Apesar dos problemas causados pela pandemia, como a escassez e aumento do preço da matéria-prima e da energia elétrica, entre outros, empresário mantém otimismo e confiança para os próximos seis meses
Por Júnior Veras
Dados da Sondagem Industrial, levantamento realizado periodicamente pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), revelam que no 2º trimestre de 2021 os indicadores de Satisfação com a Margem de Lucro Operacional e Situação Financeira alcançaram 54 e 56 pontos, respectivamente. Esses resultados, acima da linha divisória dos 50 pontos, indicam que os empresários tocantinenses mostraram satisfação com o cenário financeiro de seus negócios no período.
O estudo mostra que o indicador de Evolução da Produção ficou em 56 pontos, 10 pontos acima do resultado alcançado no mês de março. Já o índice Evolução do Número de Empregados passou de 52 pontos para 56, de março para junho deste ano.
Os dois indicadores ultrapassaram a linha divisória dos 50 pontos, confirmando o crescimento da produção e mão de obra empregada no segmento no mês de junho. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 69% em junho, ou seja, a capacidade máxima de produção da indústria tocantinense operou com 69%.
O indicador de Evolução de Estoques registrou 50 pontos em junho, ficando estável no período em análise. Já o índice de Estoque Efetivo Planejado atingiu 47 pontos, o que significa que os estoques ficaram abaixo do planejado para o mês de junho.
Dentre os principais gargalos ao desenvolvimento do setor industrial tocantinense a falta e o alto custo da matéria-prima aparecem em primeiro lugar, com 53,62% das respostas, seguido da falta e alto custo da energia elétrica, que passou do 4º para o 2º lugar, representando 31,88% dos entrevistados. Em terceiro ficou a elevada carga tributária com 27,54% das assinalações.
“Os números da pesquisa mostram que a indústria no Tocantins já está reagindo à crise causada pela pandemia, retomando o crescimento da produção e gerando mais empregos. O problema ainda é com a matéria-prima, que ficou escassa e mais valorizada no mercado. A estiagem também fez o valor da energia elétrica subir e impactou nos custos de produção da indústria. São desafios que teremos que superar com cautela para mantermos a produção em alta”, observa o presidente da FIETO, Roberto Pires.
A Sondagem Industrial revela ainda que não está nada fácil conseguir empréstimo no Tocantins. O indicador de Acesso ao Crédito atingiu 47 pontos no 2 º trimestre, o maior valor de toda série histórica. Apesar disso, segue abaixo dos 50 pontos. Aponta ainda que os empresários tocantinenses seguem otimistas em relação a demanda, compra de matéria-prima e número de empregados para os próximos seis meses, bem como em relação a demanda por seus produtos no mercado externo.
ICEI
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) referente ao mês de julho atingiu 64,6 pontos, ficando praticamente estável em comparação com junho ao apresentar uma pequena variação de 0,4 ponto. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, o índice teve aumento de 8,8 pontos. Resultado acima dos 50 pontos indica que os empresários seguem confiantes para os próximos seis meses.
No que se refere aos indicadores que formam o ICEI, o de Condições Atuais passou de 58,3 pontos para 56,5 de junho para julho deste ano. E o de Expectativas, que em junho atingiu 68,4 pontos, em julho passou para 68,6. Valores acima dos 50 pontos revelam que na avaliação dos empresários consultados houve uma melhoria nas condições atuais da economia brasileira e de seus negócios em comparação com os últimos seis meses, e que as expectativas são otimistas. No relatório nacional o ICEI atingiu 62 pontos, ficando 2,6 pontos abaixo do resultado alcançado pelo Tocantins no período em análise.
Centralização da frota vai otimizar e modernizar a gestão, além de gerar economia aos cofres públicos estaduais
Por Wanderson Gonçalves
O Governo do Tocantins, deu o primeiro passo para a centralização da gestão de frota, um novo modelo que vai otimizar o uso de veículos oficiais gerando eficiência e economia. Na última sexta-feira, 23, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) publicou, no Diário Oficial, o contrato com a empresa Ticket Soluções que estabelece o funcionamento.
