Governo do Tocantins apresenta potencial em mineração, energia e crédito de carbono a investidores

Posted On Sábado, 16 Agosto 2025 07:04
Avalie este item
(0 votos)
O objetivo foi apresentar as potencialidades do Estado nos setores de mineração, geração de energia fotovoltaica e crédito de carbono O objetivo foi apresentar as potencialidades do Estado nos setores de mineração, geração de energia fotovoltaica e crédito de carbono fotos: Thayná Neiva

Reunião discutiu oportunidades nos setores mineral, de energia fotovoltaica e crédito de carbono para atrair novos investimentos ao Estado

 

 

Por Márcia Oliveira

 

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), recebeu na última quinta-feira, 14, o empresário Arnold Wald, representante da 3A Mining, e sua equipe técnica. O encontro também contou com a participação da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília e da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins). O objetivo foi apresentar as potencialidades do Estado nos setores de mineração, geração de energia fotovoltaica e crédito de carbono.

 

A 3A Mining é uma empresa com atuação nacional e internacional, especializada no desenvolvimento de projetos de mineração sustentáveis e inovadores. Com ampla experiência no mercado e parcerias estratégicas, a companhia investe em tecnologias modernas para aumentar a eficiência na extração mineral, respeitando o meio ambiente e priorizando a segurança jurídica dos investimentos.

 

Carlos Humberto Lima ressaltou o compromisso do Governo do Tocantins em promover um ambiente favorável aos negócios

 

Durante a reunião, o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, ressaltou o compromisso do Governo do Tocantins em promover um ambiente favorável aos negócios.

 

“Estamos trabalhando, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, para fazer do Tocantins o melhor estado do Brasil para se investir, gerando oportunidades, emprego e renda para a nossa população”, afirmou.

 

O diretor-presidente da Mineratins, Israel Guimarães, apresentou um panorama técnico das riquezas minerais do Tocantins, destacando a ocorrência de minerais estratégicos como terras raras e urânio, além do potencial para a exploração de ferro e calcário. Segundo ele, o Estado está entre os maiores produtores de calcário do Brasil e possui áreas promissoras para novos investimentos.

 

“Estamos direcionando parte da energia da Mineratins para identificar e desenvolver minerais críticos, que podem impulsionar ainda mais nossa agroindústria e atrair capital nacional e estrangeiro”, enfatizou.

 

O empresário Arnold Wald destacou o potencial de crescimento do Tocantins e demonstrou interesse em futuras parcerias.

 

“Ficamos entusiasmados com as oportunidades que o Estado oferece. Em apenas 36 anos, o Tocantins já alcançou grandes conquistas, e estamos certos de que, nos próximos anos, poderá vivenciar um crescimento exponencial, unindo desenvolvimento econômico e segurança para o investidor privado”, concluiu.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}