O velho conde, retornando de seu passeio matinal, chega à sua mansão e é recebido pelo seu mordomo que, desmedidamente respeitoso, com um largo sorriso e uma reverência, abre-lhe a porta e, de cabeça baixa, o saúda dizendo:
- Entre, seu grande filho da p*ta. De onde é que o corno do Conde vem com essa cara de v*ado velho?
E o conde, sorridente, lhe responde:
- Do otorrino. Acabo de colocar um aparelho auditivo...
Moral da história: nunca esqueça de que as situações podem mudar e, às vezes, a gente nem nota!
Por Edson Rodrigues
Começamos com essa anedota européia para avisar que os bastidores da corrida sucessória guardam inúmeras novidades, principalmente na disputa pelo Senado.
O grande articulador político e ex-deputado federal, Eduardo Gomes, vice-presidente nacional do Solidariedade vem fazendo os últimos ajustes para colocar sua campanha nas ruas, becos e onde mais puder expor seus projetos e ideias ao povo tocantinense. Todo o planejamento já está devidamente ajustado e, agora, ele trabalha na escalação de seus auxiliares, coordenadores, equipe de marketing e o material de campanha já está sendo confeccionado nas gráficas.
Candidato ao Senado Eduardo Gomes
A direção nacional do seu partido já lhe assegurou toda a estrutura partidária para o embate, garantindo que Eduardo Gomes vem para brigar por uma das duas vagas, com o pensamento voltado em fazer um trabalho como senador da república que possa dar condições de governabilidade ao seu companheiro e amigo, o governador Mauro Carlesse.
Com um ótimo trânsito em Brasília, Eduardo Gomes tem condições de buscar alternativas que possam contribuir para tirar o Tocantins do ostracismo, proporcionando condições de melhorias nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e geração de empregos.
A entrada definitiva de Eduardo Gomes no páreo trará grandes surpresas nos resultados das pesquisas já nos próximos 20 dias.
HALUM E ATAÍDES NA BERLINDA
Nada como um dia após o outro. O prefeito de Araguaína, com sua popularidade em alta, transformando a cidade em um grande canteiro de obras. Se desdobrou para vencer, nas urnas, sua grande adversária Valderez Castelo Branco, esposa do deputado federal Lázaro Botelho e se transformou em “queridinho” dos candidatos aos parlamentos estadual e federal.
Deputado César Halum e o Prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas
César Halum era um dos que contavam como certo o apoio de Ronaldo Dimas, dos vereadores e dos secretários que fazem parte da base política do prefeito de Araguaína, mesmo tendo apoiado Valderez Castelo Branco na disputa pela prefeitura contra Ronaldo Dimas, mas viu seu castelo ruir quando Dimas anunciou apoio a Eduardo Gomes e a Irajá Abreu às duas vagas para o Senado.
Golpe semelhante sofreu o senador Ataídes Oliveira, que viu seu principal suplente “sumir da sua alça de mira”. João Stival, empresário de sucesso em Gurupi, o “objeto de desejo” de Ataídes rumou, junto com seu irmão, Owaldo Stival, candidato a vice-governador na chapa de Carlos Amastha, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira e a prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro, para o lado do senador Vicentinho Alves, que será candidato á reeleição na majoritária de Amastha.
Trocando em miúdos, Ataídes foi rejeitado pelos quadros do seu próprio partido, colocado na “geladeira”, e teve sua candidatura à reeleição praticamente implodida, restando apenas tentar construir um palanque próprio com o MDB de Marcelo Miranda e Derval de Paiva.
Senadores Ataídes Oliveira e Vicentinho Alves
Prova disso é que Amastha esteve em Porto Nacional na noite da última segunda-feira em uma concentração política que marcou o lançamento à reeleição do deputado federal ficha limpa e campeão em liberação de recursos para os municípios tocantinenses, Vicentinho Jr., em que as atenções estiveram voltadas, também para o senador Vicentinho Alves, candidatíssimo á reeleição.
Prestigiaram, ainda, o evento, a mãe de Vicentinho Jr. E esposa de Vicentinho Alves, Dona Adaídes de Oliveira, diversos prefeitos e ex-prefeitos da região e os deputados Valdemar Jr e Ricardo Ayres, além de uma multidão de populares.
Durante o evento, o único nome a não ser mencionado foi exatamente o de Ataídes Oliveira, que tem como companheiro de partido, o PSDB, o candidato a vice na chapa de Amastha, Oswaldo Stival.
Isso deixou claro que, extra oficialmente, Ataídes é carta fora do baralho dentro do seu próprio partido.
DISPUTA ACIRRADA
Com essas e outras surpresas que ainda estão por vir, o quadro sucessório da disputa pelo Senado passa a ser a mais acirrada da história do Tocantins, sendo disputada milímetro a milímetro, com efeitos colaterais a cada novo movimento, e influenciando diretamente na disputa pelo governo do Estado.
Não podemos esquecer que a campanha eleitoral começou, de direito, desde as convenções partidárias, mas só começa de fato na próxima sexta-feira, com o Horário Eleitoral Gratuito de Rádio e TV, caminhadas, concentrações públicas e muitas e muitas novidades ainda estão por vir pelas vias jurídicas, sem descartar os efeitos das duas operações da Polícia que estão em andamento no Tocantins.
O clima de “já ganhou” ou a aceitação de derrota, tanto para governador quanto para senador podem mudar radicalmente.
Como sempre, o tempo será o senhor da razão...