PANORAMA POLÍTICO TOCANTINENSE II

Posted On Quarta, 22 Abril 2020 12:25
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

SUCESSÃO MUNICIPAL DE PALMAS

 

Enquanto isso, em Palmas, a disputa pela sucessão municipal continua dominando as conversas em todas as redes sociais e noticiários, vez que, nas esquinas, por enquanto, ainda estão impossibilitadas por causa das medidas de contenção de mobilidade tomadas como precaução à pandemia do Covid-19.

 

O tema que domina as conversas é a possibilidade de a oposição à candidatura à reeleição da prefeita Cinthia Ribeiro acabar se transformando em um “Titanic”, o navio do filme que “nada afundaria”, mas que não resistiu ao primeiro abalo que sofreu.

A possibilidade do ex-prefeito de Porto Nacional e ex-deputado federal Paulo Mourão (foto) vir a confirmar a sua candidatura ao Paço Municipal em uma frente suprapartidária, abre o risco de fazer uma mistura de ideologias e filosofias muito “pesada”, fazendo com que o palanque “Titanic”, não agüente o peso e afunde, assim como aconteceu com Marcelo Lelis, que tinha uma eleição garantida, mas “colocou gente demais no navio”, que acabou afundando.

 

Esse filme já foi repetido m outros estados e em outros municípios e o fim sempre foi o mesmo: um “naufrágio” melancólico de uma ideia que estava dando certo.

 

Primeiro que, para se formar uma frente suprapartidária é necessário que se faça uma “seleção”, isto é, não pode ser um Titanic, tem que ser uma espécie de “Arca de Noé”, onde só entram os fichas-limpas, os políticos experientes e os que têm credibilidade junto á população.

 

Em segundo lugar, esse grupo de pessoas de várias vertentes precisa estar afinado em um só discurso, uma só proposta, um só propósito, e discuti-lo com as entidades classistas, com os profissionais liberais, empresários, comerciantes, os jovens e a classe estudantil.

 

Isso porque o cidadão palmense está mais que escolado em eleições, tem acesso aos meios de comunicação, ás redes sociais e é capaz de formular suas próprias opiniões, não aceitando imposições nem que suas demandas por empregos e geração de renda não sejam levadas em consideração.

 

O maior exemplo disso são as pesquisas de intenção de voto, que apontam para 90% eleitores que não votam baseados em partidos políticos e, sim, no histórico dos candidatos.

 

Ou seja, por melhor que seja ter todo mundo ao seu lado, o político precisa entender que é o povo quem vota e tê-lo ao seu lado não é mais tão fácil assim.  Fica a dica!

 

FOCADA NA PANDEMIA

 

A prefeita Cinthia Ribeiro vem se mantendo focada nas ações de combate à pandemia do Covid-19 ao mesmo tempo em que vem colocando, gradativamente, o comércio em funcionamento.

Até agora, sua preocupação com a saúde da população merece aplausos, por estar sempre procurando respeitar as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde – OMS – e poderá dar mais uma grande contribuição à saúde da população após a construção do Hospital de Campanha, conseguido pelo senador Eduardo Gomes que, junto com o governador Mauro Carlesse levou as demandas do Tocantins ao governo federal e conseguiram garantir três unidades hospitalares para o Estado. As outras duas unidades serão instaladas em Gurupi e em Araguaína.

 

A prefeitura de Palmas vem cumprindo seus compromissos, mantendo os pagamentos em dia dos servidores, fornecedores e prestadores de serviço e as farmácias dos hospitais públicos abastecidas. Mostrando que tem capacidade para manter as prioridades, mesmo em tempos de comoção mundial.