Por Edson Rodrigues
A presidente do Democratas – DEM –, deputada federal professora Dorinha, acaba de suspender a convenção estadual do partido, programada para o próximo fim de semana, por tempo indeterminado. Segundo nossas fontes, existem várias verões sobre o motivo da suspensão.
A primeira versão fala sobre uma determinação da cúpula nacional do partido, enquanto é construído um entendimento entre Dorinha, o governador Mauro Carlesse e o também deputado federal, Carlos Gaguim, ambos também do DEM, que precisam harmonizar a divisão dos membros da legenda entre os três.
A questão, nesse caso, é que Carlesse e Gaguim, dividem o mesmo grupo dentro do partido, o que lhes daria maioria nas decisões, suplantando o comando de Dorinha Rezende. Gaguim e Carlesse apoiam a candidatura do vice-governador, Wanderlei Barbosa, à prefeitura de Palmas, enquanto Dorinha é apoiadora, de primeira hora, da candidatura à reeleição da atual prefeita, Cinthia Ribeiro.
OUTRA VERSÃO
Aliados e coordenadores da campanha à reeleição da deputada Dorinha Rezende, teriam descoberto uma ação não republicana por parte dos delegados participantes da convenção, com direito a voto, que iria influenciar na escolha do presidente estadual do partido pelos próximos dois anos.
Diante da turbulência e da insegurança em relação ao resultado da convenção, que não teria a transparência necessária, Dorinha teria achado melhor suspender o evento, por tempo indeterminado.
OUTROS CAPÍTULOS
Vale ressaltar que esse é apenas o primeiro de muitos capítulos na batalha interna pelo poder entre dois grupos políticos dentro do DEM, que terá uma influência muito grande no quadro sucessório na Capital.
Enquanto isso, Dorinha continua com o comando da legenda e realizando várias reuniões em diversos municípios do interior, concretizando sua liderança dentro da legenda, sem dividir poder nem com Carlesse nem com Gaguim.
Muitos lances inacreditáveis ainda estão por vir nos próximos capítulos dessa “novela”.
Aguardem!