O conceito do novo modelo é centralizar, em um único local, a gestão de todos os veículos que atendem aos órgãos públicos. O funcionamento foi inspirado em centrais de frota de empresas públicas e privadas. Para isso, foi contratada uma empresa terceirizada, especializada na gestão de frota, para atender à demanda de deslocamentos urbanos e de viagens intermunicipais de 36 órgãos estaduais, durante o prazo de 12 meses.
A Secad, por meio da Superintendência de Administração e Finanças, desenvolveu um estudo, analisando modelos utilizados em outros locais. Com base nestas experiências de terceirização e centralização de frotas, os técnicos da secretaria verificaram a eficiência e a economia do sistema para adoção no Estado.
“Foi realizado todo um estudo para observar os gastos do Estado com a manutenção e o abastecimento da frota. A partir disso, a Secad construiu uma proposta de mudança no foco de algumas áreas específicas da gestão destes serviços, criando este novo modelo”, ressaltou o superintendente de Administração e Finanças, Cleomar Arruda.
Gestão
De acordo com a Superintendência de Administração e Finanças, outra novidade é que a gestão da frota estadual passa a ser centralizada na Secad, a qual vai gerenciar, em conjunto com os demais órgãos, tanto o fluxo de abastecimento (por meio do cartão), quanto à manutenção dos veículos oficiais.
Segundo o superintendente, Cleomar Arruda, o Estado necessitava de um modelo de gestão integrado, que controlasse todo o processo de abastecimento, compreendesse e atendesse às necessidades de administração de toda a frota. “O principal ganho será na economia no combustível, além da segurança e qualidade do sistema integrado, que vai gerar dados atualizados permitindo analisar o desempenho de toda a frota do Estado”, enfatizou.
Pelo modelo atual, cada órgão possui seus carros, faz a manutenção e abastece na Garagem Central. Com a contratação, a empresa é responsável por todos os custos para o funcionamento da frota, manutenção, abastecimento, equipe de operação, instalações físicas, entre outros.
Vale destacar, que na transição, serão encerrados contratos de locação, manutenção e abastecimento, além de desativar o posto de combustível da Garagem Central.
Para o secretário da Administração, Bruno Barreto, o novo modelo de gestão representa uma evolução em comparação ao modelo anterior, pois oferece um controle mais efetivo devido ao uso de tecnologia de ponta, pois o controle dos abastecimentos é automatizado e possui abrangência superior, compreendendo toda a rede de veículos do Estado.
“Esta é mais uma ação do governador Mauro Carlesse, com foco na qualidade do gasto público. Teremos um serviço de transporte mais eficiente, com níveis de segurança e qualidade adequados e custos mais baixos”, afirma o secretário da Administração, Bruno Barreto.
O processo de mudança foi uma operação logística que durou três dias e contou com cerca de 200 profissionais no apoio
Por Luciana Barros
A partir desta sexta, 23, a ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), iniciou os atendimentos de pacientes infantis, utilizando a estrutura moderna e ampla do pronto socorro e ala de internação. O novo espaço conta com suporte de profissionais de todas as especialidades do HGP e dispõe de exames clínicos, laboratoriais e Imaginologia próximos, visando ofertar com mais eficiência e rapidez tais serviços.
O processo da mudança do Hospital Infantil para as novas instalações na Ala Pediátrica do HGP foi uma operação planejada que durou três dias e contou com cerca de 200 profissionais no apoio. Foi estabelecida uma logística de transporte que oferecesse segurança aos 20 pacientes transferidos da unidade antiga para a atual. Além disso, a UTI pediátrica já estava em funcionamento há mais de dez dias, quando as crianças que já estavam internadas no HGP, foram acomodados na nova ala. “Nesta nova etapa da mudança, primeiramente foi instalada a internação pediátrica e, em seguida, foram abertas as atividades no pronto socorro. Dessa forma, o nosso objetivo foi alcançado plenamente", destacou o técnico da área de planejamento, o coordenador da equipe de implantação do serviço de pediatria do HGP, Ullannes Passos Rios.
A médica pediatra Karla Noleto ressalta que, "nesta mudança priorizamos a segurança das crianças durante a transferência, e não havia nenhum paciente em estado grave, uma vez que todas apresentavam quadro estáveis". A médica ainda salientou que, "este novo local vem trazer mudanças em todos sentidos, para os pacientes e servidores. Com a ampliação do número de leitos, seguindo toda uma logística e fluxo de atendimento, só veio somar a saúde pública no Estado", declarou.
O Secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini celebra a boa condução da transferência dos pacientes e ressalta que inicia uma nova fase dos atendimentos pediátricos no Estado. “Palmas já era referência em pediatria e agora iremos ofertar para população uma melhor estrutura e mais serviços disponíveis, com uma gama de profissionais altamente qualificados. Ampliamos os números de leitos de UTI pediátrico e melhoramos todas as acomodações dos pacientes, investimento que melhora a qualidade dos serviços”, disse.
Por determinação do governador Carlesse, esse mês o pagamento também será escalonado por secretaria
Da Assessoria
Na próxima segunda-feira, 26, o Governo do Tocantins inicia o pagamento dos servidores referente a julho, mantendo a execução da folha adiantada e dentro do mês trabalhado. Nessa data, recebem os servidores lotados na Secretaria da Saúde. Na sequência, os demais terão os créditos liberados conforme cronograma abaixo.
O valor da folha líquida de julho é de R$ 183.482.151,24.
O pagamento antecipado escalonado foi determinado pelo governador Mauro Carlesse no início deste ano como forma de ajudar na prevenção contra a Covid-19, na intenção de evitar aglomeração de servidores nas unidades bancárias. “Mesmo com o escalonamento, o ideal é que os servidores busquem os meios eletrônicos na hora de fazer suas transações e evitem locais fechados como as agências bancárias, por exemplo”, aconselha o Governador.
Cronograma (dia que o dinheiro estará nas contas)
Dia 26
Secretaria da Saúde;
Dia 27
Secretaria da Segurança Pública, Casa Militar, Secretaria da Cidadania e Justiça, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar;
Dia 28
Secretaria da Fazenda, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins, Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, Agência de Defesa Agropecuária, Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Departamento Estadual de Trânsito, Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Instituto de Terras do Estado do Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins, Junta Comercial, Agência Tocantinense de Saneamento, Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia, Agência de Tecnologia da Informação;
Dia 29
Secretaria Executiva da Governadoria, Secretaria da Administração, Casa Civil, Secretaria da Comunicação, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Secretaria do Planejamento e Orçamento, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Controladoria-Geral do Estado, Agência de Mineração do Estado do Tocantins, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins, Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Parcerias e Investimentos;
Dia 30
Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.
Da Assessoria
A Universidade da Maturidade (UMA) - Programa de Extensão Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizará nesta segunda-feira (26), Dia dos Avós, o Seminário de Extensão Tecnológica e Envelhecimento. O evento é gratuito e terá início às 9 horas com transmissão pelo canal no YouTube (Umauft).
O objetivo do seminário é ampliar o estudo, a pesquisa e o debate acerca da temática da Extensão Tecnológica aliada à educação de adultos e velhos, considerando a perspectiva da aprendizagem ao longo da vida, desenvolvendo mecanismos de divulgação e difusão da produção e experiência dos resultados obtidos.
O coordenador da UMA, professor doutor Luiz Sinésio, que também será palestrante no seminário, ressalta que “quanto mais promovermos a relação afetiva das crianças, dos jovens e dos adultos com os avós é a certeza que teremos uma sociedade pautada no respeito e na valorização da vida e é a universidade o local ideal para debatermos e propormos politicas públicas para os idosos por meio da extensão tecnológica”.
O evento marca o encerramento da programação diversificada que a UMA vem realizando desde o último dia 15 nos quatro polos nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional em comemoração ao mês dos avós e é também o encerramento do projeto "Extensão Tecnológica no Envelhecimento Humano: uma tecnologia social no Tocantins”.
Palestras
Extensão Tecnológica e Universidade no Tocantins - Professora Dra. Maria Santana Milhomem, Pró-reitora de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários da UFT;
Extensão Tecnológica e Qualidade de Vida no Tocantins - Professor Dr. Luiz Sinésio Neto, coordenador da UMA;
Extensão Tecnológica e Educação Intergeracional - Professora Dra. Neila Osório, coordenadora da UMA;
Extensão Tecnológica e Parceria Pública e Privada - Professor Dr. Vinícius Marques, curso de direito UFT;
Adoção do afeto: uma análise a partir da experiência da UMA/UFT - Professora Dra. Alana Carlech Correia, coordenadora do curso de direito da UniCatólica.