EDUARDO GOMES: PALMAS É A CAPITAL MUNDIAL DOS PIONEIROS E VALE A PENA CONTAR ESSA HISTÓRIA

Posted On Sábado, 20 Mai 2023 06:34
Avalie este item
(0 votos)

Na sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Palmas em homenagem aos pioneiros, na noite de quinta-feira, 18/05, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), disse que Palmas é a capital pioneira do Brasil (e do mundo).

 

Por Edson Rodrigues

 

Ele justifica seu posicionamento afirmando que “Palmas é a única cidade no universo, que permite que tenhamos tantos pioneiros, desde a instalação da cidade, vivendo juntos. Palmas é a única cidade do mundo em que todas as pessoas que nascem (ainda) são pioneiras, porque os que estão nascendo em Palmas hoje, daqui a 35 anos serão ainda pioneiros”, raciocina.

 

Gomes destacou a figura do governador Siqueira Campos, ex-governador, criador de Palmas e do Estado do Tocantins, os vereadores de Taquaruçu do Porto, que aprovaram a mudança da sede do município recém emancipado para o sítio denominado Palmas e que, fizeram o papel de Assembleia Legislativa no momento da criação do município, e os prefeitos Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz, Raul Filho, Carlos Amastha e Cínthia Ribeiro.

 

Relembrou o sonho de viver na capital de Palmas, “a Palmas do Zé Gomes Sobrinho, meu saudoso pai, da minha mãe, do Gilda, pioneira, dos meus irmãos... o André Gomes, vice-prefeito da cidade, e de tantos pioneiros, muitos deles presentes nesse momento de confraternização e respeito à memória da cidade”.

 

 

 

“Me emociona muito voltar à Câmara Municipal (onde foi vereador e presidente da Casa)”, disse Eduardo, “porque aqui nasceu uma proposta de relação de amizade, que nos levou a um mandato de deputado federal diretamente, assim como aconteceu agora com o Filipe Martins e antes, com o pastor Amarildo”.

 

O senador relembrou de algumas curiosidades e momentos marcantes do início de Palmas, como a chegada de verduras uma vez por semana e a inauguração do primeiro semáforo da cidade, na altura do Bosque dos Pioneiros. Tudo em Palmas gerava um evento de verdade, de envolvimento com a vida das pessoas, relembrou Eduardo Gomes.

 

Ressaltando que o pioneirismo de Palmas é diferente e que a memória de Palmas não é uma memória para ser lida simplesmente, pediu a ajuda do governador do estado e da prefeita de Palmas para contribuir com a preservação dessa memória. “É uma memória para ser vivida, porque a grande maioria dos pioneiros estão vivos e a cidade viva e os novos são pioneiros também”, afirmou.

 

PRAÇA DOS MUNICÍPIOS

 

Eduardo Gomes sugeriu a criação de uma praça dedicada aos municípios tocantinenses, para a qual pretende alocar recursos federais. “É preciso celebrar os palmenses de Nazaré, os palmenses de Wanderlândia, de Arraias, de Dianópolis... temos essa característica do pioneirismo diferenciado. “O pioneirismo de Palmas mistura uma gente valente, que construiu um estado e uma cidade ao mesmo tempo. Isso não existe em lugar nenhum do mundo”, assegura.

 

Por fim, Eduardo Gomes declara: “Se eu tivesse de deixar uma mensagem hoje aos pioneiros e à população de Palmas, é que vale a pena contar essa história todo dia, porque essa história foi feita por nós e será feita pela geração que está presente”.