OS BASTIDORES POLÍTICOS DA SUCESSÃO MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL

Posted On Quarta, 22 Março 2023 07:17
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

É bom que todos se atentem às movimentações de bastidores que principiam a acomodação de forças visando a sucessão municipal 2024. Isso porque esse pleito vindouro se horizonta como um dos mais - senão o mais – acirrados de todos os tempos, colocando frente a frente nomes já consagrados, como o ex-prefeito Paulo Mourão e o deputado federal Toinho Andrade – este com a força do Palácio Araguaia, além de novatos que chegam com força total, alicerçados por entidades classistas e pela juventude.

 

 

 Deputado federal Antonio Andrade (Republicanos), p ex-prefeito Paulo Mourão (PT) e atual prefeito Ronivon Maciel, (PSD), peças fundamentais nas próxinas eleições 

 

Os analistas políticos de Porto Nacional, ex-vereadores, profissionais liberais e formadores de opinião estão cientes de que Paulo Mourão, que abriu mão de disputar a reeleição à prefeitura, acumulou derrotas para o Senado e para o Governo do Estado, vem se aproximando do atual prefeito, Ronivon Maciel, inclusive fazendo o papel de cicerone ao levá-lo à Brasília e abrir as portas dos gabinetes dos ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva, um ambiente onde tem trânsito livre, principalmente por ter sido um dos principais soldados que batalharam pela volta de Lula e do PT ao poder, justamente o partido que o elegeu prefeito de Porto Nacional. 

 

RONIVON MARCIEL 

 

 

Enquanto isso, após ouvir - separadamente - diversos “aliados” do atual prefeito, muitos deles funcionários graduados da prefeitura portuense, e um grupo de líderes que esteve reunido com um pré-candidato, o Observatório Político de O Paralelo 13 fez uma filtragem das informações obtidas e pôde concluir que a candidatura à reeleição de Ronivon Maciel está condicionada ao resultado da sua aproximação com Paulo Mourão durante todo este ano de 2023, em que aquele dos dois que estiver mais bem avaliado junto à opinião pública em um determinado momento – primeiro trimestre de 2024 ou até mesmo, no fim deste ano -, será o candidato a prefeito em oposição à candidatura palaciana de Toinho Andrade, em Porto Nacional, tendo que enfrentar, também, os nomes que devem – e vão - surgir para, quem sabe, colocar mais lenha na fogueira e mais obstáculos nas candidaturas consideradas “favoritas”.

 

Senador Irajá Abreu e o ex-prefeito Paulo Mouão

 

Ronivon e Paulo Mourão estiveram, inclusive, na última segunda-feira (20), no anúncio da construção da nova sede da Unidade de Saúde Nana Prado de Carvalho, no setor Jardim Municipal, dentro do Programa Requalifica UBS, com recursos garantidos pelo senador Irajá Abreu. Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues, a Secretária de saúde Lorena Martins e demais secretários da gestão, vereadores e servidores da saúde, além de Silvania Ferreira, representando os moradores da comunidade.

 

Lembrando que o senador Irajá Abreu é o único parlamentar da bancada federal que faz oposição ao governo de Wanderlei Barbosa.

 

 

Irajá Abreu e o prefeito Ronivon Maciel em lançamento de obra

 

Em seu pronunciamento, Ronivon Maciel agradeceu “às bênçãos de Deus e ao empenho do senador Irajá” pela UBS e anunciou estar aguardando apenas o fim do período chuvoso para dar início a um pacote de obras, dentre elas, pavimentação e obras de infraestrutura, agradecendo a Paulo Mourão pela facilitação do contato com três ministros, durante a ida à Brasília, mas não revelou o resultado das audiências, que devem ser anunciados em momento mais oportuno.

 

VICE-PREFEITO ESCANTEADO

 

 

Apesar da presença do vice-prefeito Joaquim do Luzimangues no evento, a ele não foi dada a palavra nem seu nome foi citado pelos “vips”, escancarando o visível distanciamento entre prefeito e vice, inclusive sentido e comentado entre os demais integrantes da equipe da prefeitura. As apostas são de que, pelo andar da carruagem, o representante da comunidade do Luzimangues deve tomar outros rumos políticos, que o levem para longe do palanque de Ronivon, muito menos o de Paulo Mourão.

 

OUTRAS CANDIDATURAS EM CONSTRUÇÃO E TABUS A SEREM SUPERADOS

 

Esta é a fotografia do momento político-sucessório em Porto Nacional, podendo haver ou não mudanças com a inclusão de novas peças no tabuleiro eleitoral.

 

Há nos bastidores articulações borbulhantes em andamento, inclusive com Joaquim do Luzimangues participando de reuniões, pois, sendo um político sábio, já percebeu há tempos que está praticamente isolado das decisões políticas.

 

Enquanto isso, os prováveis pré-candidatos já estão se agrupando, articulando e conversando, na formação de embriões de suas próprias e de outras pré-candidaturas que ainda podem surgir em momentos distintos.

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 vê uma forte luz no fim do túnel da história política de Porto Nacional, com ótimas candidaturas em discussão, com nomes capazes de produzir debates em alto nível. Afinal, a cidade precisa ter um prefeito que seja uma liderança forte e genuína, defensor ferrenho dos diretos da população portuense e um guerreiro pelo resgate da importância histórica, que nos trouxe o título de Capital da Cultura do Tocantins, que nos fez polo de saúde de toda uma região, por isso, precisamos de um novo Hospital Regional, de um Hospital Escola, pois temos várias faculdades na área da Saúde, com cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, por exemplo.

 

Porto precisa ter o seu centro revitalizado, ter de volta seus jogos estudantis e privilegiar suas atrações turísticas, principalmente explorar de forma consciente e sustentável nosso lago e nossas Praias.

 

Essa será a verdadeira missão do próximo prefeito de Porto Nacional, seja ele quem seja, mas que traga a facilidade de buscar essas vitórias, os caminhos e as companhias corretas.  a pauta de discussão e os debates serão a parte mais importante de todo o processo eleitoral que se avizinha, com candidatos que aceitem que Luzimangues é, na prática, um “filho caçula”, que precisa de atenção, cuidados e, por que não, carinho, para que tenha um desenvolvimento saudável, sustentável e de acordo com a vontade dos seus habitantes.

 

Estamos de olho... e orando por Porto Nacional!

 

Última modificação em Quarta, 22 Março 2023 07:55