“A democracia não é um sistema para garantir que os melhores sejam eleitos, mas, sim, para impedir que os ruins fiquem para sempre”.
Margareth Thatcher
WANDERLEI PODE OXIGENAR GESTÃO EM JANEIRO
Go
Já há especulações nos bastidores políticos de que o conglomerado palaciano trabalha com a possibilidade do governador Wanderlei Barbosa, pensando nas eleições de 2024, fazer um ajuste no seu quadro de auxiliares em todos os escalões, inclusive preenchendo a vaga de secretário de Governo, vaga desde a exoneração, a pedido, de Jairo Mariano.
Como se tratam de especulações políticas, não há uma lista de possíveis “candidatos” a sair, muito menos a entrar, já que se trata de escolhas pessoais de Wanderlei Barbosa, que ainda não deu nenhuma pista sobre o assunto.
O burburinho cresce a cada dia nos bastidores, pois reformulações na equipe de auxiliares são corriqueiras ao fim de cada ano, mas, sabe-se que é assunto para 2024.
ARAGUAÍNA: LARGADA SUCESSÓRIA COM DOIS PALCOS
Governador Wanderlei e Jorge Frederico
Araguaína vive momentos únicos em sua história política. Nas comemorações pelos 65 anos de emancipação do município, dois palcos foram montados para receber as atrações musicais. Mas, os verdadeiros “artistas” serão os políticos envolvidos nas comemorações.
Um palco é do governo do estado e outro, da prefeitura municipal. Um palco promove a imagem de Jorge Frederico, deputado estadual e candidato a prefeito com as bênçãos do Palácio Araguaia.
Senadora Dorinha e deputado Carlos Gaguim
O outro palco tem Wagner Rodrigues, Ronaldo e Tiago Dimas, com a senadora Dorinha Seabra e o deputado federal Carlos Gaguim.
Um palco é do “joio”, o outro é do “trigo”.
Os resultados desta separação só serão sentidos após o fim do evento, em que a participação da população irá dar a medida.
Vamos aguardar!
GESTÃO WANDERLEI BARBOSA: COFRES CHEIOS EM 2024
Com máxima cautela no que se refere às eleições municipais de 2024, o governador Wanderlei Barbosa está fazendo caixa para transformar o Tocantins em um verdadeiro canteiro de obras, consolidando sua posição de mais forte líder político, com condições reais de transferência de votos a seus candidatos a prefeito em dezenas de municípios tocantinenses.
PALMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024: DISPUTA POR VAGA NA CÂMARA
Não será fácil a vida dos candidatos a vereador em Palmas, em 2024. Seja para a reeleição, seja para um primeiro mandato.
São mais de seis médicos bem-conceituados, lideranças políticas consagradas e novas, irmãos, filhos e primos de deputados estaduais, todos “na pista”, em busca dos votos dos cidadãos palmenses e de uma das 23 vagas no Legislativo da Capital.
São muitas e muitas chapas nos mais variados partidos, muitos em pré-campanha já há tempos, e nenhuma deles pode ser subestimada.
O fiel da balança será o marketing político, a publicidades, o poder de comunicação e o trabalho já prestado.
Todos têm chances reais e dependem exclusivamente do próprio trabalho junto aos eleitores e formadores de opinião. Vence que tiver um trabalho profissional e mostrar um diferencial ao eleitorado.
AOS CANDIDATOS A REELEIÇÃO NA CÂMARA DE PALMAS
Há, sim, vários detentores de mandato na Câmara Municipal de Palmas que são merecedores de mais um mandato, da mesma forma que há outros que nem deveriam ter recebido a primeira oportunidade, pois nada mostraram em quase três anos.
O momento da prestação de contas será em outubro de 2024. Aí, sim, saberemos quem faz parte do primeiro grupo e quem faz parte do segundo...
A IMPORTÂNCIA DE SER VEREADOR EM PALMAS
A Câmara Municipal de Palmas se tornou uma referência positiva para quem quer fazer carreira política.
Ex-vereadores na Capital já se tornaram deputados estaduais e federais, senador, vice-governador e governador. Ou seja, ganhar a simpatia do eleitorado palmense é o primeiro passo para ter uma carreira longa na vida pública.
Por outro lado, quem tem a chance e não realiza nada em seu mandato, tem na Câmara Municipal de Palmas a ”porta do cemitério político”.
DETALHE NO PALÁCIO ARAGUAIA NA RECEPÇÃO DO MINISTRO PADILHA
Esta foto que registrou a recepção ao ministro Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, feita pelo governador Wanderlei Barbosa e sua equipe, secretários e deputados estaduais, chamou a atenção do \observatório Político de O Paralelo 13.
Ela registra a presença, não tão costumeira, do deputado estadual Júnior Geo.
Se lembrarmos que Geo é pré-candidato a prefeito de Palmas, com potencial para r ao segundo turno, e está aberto a se filiar em um partido que lhe garanta a legenda para ser candidato, e que o Palácio Araguaia, até agora, se mantém silencioso e distante de anunciar o apoio a qualquer candidatura, não precisamos falar mais nada...
TRANSPORTE URBANO EM PALMAS: CINTHIA PODE ESTANCAR SANGRAMENTO I
A gestão de Cinthia Ribeiro se aproxima de estacar o sangramento que vem baixando seus índices de popularidade. Estamos falando do péssimo serviço que vem sendo prestado pelo transporte urbano de Palmas, sob a gestão da prefeitura municipal.
Duas empresas podem estar aptas a operar o serviço de transporte público urbano, com um total de 106 ônibus.
TRANSPORTE URBANO EM PALMAS: CINTHIA PODE ESTANCAR SANGRAMENTO II
O município de Palmas já fez ser publicado um chamamento a motoristas profissionais para a contratação, visando o trabalho no transporte de passageiros no município, de forma imediata.
Tudo caminha para, quando janeiro chegar, o serviço de transporte urbano de passageiros deixe de ser o calcanhar de Aquiles da gestão de Cinthia Ribeiro.
A população palmense agradece!
EMENDAS VIRAM ORÇAMENTO SECRETO DO MOMENTO, DIZ PARTIDO NOVO
O Partido Novo entrou nesta sexta-feira, 10, com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da execução de R$ 6,5 bilhões em emendas de comissão do Orçamento deste ano. O valor está, na prática, sendo administrado pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é também o relator do Orçamento deste ano. Assim como nas emendas de relator, é impossível saber quem destinou qual verba.
As emendas parlamentares são modificações feitas pelos deputados e senadores ao Orçamento da União, geralmente para enviar recursos para os municípios onde eles têm votos. O dinheiro é, então, usado para pequenas obras ou para serviços públicos.
NOVOS MINISTROS DO STJ SÃO NOMEADOS POR LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a nomeação de três novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que haviam sido aprovados pelo Senado no final de outubro. A advogada Daniela Teixeira e os desembargadores Teodoro Silva Santos e José Afrânio Vilela tomarão posse no próximo dia 22 de novembro. As nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira, 10.
DIRETOR-GERAL DA PRF É INVESTIGADO POR PROMOVER GOVERNO LULA
A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu um inquérito civil para investigar se o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Souza Oliveira, usou o cargo para promover atos do governo.
O procedimento foi aberto a partir de uma representação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que atribui ao diretor da PRF uso do cargo para supostamente "promover a imagem pessoal e enaltecer os atos" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Justiça, Flávio Dino.
O diretor-geral da PRF assumiu o cargo com a promessa de afastar a corporação de bandeiras políticas e de recuperar a imagem da instituição, desgastada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).