Os palanques da eleição municipal de 2024 finalmente foram desmontados no Tocantins e sem falar nas eleições de 2026, as principais lideranças políticas do Estado demonstraram, em eventos recentes, estarem desarmados das picuinhas e em busca de uma convivência harmoniosa – mesmo que, por vezes, pareça ser apenas institucional – principalmente entre os detentores de mandatos nos Legislativos Federal, Estadual e até Municipal
Por Edson Rodrigues e Luciano Moreira
O Observatório Político de O Paralelo 13 vem sendo testemunha da boa vontade demonstrada pelas lideranças políticas em se despir dos últimos adereços de campanha, em Palmas e em muitas outras cidades tocantinenses.
As primeiras-damas vêm tendo participação crucial nesse desarmamento, como, por exemplo, Karynne Sotero, esposa do governador Wanderlei Barbosa e Polyanna Siqueira, esposa do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que vêm desempenhando papéis preponderantes em ambas as administrações, com participação efetiva nos atos públicos e políticos (Polyanna Siqueira é, também, secretária da Ação Social em Palmas, assim como Karynne Sotero é secretária Extraordinária de Participações Sociais, no governo do Estado).
Na inauguração do auditório do Colégio Militar Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa, os discursos de Wanderlei e Eduardo tiveram como tema as parcerias entre os governos estadual e municipal, com total respaldo da Câmara de Vereadores.
As imagens do evento que correm nas redes sociais são muito marcantes, entre sorrisos, cumprimentos e abraços, Wanderlei e Eduardo Siqueira Campos deram credibilidade ao tom dos seus discursos.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Amélio Cayres, governador Wanderlei Barbosa e o prefeito Eduardo Siqueira Campos
Assim ocorreu também na posse de Amélio Cayres na Assembleia Legislativa ocasião em que Wanderlei Barbosa e Eduardo Siqueira prestigiaram o ato político, falaram em parcerias em entrevistas à imprensa e em uma busca incessante por melhorias para a população de todo o Tocantins, com união entre os Poderes.
Presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa
A cordialidade foi tão grande, que Eduardo Siqueira Campos, ao ser convidado para compor a Mesa Diretora, fez questão de cumprimentar a deputada estadual Janad Valcari, sua adversária no segundo turno inédito das eleições municipais em Palmas que. E não foi só um aperto de mãos. Teve direito a abraço entre as duas lideranças políticas da Capital que não se cumprimentaram em agosto do ano passado, durante evento da Igreja Católica, quando ainda eram pré-candidatos a prefeito.
EDUARDO GOMES PRESTIGIADO
Presidente do senado Davis Alcolumbre e autoridades
No mesmo dia da posse de Amélio Cayres, o Tocantins atingiu o topo de sua representatividade política, com a eleição da chapa de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado, que tem como primeiro vice-presidente o senador tocantinense Eduardo Gomes.
E tanto Wanderlei Barbosa quanto Amélio Cayres estiveram presentes no Senado, acompanhados de boa parte da bancada federal e de secretários estaduais, para prestigiar eleição de Eduardo Gomes – que passou a eleição acompanhado de sua esposa, filho e mais familiares – e parabeniza-lo pela conquista que é de todos os tocantinenses, como disse o próprio Eduardo Gomes, após receber palavras de felicitação dos senadores Dorinha Seabra e Irajá Abreu.
Eduardo Gomes, agora, consolida a representatividade política do Tocantins, em uma posição que servirá de “chave” para abrir – no seu caso, ainda mais – as portas do governo federal para o Estado do Tocantins e seus 139 municípios, colocando-os em posição privilegiada na captação de recursos e convênios federais, como tem feito durante todo o seu mandato no Senado.
MOMENTO ÚNICO
Senador Eduardo Gomes recebe autoridades
Esse é o espírito que o Tocantins precisa na política, com a maioria dos deputados federais, senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra, deputados estaduais, prefeitos e vereadores entendendo que a campanha acabou e que só um trabalho conjunto, apartidário e voltado para o povo, fará com que o Tocantins se consolide como um Estado sério, próspero e rumando para um futuro onde todo cidadão terá orgulho das suas escolhas e dos seus representantes.
Um espírito que leve à formatação de um tabuleiro sucessório em que seja difícil escolher apenas um nome entre tantos bons nomes, e não, ao contrário. Um cenário eleitoral em que a prioridade de todos os candidatos seja o bem do povo.
E o Observatório Político de O Paralelo 13 vê essa disposição começar a despontar em três lideranças que são os atuais protagonistas políticos – Wanderlei Barbosa, Eduardo Gomes e Eduardo Siqueira Campos.
Que eles consigam impregnar esse espírito de parceria e colaboração em toda a classe política, nos secretários, assessores e componentes de seus mandatos, fazendo de 2025 um ano de paz e entendimento, em que a população seja o único foco de suas ações para, dessa forma, conseguirem o retorno mais valioso de todos, que é o voto, que virá, naturalmente, em 2026.
Com as bênçãos de Nosso Senhor, Jesus Cristo!