Visando o fortalecimento e o crescimento de empresas tocantinenses, Sics recebe representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

Posted On Domingo, 22 Outubro 2023 06:16
Avalie este item
(0 votos)
foto: Arthur Silva foto: Arthur Silva Exporta + Amazônia irá fomentar a entrada de empresas da Região Norte no mercado internacional

Na ocasião foi apresentado o “Exporta + Amazônia”, que será lançado em novembro. O programa busca fomentar a exportação de produtos produzidos nos Estados do Norte

 

Por Vinicius Venâncio

 

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, recebeu, na tarde da quinta-feira (19), representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A reunião teve como principal objetivo a apresentação do programa “Exporta + Amazônia”.

 

O programa, que será lançado em novembro, busca fomentar a entrada de empresas da Região Norte no mercado internacional. “Viemos para divulgar, com o apoio da Secretaria, as ações que a Apex-Brasil tem realizado para promover as exportações de setores compatíveis com a floresta e com alto valor agregado da Amazônia brasileira. Estamos realizando um evento específico para o lançamento do programa”, disse o Analista de Comércio Exterior da Agência, Pedro Henrique Netto.

 

O Exporta + Amazônia será realizado entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro, em Rio Branco (AC). O evento contará com rodada de negócio entre importadores estrangeiros e empresas exportadoras brasileiras dos setores de açaí, amêndoa de cacau & chocolate, castanha do Brasil, pescados amazônicos e proteína animal. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de outubro, no site da Apex-Brasil ( https://apexbrasil.com.br/content/apexbrasil/br/pt/eventos/exporta-mais-amazonia.html)

 

Para além deste evento, a Apex-Brasil desenvolve outras ações de fomento. Segundo Pedro Netto, existem programas de capacitação para empresas que tenham o interesse em entrar no mercado internacional.

 

“Temos o Programa de Qualificação para Exportação, o PEIX. Nesse programa, extensionistas vão até as empresas e as qualificam para exportar. Então, às vezes, a empresa tem uma gestão que está organizada, mas não tem ideia de como começar a exportar. Ao final do atendimento, ela terá um plano de exportação pronto e estará informada sobre o que é necessário para alcançar esse mercado. Empresas daqui do Tocantins podem conseguir esse atendimento local e gratuito”, conta o analista.

 

Para o secretário Carlos Humberto, as ações da Apex-Brasil vêm de encontro com o projeto econômico que a Gestão Wanderlei Barbosa tem desenvolvido no Tocantins.

 

“Sob as demandas do governador Wanderlei, temos trabalhado ativamente para fortalecer nossa economia e nossa indústria. De ações como o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics) ao Produtos da Terra, do pequeno produtor até o grande exportador. Queremos levar o Tocantins à um patamar de destaque no cenário econômico do país. Temos o potencial, estramos trabalhando para isso e com parceiros como a Apex-Brasil, é apenas uma questão de tempo”, afirma o gestor da Sics.

 

*OUTROS PARTICIPANTES*

 

Também estiveram presentes os representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Corombert Leão, e da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepea), Andréa Murakami. Os professores e coordenadores do projeto Do Tocantins para o Mundo, que visa capacitar empresários para exportação, Ítalo Beltrão e Jan Maciel, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os dois ainda integram o PEIEX no Tocantins, como coordenador e monitor, respectivamente.

 

Da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), esteve presente Whilker Santana; da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Amanda Barbosa; da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo; do Serviço de Apoio Brasileiro às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Alex Veras; do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo e Organização das Cooperativas Brasileiras (Sescoop/OCB), Eduardo Soares; da Embrapa Pesca e Aquicultura, Lícia Lundstedt e do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado do Tocantins (Sindicarnes), Gilson Ney.

 

 foto: Arthur Silva

Sugestão de legenda: Exporta + Amazônia irá fomentar a entrada de empresas da Região Norte no mercado internacional

--