O PARALELO 13 NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024: PALMAS

Posted On Quinta, 03 Agosto 2023 05:12
Avalie este item
(0 votos)

O Observatório Político de O Paralelo 13, após um trabalho nos bastidores da pré-campanha nos municípios tocantinenses onde as movimentações políticas estão mais acirradas, visando a eleição municipal de 2024, traz um diagnóstico político do atual quadro sucessório.

 

Por Edson Rodrigues

 

Independente da cor partidária de cada um dos postulantes, nossa análise traz uma fotografia do momento atual, deste início de agosto de 2023, traçando o panorama que se desenha em relação às principais lideranças política locais e o seu relacionamento com os líderes políticos que se destacam no cenário estadual.

 

Em cada município a disputa se horizonta acirrada, em que os leitores escolherão os seus preferidos por afinidade, laços familiares, amizade, simpatia, capacidade de liderança, carisma, pelo posicionamento político, por quem apoia e é apoiado – seja pelo governador Wanderlei Barbosa, seja por lideranças da oposição ao Palácio Araguaia – até mesmo por ser um candidato independente.

 

Os motivos que levarão o eleitor a votar em alguém são inúmeros, e nesses panoramas que traçaremos, vamos mostrar quem é quem, quem está fazendo o que, e quem está com quem.

 

PALMAS

Nossa Capital é o único município tocantinense onde haverá um segundo turno, caso algum dos candidatos não consiga 50% mais um voto no dia de eleição. Baseado nas várias e várias pesquisas de intenção de voto para consumo interno dos partidos e entidades classistas, às quais O Paralelo 13 teve acesso, se as eleições fossem hoje, nenhum dos pré-candidatos declarados, em Palmas, reúne condições de vencer já no primeiro turno.

 

Muitas candidaturas apressadas estarão se transformando em “espirros de grilo”, frágeis, que se perderão na caminhada até as convenções partidárias, se transformando em pó na reta final. Por enquanto, as amostragens das pesquisas mostram rejeições duas vezes maiores que as intenções de voto para a maioria dos postulantes e o número de indecisos, como não poderia ser diferente, ainda vence, de lavada, qualquer pré-candidatura.

 

Ex-prefeito Carlos Amastha

 

Os destaques são os nomes do ex-prefeito, Carlos Amastha, como um dos mais rejeitados, e o posicionamento positivo da deputada estadual Jand Valcari, que sem movimentos mirabolantes, se consolida, cada vez mais, na liderança das intenções de voto.

 

Deputada estadual Jand Valcari

 

Mesmo assim, os indecisos são o grande destaque, já que em pesquisas qualitativas diferentes, de contratantes distintos, 12% dos eleitores que apontaram ter um candidato, admitiram a possibilidade de mudar sua escolha caso avalie que outra candidatura é a melhor, ou surja um novo nome na disputa.

 

INFLUÊNCIA

Enquanto isso, as mesmas pesquisas apontam para uma situação confortável para a atual prefeita, Cinthia Ribeiro, com ótimos índices de aprovação da sua gestão, mas sem poder de transferência de votos para nenhuma candidatura que decida apoiar.

 

Na verdade, Cinthia já iniciou a contagem regressiva para o fim da sua segunda gestão, sob uma perspectiva de perda de poder político. Nem mesmo sua gestão livre de escândalos não será capaz de suplantar a imagem de uma política distante do contato social, sem relacionamento com as lideranças, sem um grupo político direto e sem fortalecer seu partido, PSDB – do qual é presidente estadual – nem em Palmas nem no Estado.

 

Caso Cinthia queira dar continuidade à sua carreira política, ela deve sair das quatro paredes de seu gabinete e buscar as ruas, visitar povoados e distritos e se misturar com o povo. E isso precisa ser feito logo, já neste segundo semestre de 2023, assim como uma reformulação profunda em sua atuação política. Caso contrário, correrá o risco de ser mais uma prefeita de Palmas que, depois do mandato, não conseguiu assumir mais nenhum cargo de relevância.

 

Basta olhar o que aconteceu com seus sucessores.

 

WANDERLEI BARBOSA

Governador Wanderlei Barbosa

 

Não é segredo para ninguém a liderança absoluta do governador Wanderlei Barbosa, líder político da Capital desde antes de ela ser criada, onde jamais perdeu uma eleição, foi o vereador mais votado por eleições sucessivas, deputado estadual, candidato a vice-governador, responsável pela vitória de Mauro Carlesse em Palmas e, finalmente, governador eleito. Porém, como dizia o saudoso Tancredo neves, “a política é como cozinhar pupunha: não pode ser no fogo alto, muito menos no baixo, e tem que ficar de olho o tempo todo pra não encruar”.

 

A expectativa é de que Wanderlei Barbosa saiba a hora de atear fogo e desligar a chama na eleição de Palmas, e permaneça sempre de olho no cenário político da Capital para, no momento certo, responder, de vez, a pergunta que povoa os bastidores políticos: quem será o felizardo que receberá o apoio político do maior de todos os “cabos eleitorais” de 2024?

 

Essa será a análise mais importante a ser feita visando a sucessão municipal de 2024.

 

E estaremos sempre a postos para tentar desvendá-la a todos os nossos (e)leitores.

 

Aguardem!