Vários exemplos na história mostram que nunca é tarde para recomeçar. O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva é prova disso! Derrotado em duas eleições, preso depois de deixar a presidência, condenado, descondensado, eleito e reeleito presidente.
Por Edson Rodrigues
É isso que os Dimas, Ronaldo (o professor de Deus) e seu filho, Tiago, estão fazendo com sua vida política. Depois de serem ambos derrotados – Ronaldo para o governo do Estado e Tiago na reeleição para deputado federal – nas últimas eleições, eles parte, agora, para uma retomada de seu prestígio político, focando em um olhar mais abrangente, tratando de pavimentar seus caminhos de retorno por meio das eleições municipais de 2024.
Tiago Dimas e Ronaldo Dimas
Não, eles não devem ser candidatos, mas estão tratando de preparar candidaturas que lhes deem a sustentação necessária para estarem bem nas eleições de 2026. E o Podemos, partido presidido no Tocantins por Tiago Dimas, está se mostrando o melhor caminho para isso.
De forma inteligente, os Dimas estão dando prioridade aos dois principais colégios eleitorais do Tocantins, Palmas e Araguaína, agregando nomes de peso para disputar as eleições municipais do ano que vem.
Cidade de Araguaína
Em Palmas, Eduardo Siqueira Campos, político com história e DNA na Capital idealizada e criada por seu pai, o saudoso ex-governador José Wilson Siqueira Campos foi a escolha. Em Araguaína, tudo se encaminha para a filiação do atual prefeito, Wagner Rodrigues, ao Podemos, lembrando que Wagner foi eleito após ser escolhido pelo próprio Ronaldo Dimas, como seu sucessor.
PORQUÊ NÃO O PL E O UNIÃO BRASIL?
Wagner Rodrigues, atualmente filiado ao Solidariedade, teria a opção de se filiar ao PL, do senador Eduardo Gomes. A questão é se o PL estaria disposto a fazer oposição dura ao candidato do governo em Araguaína, deputado estadual Jorge Frederico, do Republicanos, partido presidido exatamente pelo governador Wanderlei Barbosa, no Tocantins.
Governador Wanderlei Barbosa
Eduardo Gomes, presidente estadual do PL, é um político de rara habilidade e capacidade de negociação, sempre pautado pela boa política e pelo bom relacionamento com todos.
Senador Eduardo Gomes
Já o União Brasil não seria opção, pois é presidido pela Senadora Dorinha Seabra no Estado e, em Palmas, prelo deputado federal Carlos Gaguim, ligados umbilicalmente ao Palácio Araguaia e, logicamente, ao governador Wanderlei Barbosa.
Caso se filiasse ao União Brasil, dificilmente Wagner Rodrigues teria a garantia da legenda para sua candidatura à reeleição.
GARANTIAS E PROJETO DE PODER
Prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues
Segundo uma fonte ouvida pelo Observatório Político de O Paralelo 13, o Podemos dará todas as garantias para a candidatura de Wagner Rodrigues. O projeto de poder do partido, como já citado, abrange a eleição municipal do ano que vem, mas mira nas eleições majoritárias de 2026.
Mergulhado nos bastidores da política em Araguaína, Brasília e Palmas, nosso Observatório Político levantou informações extraoficiais de que o plano do Podemos passa por colocar, custe o que custar, Eduardo Siqueira Campos no segundo turno, em Palmas e encaminhar a reeleição de Wagner Rodrigues em Araguaína, aproveitando o Horário Eleitoral Obrigatório de Rádio e TV para reativar a credibilidade de Ronaldo e Tiago Dimas em todo o Estado.
Com a musculatura política recuperada em Palmas, maior colégio eleitoral do Tocantins, e Araguaína, responsável por 48% dos votos da Região Norte do Estado, o Podemos partiria para ter uma das duas vagas no Senado, lançando um candidato do Sul e um candidato do Norte, tentando uma dobradinha com o voto “casado” em suas duas apostas.
A fonte foi taxativa ao afirmar: “estamos nos organizando, inclusive conversando com o ex-governador Mauro Carlesse, que demonstrou interesse em continuar na vida pública, em busca de um crescimento que nos permita enfrentar os candidatos do Palácio Araguaia”.
