Rede estadual de ensino terá projeto de conscientização contra queimadas

Posted On Sexta, 07 Julho 2017 16:42
Avalie este item
(0 votos)
Todo o secretariado participou da reunião desta quinta, no Palácio Araguaia Todo o secretariado participou da reunião desta quinta, no Palácio Araguaia Fotos: Juliana Carneiro

O governador Marcelo Miranda pediu empenho de todos para reduzir as queimadas no Estado

 

Por:  Seleucia Fontes
A mobilização do Governo do Estado para reduzir o número de focos de calor e queimadas nos municípios chegará, também, nas 518 escolas da rede estadual de ensino, na forma de um projeto de educação ambiental a ser desenvolvido no segundo semestre letivo. É o que infomou a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, na manhã desta quinta, 6, durante solenidade de assinatura, no Palácio Araguaia, do Decreto de Emergência Ambiental que declara situação de risco de desastre ambiental em sete municípios.
“A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes tem cadeira no Comitê de Controle e Combate a Incêndios e Queimadas, e nossos representantes, junto aos integrantes das demais pastas envolvidas, estarão unidos nesta força tarefa determinada pelo nosso governador Marcelo Miranda”, explicou a Wanessa, reiterando que ainda no mês de julho ocorrerá uma reunião com os diretores regionais de ensino para tratar do assunto. “Passaremos todas as orientações para esse trabalho, que começará no segundo semestre”, garantiu.
A ação conjunta para a execução das ações de combate e prevenção a incêndios florestais e queimadas conta ainda com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o Exército, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros órgãos.
“Não estamos satisfeitos em ser o segundo Estado do País em número de queimadas”, enfatizou a gestora, ao explicar que a participação da Secretaria neste projeto é de conscientização e prevenção ao prejuízo que as queimadas trazem ao meio ambiente. “A Seduc entra na força tarefa com campanha educativa, trabalhando com a temática das queimadas como tema transversal em todas as disciplinas, em todas as escolas da rede estadual. Queremos trabalhar com alunos, professores, pais, comunidade em geral”, completou.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Seduc, Rosalice Ferreira Silva, a equipe do setor iniciará de imediato a formatação de um projeto que contemple todas as escolas da rede estadual.
Durante a assinatura do decreto, o governador Marcelo Miranda reiterou que todos os participantes da força tarefa, incluindo governo federal e instituições parceiras estão empenhados em redobrar as atenções para este problema, que todos os anos acarretam incontáveis prejuízos ao Estado.  
 

Última modificação em Sexta, 07 Julho 2017 16:55