Novos nomes que irão oxigenar gestão de Ronivon Maciel e os rumores dos bastidores políticos

Posted On Quarta, 19 Abril 2023 06:58
Avalie este item
(0 votos)

O Observatório Político de O Paralelo 13 adiantou aos seus leitores  as movimentações que ocorreriam nesta terça-feira, com a publicação do Diário Oficial, trazendo exonerações e realocações de nomes do primeiro escalão da prefeitura de Porto Nacional.

 

Por Edson Rodrigues

 

A montagem de uma nova equipe de auxiliares, formada por pessoas gabaritadas técnica e politicamente, além da exoneração de nomes que não conseguiram dizer ao que vieram nestes poucos mais de dois anos, será capaz de dar uma nova visibilidade à sua gestão e, segundo uma fonte fidedigna dos corredores da prefeitura, os novos ares e atuações servirão para mostrar que Ronivon Maciel sabe exercer seu poder de prefeito e fazer as coisas acontecerem de acordo com o que deseja.

 

Segundo essa mesma fonte, agora faltam apenas alguns ajustes para que a nova equipe de governo esteja completa.

 

Nomes

Assume a secretaria de Governo José Antônio Macedo, o popular Toinho Macedo (foto). Na Agricultura, o novo titular é Arlindo da Rebram. Na Educação, quem assume é Joana dos Reis Netes Gomes, a popular Juanita. Para a pasta da Saúde, Ronivon escolheu Cristiane Nunes de Oliveira Aires Amaral. No Planejamento entra o ex-Controlador Geral, Magnum Melcíades Guimarães da Silva, um técnico com conhecimento comprovado em administração pública. Segundo a fonte, a tendência é de que a secretaria de Planejamento seja incorporada pela secretaria da Fazenda.

 

 

Arlindo da Rebram

 

Já o ex-secretário de Governo, Silvaney Rabelo da Rocha, popularmente conhecido como Miúdo, assume a secretaria municipal do Esporte, numa espécie de sobrevida onde, segundo a nossa fonte, ficará na “geladeira”, apesar de manter o salário, pois perde o poder de “super secretário”, que detinha a maior infraestrutura do secretariado, “carta branca” para contratar pessoal e ir e vir à Luzimangues.

 

Joana Neres

 

Miúdo, também, era quem dava as cartas no distrito de Luzimangues, juntamente com o vice-prefeito, Joaquim do Luzimangues, mas os dois, segundo nossa fonte, estariam articulando, politicamente, de forma contrária aos interesses do prefeito Ronivon Maciel.

 

Alertado, o prefeito teria “aberto os olhos” a tempo de cortar o mal pela raiz, segundo a nossa fonte, aproveitando a sua reforma política para sem rompimento definitivo, deixar claro que o “Ronivon paz e amor” já não existe mais nem para Miúdo nem para Joaquim do Luzimangues.

 

Obras, ordens de serviço assinadas, MDB e enxugamento da folha

 

Além da reforma administrativa, Ronivon Maciel guarda a sete chaves a série de obras e ordens de serviços que serão colocadas em prática na cidade, as quais, inclusive, já estão com os recursos em caixa, além de outros recursos federais empenhados.

 

 

O ex-secretário Emival (Miudo) o prefeito Ronivem Maciel e o vice-prefeito Joaquim do Luzimengues

 

Nossa fonte garantiu que “quem pensava que o Ronivon estava ‘dormindo no ponto’, se enganou. Ele estava era acordadíssimo em relação aos fatos políticos dos últimos dias”, finalizou.

 

Ronivon Maciel sempre foi uma pessoa que não tem vergonha de “calçar as sandálias da humildade” para evitar constrangimento a outras pessoas. Por isso, optou por empossar seus novos secretários em um ato marcado para as 16h de hoje, em seu próprio gabinete, sem muito alarde nem alvoroço.

 

Caberá ao novo secretário de Administração, Magnum Melcíades Guimarães da Silva a missão de comandar o enxugamento da folha salarial da prefeitura, o que significa entre 200 e 300 exonerações, para que, já a partir do segundo semestre deste ano o município esteja totalmente dentro das normas do Tribunal de Contas do Estado, evitando a imputação de atos de improbidade administrativa Ronivon, o que poderia ocasionar uma inelegibilidade em 2024.

 

Outra novidade é a participação do MDB no governo de Ronivon Maciel.  Presidido pelo empresário Arlindo da Rebram, que assume a secretaria de Agricultura, não está descartado, segundo nossa fonte, que outros nomes de emedebistas apareçam nessa reforma administrativa, podendo, inclusive, serem anunciados já nesta tarde, o que significa um governo municipal mais forte, mais encorpado e com mais musculatura política.

 

O certo é que Porto Nacional e Luzimangues clamam por uma gestão mais presente, mais ativa e um prefeito com autoridade para agir sempre que necessários nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura, recapeamento das ruas e avenidas em todos os setores, farmácias hospitalares abastecidas, novas UPAs e novos Postos de Saúde, profissionais de saúde especializados e servidores e secretários mais atuantes, mais envolvidos com a comunidade.

 

Esperemos que Ronivon tenha acordado a tempo para que Porto Nacional possa sonhar com novos tempos!