EDUARDO GOMES: O TOCANTINS NO ALTO CLERO DA POLÍTICA NACIONAL

Posted On Sexta, 15 Março 2019 06:24
Avalie este item
(0 votos)
Presidente Bolsonaro recebe os novos lideres em seu gabinete Presidente Bolsonaro recebe os novos lideres em seu gabinete

Depois de ser eleito segundo-secretário da Mesa Diretora, senador tocantinense é nomeado vice-líder do governo Bolsonaro  no Senado Federal

 

Por Edson Rodrigues

 

Está no link  file:///C:/Users/adm/Downloads/INPDFViewer.pdf,  a página do Diário Oficial da União em que o presidente Jair Bolsonaro indica para o mais alto posto já alcançado por um político tocantinense no Senado Federal, o senador Eduardo Gomes, não coincidentemente, o mais bem votado pelo povo do Tocantins.

 

O Tocantins já conhece a capacidade articuladora e aglutinadora de Eduardo Gomes desde seus tempos de vereador e presidente da Câmara Municipal de Palmas.  Em menos de 50 dias de mandato como senador, é o Senado Federal que começa a conhecer as habilidade do senador tocantinense em dialogar, convencer, ouvir e compreender as necessidades e oportunidades que o jogo político apresenta, para que se alinhem as prioridades do governo com as demandas populares.

 

Senador Eduardo Gomes e Onyx Lorenzoni ministro-chefe da Casa Civil

 

Eduardo Gomes sempre foi habilidoso na hora de abrir as portas dos órgãos governamentais, ministérios, secretarias e autarquias, para os interesses do povo tocantinense, mesmo quando estava sem cargo eletivo.  Agora, com toda a importância de seus cargos, vai poder fazer valer sua inteligência e colocá-la totalmente à disposição do Tocantins.

 

OS CARGOS

Cabe ao segundo-secretário lavrar as atas das sessões secretas, proceder-lhes a leitura e assiná-las depois do primeiro-secretário. O terceiro e quarto-secretários são responsáveis por fazer a chamada dos senadores, nos casos previstos no Regimento, contar os votos e auxiliar o presidente na apuração das eleições.

 

Os senadores eleitos para a Mesa integram também a Comissão Diretora da Casa, órgão que trata das questões administrativas, da organização e do funcionamento do Senado.

 

Além disso, é da responsabilidade da Comissão Diretora dar redação final às propostas de iniciativa do Senado e aquelas originadas na Câmara dos Deputados e alteradas por emendas aprovadas pelos senadores.

 

A comissão é encarregada ainda do exame de requerimentos de tramitação conjunta de matérias correlatas e de recursos a decisão do presidente do Senado vinculando projetos com conteúdo similar.

 

Já as vice-lideranças do governo no Senado abre ao senador tocantinense a oportunidade de interlocução com todos os membros da casa, dos pares aos servidores, com todos os ministros, secretários e membros do primeiro escalão do governo federal, sempre levando a mensagem do governo federal e articulando para que as prioridades sejam aceitas e implantadas.

 

Com todas essas incumbências importantes e o poder de articular em nome do governo federal, é óbvio que Eduardo Gomes irá colocar os interesses dos municípios do Tocantins “debaixo do braço” e, onde houver uma brecha, uma oportunidade, fazer com que eles entrem nas listas de prioridades.

Os novos lideres

 

Sem dúvida nenhuma e com toda “pompa e circunstância”, Eduardo Gomes é, hoje, o político tocantinense de maior projeção no cenário nacional, e saberá, com toda a maestria que lhe é peculiar, transformar essa posição de destaque em dias melhores para os nossos municípios e cidadãos.

 

A posição de Eduardo Gomes fortalece o governo de Mauro Carlesse, a quem já garantiu apoio, oxigenando a administração estadual com a interlocução junto ao governo federal e acelerando a liberação de recursos, assegurando uma parceria que pode ser muito proveitosa, já que em 2028 os dois devem estar no mesmo palanque político, em busca dos mesmos interesses. 

Última modificação em Sexta, 15 Março 2019 06:45