRES

Deputado Federal Ricardo Ayres

 

Por fim, temos o deputado federal Ricardo Ayres, causador de toda essa antecipação da corrida sucessória na Capital ao assumir o comando metropolitano do Republicanos e anunciar sua própria candidatura a prefeito de Palmas.

 

Eleito pelo mesmo partido que reelegeu Wanderlei barbosa governador, Ayres cometeu, no mínimo, um deslize ao anunciar sua nomeação para presidir o Republicanos em Palmas e, ao mesmo tempo, sua pré-candidatura à prefeito, deixando transparecer que tudo estaria devidamente combinado com o grupo político do Palácio Araguaia, na pessoa do próprio Wanderlei Barbosa, o “curraleiro”.

 

O ato pessoal de Ricardo Ayres se transformou em um fiasco público, pois, até hoje, nenhum deputado do seu partido ou de qualquer outra legenda que faz parte do grupo palaciano, líder ou detentor de mandato em Palmas fez qualquer declaração de apoio à sua pretensão e, até hoje, Ayres segue falando sozinho, principalmente depois que o próprio Wanderlei Barbosa enfatizou, em discurso, que só fala em sucessão municipal a partir de 2024.

 

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS

 

Eduardo Siqueira Campos dispensa apresentações. É um político sábio e experiente, com passagens pela Câmara Federal, pelo Senado e pela Assembleia Legislativa, foi o primeiro prefeito eleito da Capital e, recentemente, divulgou um manifesto em que se declara candidato a prefeito de Palmas.

 

Está empolgado com a forma com que seu nome vem sendo lembrado e comentado nos bastidores políticos, sempre o colocando como uma das principais peças do tabuleiro sucessório, mas carece, muito, de estrutura partidária e política.

 

Seu partido, o União Brasil, é o mesmo de Dorinha Seabra e Carlos Gaguim - que tem Janad Valcari como preferida - e, por essa legenda, suas chances de candidatura são perto de zero. Mas, ainda faltam 20 meses para a eleição, lembrando que, para ser candidato basta estar filiado há seis meses antes do pleito a qualquer partido, tudo ainda é possível para Eduardo Siqueira Campos.

 

 

Deputado estadual Eduardo Mantoan, PSDB

 

Amigo pessoal do deputado estadual Eduardo Mantoan, esposo da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, Eduardo Siqueira Campos é fundador nacional e estadual do PSDB, partido da prefeita, e ainda tem, na manga, a força de seu pai, ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que ainda está na mente de todos os tocantinenses por sua luta pela criação do Tocantins e pela criação de Palmas e que ainda é alvo de respeito, admiração e reconhecimento da maioria dos tocantinenses.

 

Como já demonstrou nas redes sociais e pode fazer reverberar no meio político, Siqueira Campos encampou a candidatura de Eduardo e já declarou que seu filho reúne todas as condições para fazer por Palmas o que Palmas precisa.

 

JANAD VALCARI SURGE FORTE

Deputada estadual Janad Valcari é pre-candidata apoiada incondicionalmente pelo deputado federal Carlos Gaguim 

 

Candidatíssima à prefeita pelo PL do senador Eduardo Gomes, a deputada estadual Janad Valcari é a única pré-candidata que surge com um diferencial positivo, que é a concordância, aceitação e validação do seu partido, o PL, quanto à sua pretensão de ser prefeita da Capital.

 

 

Senador Eduardo Gomes presidente do PL

 

Presidido no Tocantins pelo senador Eduardo Gomes, campeão no envio de recursos federais ao Tocantins e para Palmas, nos últimos quatro anos, e com uma história política inquestionável, Janad já começa sua caminhada rumo à prefeitura de Palmas com todo esse diferencial, de apoio real do seu partido, de suas lideranças e da sua própria atuação, primeiro como vereadora, depois como deputada estadual, articulada, séria, planejada, feita pelo contato direto com o povo, em todos os setores de Palmas e em todas as ocasiões em que o trabalho de um representante político do povo deve atuar.

 

Janad vem trabalhando sua pré-candidatura sem baixar o nível das discussões, sem agredir, apenas mostrando propostas e planejamento, trabalhando bem próximo da população, agindo de forma pessoal, sem terceirizar sua candidatura, o que a faz ainda mais simpática e ainda mais empática com os eleitores.

 

Janad faz questão de afirmar que ainda não é candidata a nada, mas sua pretensão é ser a próxima prefeita de Palmas, mas que o fará dentro da legislação eleitoral, no momento oportuno  com as bênçãos do presidente do PL do Tocantins, senador Eduardo Gomes, que vai dar o seu aval para que ela seja a candidata do PL à prefeitura de Palmas.

 

Mesmo votando de acordo com a maioria, sempre prestigiando as ações do governo de Wanderlei Barbosa, Janad teve o seu nome, junto com o do ex-prefeito Carlos Amastha, descartado da participação da reunião dos pré-candidatos a prefeito, apoiadores de Wanderlei Barbosa no segundo turno, lembrando que Amastha preside, ele próprio, o seu partido, o PSB.

 

Amastha já é pré-candidato desde o resultado da eleição estadual de 2022. Já Janad, deve ter o seu nome confirmado em momento oportuno, com toda pompa e circunstância, pelo seu partido e pelos seus apoiadores.

 

A única chance de isso não acontecer é se acontecer, até 2024, um novo fenômeno político, nas fileiras do PL.

 

CONCLUSÃO

 

A eleição de outubro de 2024, quase que certamente, terá segundo turno. Logo, esse clima de “samba do crioulo doido” que alguns pré-candidatos tentam instaurar nessa corrida sucessória antecipada, pode ser fatal para eles próprio, pois ninguém vai poder sair ‘batendo” em ninguém, pois não se conhecem, ainda, os dois que irão disputar o segundo turno e, nessa hora, ter apoio de adversários de primeiro turno será fundamental.

 

Logo, essa “reunião” entre os auto-intitulados pré-candidatos a prefeito de Palmas, após a Páscoa, tem jeito, cor, tamanho, cabelo e caminhado da mais pura Fake News, pois por mais que se converse e se combine, tudo depende da palavra final do governador Wanderlei Barbosa que já foi enfático em afirmar que só discutirá a sucessão municipal a partir de 2024, sem impedir, no entanto, que cada um procure construir seus grupos, seus meios e seus caminhos.

 

Até lá, apenas “boa Páscoa” para todos!

 

Última modificação em Quarta, 05 Abril 2023 10:02