Até domingo, 05 de agosto, prazo final para as convenções dos partidos políticos que apresentarão os nomes dos candidatos que disputam o processo eleitoral de outubro, muita coisa pode acontecer. Há 48 horas do encerramento deste prazo, tudo funciona como em um jogo de xadrez, o tabuleiro, atual cenário, as peças sendo distribuídas, e principalmente note que há sempre quem começa o jogo, o que não é sinônimo de um resultado positivo
Por:Edson rodrigues
Até o dia cinco cada time torna público suas peças e neste momento nós eleitores atuamos como expectadores do grande evento, mas em um jogo de mestre, em situação privilegiada nós poderemos escolher os nossos preferidos em caráter reservado, pois o voto é confidencial, e neste momento com a prática da democracia é possível usar a terminologia fiel da palavra: “o poder exercido pelo povo”.
Na atual conjuntura política um grupo em específico nos chamou a atenção. O candidato Marlon Reis, do Rede Sustentabilidade tem colocado aos poucos suas peças na mesa, e ao que tudo indica, as alianças firmadas pelo governadoriável lhe dá condições de igualdade no quesito horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e Tv.
Marlon reis ganha uma militância que fará a diferença em sua campanha. O PT conhecido por sua militância forte, ativa se une ao grupo. Junto a eles está a equipe do Partido Verde que também apoia o candidato. Além de força política na Capital, no interior junta-se a eles outros partidos com bons nomes para a disputa ao legislativo, Câmara Federal, Senado e o Executivo. Com este grupo Marlon terá condições de mostrar ao povo tocantinense que está preparado para o embate.
Os excluídos
Assim rotulamos alguns partidos, que ao que tudo indica aguardaram o desenrolar da conjuntura política para realizar alianças. Todos, no entanto, optaram por apoiar o candidato do partido Rede Sustentabilidade, Marlon Reis. Muitos eleitores do candidato certamente apoiaram tal aliança, pois isso proporciona ao governadoriável maior tempo no horário eleitoral, força política e certamente ainda uma melhor estrutura para viajar pelo Estado. Em contrapartida, Marlon perde alguns eleitores com tal decisão.
Tanto o PT, PSD, PDT e PV são siglas que em seus quadros tem lideranças importantes, com inúmeros serviços prestados ao Tocantins e possuem representatividade nos 139 municípios por meio de prefeitos, vereadores e lideranças locais.
Com maior tempo de propaganda o governadoriável terá maior condição de conversar com o eleitor, podendo ser melhor avaliado por ele, logo estas alianças são um diamante bruto nas mãos de Reis, que com uma boa equipe, uma plataforma simples mais direta pode conquistar muitos votos dos indecisos, daqueles que optaram por nulo, branco e principalmente os que não votaram nas eleições suplementares.
Na majoritária de Marlon Reis estão o deputado federal Irajá Abreu (PSD) que disputará uma vaga ao senado, e o deputado estadual Paulo Mourão (PT). Ainda não foi divulgado pela equipe quem serão os suplentes dos candidatos, nem o nome do vice-governador, tampouco ventilado algum nome de candidato a deputado estadual e federal.
Até o próximo domingo muita coisa pode acontecer. E na segunda-feira, 6, de fato saberemos quem serão os reis, rainhas, torres, bispos, cavalos e peões. Uma coisa é certa, todos entraram no jogo dispostos a ganhar!