O mundo está cada vez mais centrado na Ásia, e o Brasil, juntamente com o Tocantins, ainda não aproveita plenamente o crescimento econômico vertiginoso da China e de outros países asiáticos. Para superar isso, é necessário romper as barreiras culturais que impedem a exploração desses mercados e aumentar a presença de representações comerciais do estado e do país na região. Essa é a opinião de Tom Lyra, presidente da Agência de Turismo de Palmas
Da Assessoria
Em uma entrevista recente à rádio Nativa, Tom Lyra defendeu uma postura neutra e estratégica na guerra comercial global, destacando a importância de fazer negócios com todos os lados, mantendo uma posição equidistante das grandes potências.
Como Fazer Tocantins Olhar Mais para a Ásia?
Para que Tocantins e outras regiões do Brasil possam aproveitar melhor as oportunidades na Ásia, é essencial romper as barreiras culturais que têm historicamente favorecido os Estados Unidos e a Europa nas exportações brasileiras. A Ásia não se resume apenas à China; há grandes oportunidades em todo o Sudeste Asiático e no Sul da Ásia, incluindo a Índia. É crucial estabelecer agências estaduais ou municipais de negócios fisicamente nesses países. Atualmente, há poucas empresas e estados brasileiros com presença na Ásia, e precisamos aumentar a participação do setor privado em busca de oportunidades na região. A presença do governo brasileiro, através do Itamaraty, é insuficiente, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) deveria ampliar significativamente sua atuação na Ásia.
A Ásia como Mercado para Tocantins
A Ásia representa um mercado dinâmico para o agronegócio tocantinense, sendo uma prioridade para dez das doze maiores cadeias produtivas do estado. A soja é um exemplo de produto que tem impulsionado o desenvolvimento de Tocantins, principalmente devido à demanda chinesa. Além disso, Tocantins tem um potencial enorme em setores como carnes, peixes, arroz, turismo, etanol, farinha e frutas. A atração de investimentos chineses é outra área promissora. Empresas chinesas já investem significativamente no estado, especialmente nas áreas de indústria, distribuição de produtos óticos, eletricidade, infraestrutura, armazéns e comércio. No futuro, espera-se uma integração ainda maior das cadeias produtivas de valor, movendo-se de fornecedores de commodities para participantes em cadeias mais integradas.
Percepção da China como Ameaça ou Oportunidade
Muitos ainda veem a China mais como uma ameaça do que como uma oportunidade. Para mudar essa visão, Tocantins precisa abrir-se mais ao comércio internacional sem preconceitos ou visões deturpadas. O governo estadual tem promovido encontros com embaixadas para facilitar essa integração. Apesar da aproximação do governo brasileiro com os EUA, é crucial para Tocantins melhorar suas relações com a China, seu principal parceiro comercial. Negociar com a China requer uma visão de longo prazo, construção de relações, entendimento dos sinais culturais e estratégias de médio e longo prazo.
Tom Lyra, presidente da Agência de Turismo de Palmas, ex-vice-governador do Estado do Tocantins e ex-secretário de indústria e comércio do estado, conclui que é necessário construir confiança e estratégias duradouras para aproveitar plenamente as oportunidades que a Ásia oferece.