Coberta pelo manto do anonimato, nossa fonte se mostrou entusiasmada e disse que os objetivos já estão traçados para o Podemos e que “o tempo tratará de ir ajustando a engrenagens políticas de oposição, para uma batalha de igual para igual nos 139 municípios, para os cargos de prefeito e vereador”.
Em respeito à nossa fonte não vamos revelar dados e informações de outras ações já concluídas na esfera política em diversos municípios importantes do Tocantins, e garantiu que aliados atuarão de forma a evitar uma derrota, permanecendo em seus atuais partidos para, depois, se juntar em 2026.
RESGATE DE TRADIÇÃO POLÍTICA
Ex-senadores Benedito Boa Sorte e João Ribeiro
Um dos depoimentos colhidos pelo nosso Observatório Político trouxe um elemento curioso e importante, acerca da movimentação política dos Dimas em Araguaína: “vejo com muito bons olhos essa vontade de trazer Araguaína e a Região Norte do nosso Estado de volta ao protagonismo político. Já está na hora de resgatarmos a nossa vaga de senador, um posto que, desde antes de o Tocantins ser criado, nossa cidade sempre tinha um representante, como os saudosos Benedito Boa Sorte, que nos trouxe indústrias e emissoras de Rádio e TV, e João Ribeiro, o “João do povo”. Boa parte da sociedade araguainense torce para que isso volte a ser uma realidade e que esse projeto do Podemos aconteça, de fato”, concluiu, pedindo que omitíssemos seu nome, por não fazer parte do grupo político dos Dimas.
PALÁCIO ARAGUAIA PRECISA AGIR, AINDA EM 2023
Prefeito de Gurupi Josi Nunes, Ronivom Maciel de Porto Nacional e Celso Moraes de Paraíso
O Palácio Araguaia, até então, não possuía uma oposição tão concreta quanto a apresentada pelo Podemos e seu projeto de poder. Agora, há o nome de Eduardo Siqueira Campos em Palmas, Ronaldo e Tiago Dimas, junto com Wagner Rodrigues em Araguaína. Somando-se esses opositores de peso aos prefeitos de Gurupi, Josi Nunes, de Paraíso, Celso Morais, de Porto Nacional, Ronivon Maciel a outros nomes que ainda devem aparecer na oposição em outros municípios, a disputa eleitoral se desenha um espaço apenas para profissionais, em que não haverá lugar para amadores ou aventureiros.
Logo, uma ação mais política por parte do grupo palaciano se faz mais que necessária, e pede urgência para não ser surpreendida pelos movimentos da oposição.
Em Palmas, ainda há a interrogação acerca da prefeita Cinthia Ribeiro, se ele será uma aliada que irá somar ou dificultar a vida do Palácio Araguaia, após a revelação do envolvimento de um de seus secretários em investigações da Policia Federal, flagrado com milhões em dinheiro vivo e joias.
Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro e o governador Wanderelei Barbosa
A recente aproximação entre Cinthia e Wanderlei Barbosa ainda não pode ser comemorada, até que as investigações apontem se há ou não o que ser apurado no caso, que tenha ligação direta com o gabinete mais importante da prefeitura municipal de Palmas. Uma coisa que só o tempo dirá.
Em resumo, apesar de tudo ainda ocorrer à margem da formalidade, muitos atos e lances político já foram realizados pelas oposições ao Palácio Araguaia. Eduardo Siqueira Campos e Wagner Rodrigues são, apenas, os dois nomes de maior envergadura. Mas a presença dos Dimas, Ronaldo e Tiago, aumenta a pressão sobre o grupo palaciano e mostra que a oposição virá forte e organizada.
Muitas outras surpresas estão sendo preparadas nos bastidores das oposições, algumas ainda a serem reveladas este ano.
Caso não aja rápido, o Palácio Araguaia pode sair em desvantagem não só para as eleições de 2024, mas comprometendo as eleições de 2026. E isso representa muito no futuro político do governador Wanderlei Barbosa.
A mesma frase usada para movimentação de Ronaldo e Tiago Dimas é válida para o Palácio Araguaia: nunca é tarde para recomeçar...
Aguardemos!