Termo foi considerado “pejorativamente para designar alguns partidos que poderiam ou não entrar na base do governo”
Com Agências
A Câmara dos Deputados proibiu o uso do termo "centrão" para caracterizar os partidos de centro em seus veículos. A expressão não poderá mais ser usada na rádio, TV e agência da Secretaria de Comunicação Social da Câmara (Secom). A orientação editorial foi encaminhada, nesta quarta-feira, e usa como justificativo um trecho do manuel de redação do órgão que diz que "não devem ser empregadas expressões pejorativas ou que incorporem juízos de valor".
A Câmara diz que a orientação contra o uso de " centrão " encontra respaldo nas determinações contidas no capítulo que trata de “Estilo” do manual. No trecho que trata de “Apelidos”, o manual diz que:
"A matéria-prima com que os veículos da Secom trabalham é a atividade legislativa da Casa e dos parlamentares que nela têm assento, sem adjetivos, sem termos que incorporem posições preconcebidas. Não devem ser empregadas expressões pejorativas ou que incorporem juízos de valor. (...) Igualmente, devem ser evitados, sempre que possível, nomes que simplifiquem de forma imprecisa uma proposta ou um grupo de parlamentares".