COLUNA FIQUE POR DENTRO

Posted On Quarta, 15 Junho 2022 15:19
Avalie este item
(0 votos)

REUNIÃO PARA RESOLVER

O senador Eduardo Gomes, presidente estadual do PL, esteve reunido com os presidentes do Podemos, Ronaldo Dimas, do União Brasil, Dorinha Seabra e do MDB, Marcelo Miranda, para fazer os ajustes finais do grupo político que vai apoiar a candidatura de Dimas ao governo do Tocantins.

Outras reuniões continuam ocorrendo no Tocantins e em Brasília. Marcelo Miranda, por exemplo, já se encontra na Região do Bico do Papagaio, em uma missão que visa a união de lideranças regionais do MDB em torno das candidaturas de Dimas e de Dorinha Seabra ao Senado, assim como o fortalecimento dos candidatos a deputado federal e estadual do MDB.

A frente partidária, comandada por Eduardo Gomes, já trabalha a vinda de outros partidos e várias lideranças para o grupo político, visando o preenchimento das vagas de vice-governador e de primeiro e segundo suplentes de Dorinha no Senado.

Sob a garantia da coordenação de Eduardo Gomes, líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, muitas outras novidades são esperadas no grupo político, que se fortalece dia após dia.

 

ESPECULAÇÕES POLÍTICAS PALACIANAS

Crescem nos bastidores as especulações sobre a grande possibilidade de o governo do estado ter o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos como secretário de governo já no início de julho, com a saída anunciada do atual titular da pasta, Jairo Mariano, que assumirá a coordenação política das chapas majoritária e proporcional, encabeçadas pelo governador Wanderlei Barbosa.

Os candidatos a vice-governador e a senador pelo grupo palaciano só serão definidos às vésperas das convenções partidárias, segundo apurou o Observatório Político de O Paralelo 13.

 

AÍLTON ARAÚJO CONSOLIDANDO CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

O ex-prefeito de Santa Rosa, Aílton Araújo, está percorrendo as Regiões Central e Sudeste do Tocantins fechando apoios importantes para sua candidatura a deputado estadual.

No próximo mês de julho iniciará uma peregrinação na Região do Bico do Papagaio, onde já tem várias lideranças locais como apoiadores, para acertar os últimos detalhes de como desenvolverá sua campanha.

Além de ótimo gestor, Aílton também já tem experiência no Legislativo Estadual, onde mostrou sabedoria, capacidade e força para desenvolver um excelente trabalho pelo povo tocantinense.

 

WANDERLEI BARBOSA EM BRASÍLIA

O governador Wanderlei Barbosa esteve em Brasília, nessa última terça-feira, em busca de liberação de recursos federais para o Tocantins.

Wanderlei vem se redobrando para cumprir sua agenda como governador, inaugurando obras e assinando ordens de serviço, além de manter reuniões com seus companheiros, deputados estaduais, prefeitos e lideranças diversas, para o afunilamento da sua candidatura à reeleição e dos seus companheiros, componentes das chapas proporcionais.

24 horas por dia tem sido pouco para o número de compromisso de Wanderlei.

 

CAIADO CONTRA O CRIME

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem intensificado o combate ao crime organizado em seu estado.

Caiado vem dando total apoio, melhorando a infraestrutura física e os equipamentos das forças de segurança no estado de Goiás, conseguindo diminuir os índices gerais de violência. 

O “slogan” adotado por Caiado é “bandido não dita ordem no meu estado”.

 

ALEXANDRE DE MORAES, PRESIDENTE DO TSE

“A Justiça Eleitoral não tolerará que milícias, pessoais ou digitais, desrespeitem a vontade soberana do povo e atentem contra a Democracia no Brasil”. A afirmação foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente eleito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira, 14. Segundo ele, os brasileiros e as brasileiras merecem em 2022 eleições eficientes, seguras, transparentes e com respeito à soberania popular.

