Procon de Dianópolis realiza palestras sobre educação financeira nos municípios da região sudeste

Posted On Quarta, 13 Junho 2018 06:28
Avalie este item
(0 votos)

Por Thaise Marques

 

Conscientizar foi o foco do Procon com a realização da palestra sobre educação financeira ministrada para mais de 200 alunos das redes estadual e municipal das cidades de Natividade, Almas, Conceição, Taipas e Chapada da Natividade, região sudeste do Tocantins. O tema abordado foi a importância de saber consumir.

 

O objetivo foi levar, ao público, informações que aprimorem as práticas de consumo por meio de conhecimentos dos direitos do consumidor e dos princípios de consumo consciente. Às secretarias, foi apresentado o projeto para os professores trabalharem o tema saber consumir desde as séries iniciais.

 

As escolas visitadas foram: Escola Estadual Dr. Quintiliano, Escola Estadual Dr. Abner de Araújo Pacinni, Escola Municipal Manoel Nepomuceno Alves, Colégio Estadual Fulgêncio Nunes e as secretarias municipais de Educação de Conceição e de Taipas.

O superintendente do Procon/TO, Walter Nunes Viana Júnior, enfatizou que o órgão tem intensificado as ações do consumo consciente. “Temos trabalhado o fortalecimento da educação para o consumo, uma vez que o Procon atua na transformação de valores e competências, fazendo parte do processo de amadurecimento de jovens consumidores, com a possibilidade de transformação em cidadãos seguros de sua escolhas”, pontuou o superintendente.

 

A diretora da Escola Estadual Abner de Araújo Pacinne, Marizete Cardoso, destacou a importância da conscientização já nas séries iniciais. “O momento foi oportuno e produtivo, pois agregou, ao trabalho que a escola vem realizando, sobre educação financeira com nossos estudantes”, afirmou Marizete.

 

A chefe do núcleo do Procon no Tocantins, em Dianópolis, Liciane Maia Rodrigues, ressaltou que é mais uma maneira de organizar financeiramente. “Diante dos impasses financeiros e econômicos que grande parte da sociedade vem enfrentando, podemos ajudar na organização do orçamento familiar ensinando como comprar somente o necessário”, explicou Luciane.

 

Como exercício prático, ao fim das palestras foi repassado aos professores de artes materiais como latas vazias de leite em pó para confecção de cofres como forma de incentivo para os alunos economizarem.