Gestor reuniu-se com parte do secretariado e participou de entrevista ao vivo nesta segunda, 2; Wanderlei Barbosa citou pontos que terão atenção neste primeiro ano de Governo
Por Kaio Costa
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, vem cumprindo uma extensa agenda de compromissos e reuniões nesta segunda-feira, 2, primeiro dia após tomar posse do seu novo mandato. Logo pela manhã, Wanderlei Barbosa participou de uma entrevista ao vivo na 1ª Edição do Jornal Anhanguera, principal telejornal da TV Anhanguera, afiliada à Rede Globo. Dando sequência aos compromissos, o gestor recebeu parte do seu secretariado em seu gabinete para tratar de questões administrativas.
Na ocasião da entrevista, o Governador manteve os compromissos firmados durante a campanha eleitoral, citando a realização de concursos nas áreas de segurança pública e saúde, além de geração de empregos, fomento no turismo tocantinense, criação de programas sociais, entre outros atos.
Sobre os concursos públicos a serem realizados neste ano, Wanderlei Barbosa lembrou que, no momento, há 950 homens em formação para compor o quadro de policiais militares do Tocantins. Segundo o líder do executivo estadual, a ideia é ampliar o policiamento nas cidades do interior com até oito agentes e viaturas. Já a previsão para o concurso na área da saúde é ofertar cerca de 6 mil vagas, sendo 2 mil vagas destinadas apenas para a contratação de médicos. A expectativa é de que o edital para este último concurso seja lançado no segundo semestre de 2023.
Emprego e Turismo
No que diz respeito à geração de emprego, o governador do Tocantins citou na TV o projeto Jovem Trabalhador, autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e que contemplará até 3 mil jovens tocantinenses. Wanderlei Barbosa pretende ampliar a abrangência deste projeto. Outra forma de fomentar a criação de empregos é atraindo empresas para investir no Tocantins, para tanto, o gestor citou sobre o ICMS, destacando que a carga tributária tocantinense é humanizada e que continuará investindo nos Parques Industriais de cidades como Araguaína, Guaraí, Paraíso e Gurupi. “O Tocantins se prepara para ter endereços urbanizados e qualificados, além da recuperação e da reconstrução da malha viária que corta o Estado, auxiliando o escoamento do setor produtivo e no fomento ao turismo”, pontuou.
Para esta área, Wanderlei citou ainda a criação de um projeto que abrangerá todo o Jalapão, sem concessões da área para a iniciativa privada. A ideia é incentivar a população local a trabalhar com o turismo sustentável com os atrativos naturais. “Visitei o povo jalapoeiro e ficou acordado que não faríamos nada sem antes conversar com eles. Assim nós faremos”, afirmou Wanderlei.
Assistência Social
O líder do Palácio do Araguaia relembrou, ainda, a criação do Cartão Social. O projeto não pôde ser executado em 2022, mas será implementado este ano. A proposta é oferecer subsídios para que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à alimentação, à educação e à dignidade.
Governabilidade com transparência
Wanderlei Barbosa finalizou a entrevista citando que confia na equipe administrativa que montou para seu governo, caracterizando-a como coerente. “Os recursos não serão usados para me beneficiar, mas sim para o povo tocantinense. Os secretários têm autonomia e minha equipe tem coerência. Concluiremos os quatro anos de mandato respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, mantendo a transparência, orientando as comissões de licitação e barrando a prática de preços acima do mercado”, pontuou.
Reunião no Gabinete
Sobre o encontro em seu gabinete, no Palácio Araguaia, o Governador recebeu os secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron; da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho; e da Comunicação (Secom), Márcio Rocha, para tratar de questões administrativas.