Moraes usou a palavra para agradecer a confiança que lhe foi confiada pelos votos dos colegas de bancada. Ele agradeceu especialmente ao ministro Edson Fachin, atual presidente da Corte, que “aplainou e pavimentou o melhor dos caminhos para o fortalecimento da Justiça Eleitoral e da democracia brasileira para as Eleições de 2022”.

Moraes destacou que a democracia existe para garantir a todas as brasileiras e a todos os brasileiros a possibilidade de, periodicamente, escolher os seus representantes e que, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Brasil vive o maior período de estabilidade democrática da história republicana do país.

 

PT ENTRA EM CRISE POR REFORMA TRABALHISTA

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, minimizou a recomendação de aliados para abrandar o discurso em relação à reforma trabalhista e disse que "revogar", termo usado pela legenda na prévia do programa de governo, é o mesmo que "revisar", palavra considerada mais moderada. Segundo a dirigente, "o verbo usado é o que menos importa".

 Como mostrou o Estadão, partidos aliados e apoiadores da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstraram descontentamento com uso do termo "revogação" para tratar da legislação. O termo causou divergências entre a base de apoio sindical. Enquanto as mais alinhadas com o petista não se manifestaram, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT); outras, como a Força Sindical, alegaram preferir evitar a palavra para não gerar atritos com o empresariado.

 

BOLSONARO PODE TER MULHER COMO VICE

O QG da reeleição de Jair Bolsonaro (PL) indicou que o general Braga Neto pode ter um ministério para comandar caso o presidente consiga um segundo mandato.

A troca na vice é considerada essencial por esses interlocutores do presidente para poder reduzir a rejeição de Bolsonaro entre as mulheres. O último Datafolha, de maio, mostrou Lula com 49% e Bolsonaro com 23% no eleitorado feminino e avaliação desse grupo é que Braga Netto "espanta ainda mais" as mulheres.

Um dos nomes cotados para a vaga neste momento é o da ex-ministra da Agricultura e deputada federal Tereza Cristina (PP-MS), que diz desconhecer a movimentação e a trata como especulação.

 

CONTAS DO GOVERNO TÊM MAIOR SUPERÁVIT PARA O MÊS DE ABRIL DESDE 2011

A Secretaria do Tesouro Nacional informou que as contas do governo federal registraram superávit primário de R$ 28,55 bilhões em abril.

O resultado deveria ter sido divulgado no fim de maio, mas foi adiado em razão da greve de servidores do Tesouro, suspensa somente na semana passada.

O superávit primário acontece quando a arrecadação com tributos supera os gastos do governo (sem considerar o pagamento de juros da dívida pública). Quando as despesas superam as receitas, o resultado é de déficit primário.

 

MILITÂNCIA DO PT QUER “INVADIR” WHATSAPP

Com o pretexto de combater fake news, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) está utilizando grupos no WhatsApp para enviar material de apoio ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dirigentes da entidade também afirmam usar empresas para fazer os disparos na plataforma.

Veículos de imprensa teveram acesso a vídeos que mostram o secretário de comunicação da CUT, Roni Barbosa, e o secretário-adjunto, Admirson Medeiros, orientando membros da organização sobre o uso eleitoral das chamadas “Brigadas Digitais”.

O método da confederação sindical é semelhante ao que levou a chapa do hoje presidente Jair Bolsonaro (PL) a ser julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2019, após denúncias de que empresários financiaram disparos em massa em defesa do então candidato do PSL ao Planalto.

 

TETO DO ICMS SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL

A Câmara dos Deputados concluiu, nesta quarta-feira (15/6), a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que fixa em 17% o teto do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. A proposta, agora, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A análise das mudanças promovidas pelo Senado Federal na proposta teve início nessa terça (14/6). No entanto, em razão de problemas técnicos no painel de votação do plenário da Casa, o presidente Arthur Lira (PP-AL) optou pelo adiamento de votação dos destaques, que poderiam alterar o parecer do relator, deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). Também em decorrência da instabilidade no sistema, Lira Ao abrir a ordem do dia, anulou a votação anterior e reinseriu, para uma nova análise nesta manhã, o texto-base do projeto.