Da Redação
A história política do ex-governador Siqueira Campos confunde-se com a história da criação e consolidação do Estado do Tocantins e sua capital, Palmas. A inauguração do Palácio Araguaia, no dia 9 de março de 1991, simboliza esse olhar para o futuro. Na placa de inauguração do Palácio Araguaia está escrito: “DAQUI SE PODE OLHAR DE FRENTE O AMANHÃ DE UMA TERRA DESPERTADA PELO ÂNIMO DOS QUE EDIFICARAM A OBRA QUE O TEMPO E A HISTÓRIA CONSAGRARÃO COMO NERVO DAS ASPIRAÇÕES E CENTRO DE IRRADIAÇÃO DAS DECISÕES DO POVO”.
Todos nós lembramos do slogan do primeiro Governo de Siqueira o Tocantins foi preparado para ser uma grande potência econômica e social no futuro. Estradas foram asfaltadas, ligando todas as regiões do Estado à Capital. Redes de distribuição de energia elétrica chegaram às cidades mais distantes em tempo recorde. O maior programa social do país à época, o Pioneiros Mirins, foi implantado no Tocantins.
E Palmas, a Capital do Estado, situada estrategicamente à margem direita do Rio Tocantins, foi construída em tempo recorde. O governador Siqueira Campos contou na implantação da Capital com a experiência e o equilíbrio de Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, e com o arrojo de Eduardo Siqueira Campos, primeiro prefeito eleito, para consolidar a Capital do Estado em tão pouco tempo.
Hoje, do alto do Palácio Araguaia, situado em uma das maiores praças públicas do mundo, temos a visão de uma cidade planejada, como foram as administrações de Siqueira Campos, que orgulha o tocantinense e o faz ter certeza de que “DAQUI SE PODE OLHAR DE FRENTE O AMANHÃ DE UMA TERRA DESPERTADA PELO ÂNIMO DOS QUE EDIFICARAM A OBRA QUE O TEMPO E A HISTÓRIA CONSAGRARÃO”.