Governador de Goiás apresentava um quadro conhecido como 'próstata aumentada'; cirurgia foi realizada em São Paulo
Com portal R7
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está em observação médica após passar por uma cirurgia a laser para corrigir um quadro de hiperplasia prostática benigna, mais conhecido como "próstata aumentada". O procedimento cirúrgico foi feito na manhã desta quarta-feira (17), em São Paulo. A equipe médica responsável não divulgou uma previsão para a alta.
Em postagem nas redes sociais, a Secretaria de Comunicação do estado informou que o procedimento, de baixa complexidade, foi realizado pela equipe médica do urologista Dr. Rafael Coelho e pela cardiologista e intensivista, Dra. Ludhmila Hajjar.
"O governador está bem, consciente e orientado. Continuará sob observação da equipe médica para acompanhamento da recuperação", afirma o comunicado.
A hiperplasia prostática é caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata. Segundo o Ministério da Saúde, o quadro afeta mais da metade dos homens com mais de 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
Entre os sintomas mais comuns, estão alterações nas funções da bexiga e dos rins, além de infecções urinárias. Os especialistas recomendam a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, além do acompanhamento médico periódico.