Primeiro lançamento de um livro em uma aldeia indígena Karajá

Posted On Sexta, 29 Março 2024 06:52
Avalie este item
(1 Votar)

Com Assessoria

 

Dia 23 de março entrou para a história, aconteceu na aldeia Fontoura da etnia Karajá que fica no município da Lagoa da confusão na ilha do Bananal o lançamento do livro “A subida Travessia do Rio Araguaia ” que foi escrito tendo como base e personagens alguns  indígenas daquela comunidade , entre eles, cacique tradicional Isac Ixio , cacique Cleber , o Xamã Karajá , o livro foi  escrito por  Tom Lyra.

 

O lançamento foi um sucesso tendo como um fato inédito no Brasil o primeiro lançamento de uma obra literária em uma aldeia Karajá com a participação de vários  indígenas da mesma etnia e  de outras aldeias , o projeto começou dia 23  de março de 2024 com um sarau literário envolvendo toda a comunidade e depois de seguiu a festa do lançamento do livro simultaneamente à festa do retohokan que aconteceu na Aldeia e  reuniu algumas instituições do município, O prefeito Thiago participou com os secretarios  e ficou encantada com a obra,também tiveram presentes as secretárias de Turismo e meio ambiente do município da lagoa  da Confusão.

 

Segundo depoimentos gostaram muito do evento e disseram que estão dispostas a fazerem o que for necessário para que a parceria continue aproximando o poder público das comunidades nesses eventos ligados à cultura e literatura .

 

Outra  grande presença foram do prefeito Dr. Thiago Carlos  e da chefe  da Funai e SESAI responsável pela equipe de saúde indígena do município que ressaltou a importância desses projetos na comunidade que relatam as tradições e contos dos povos indígenas.

 

Para  o escritor Tom Lyra , “fazer esse projeto na aldeia e lançar no reduto deles é de suma importância tanto para nós escritores como para a comunidade, é um verdadeiro incentivo para termos uma educação de qualidade despertando interesses dos jovens para a leitura e a escrita, o projeto teve um resultado totalmente positivo, várias pessoas querendo participar da próxima edição e isso é muito gratificante”.