Governo do Tocantins entrega eletrodomésticos e móveis à Casa de Apoio Vera Lúcia

Posted On Terça, 05 Março 2024 04:31
Avalie este item
(0 votos)
Eletrodomésticos e móveis vão oferecer mais conforto para as famílias, enquanto realizam tratamentos de saúde ou acompanham familiares Eletrodomésticos e móveis vão oferecer mais conforto para as famílias, enquanto realizam tratamentos de saúde ou acompanham familiares fotos: Loise Maria/

Frutos da articulação da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, benefícios vão garantir mais conforto para pacientes e familiares

 

 

Por Camila Mitye

 

 

O Governo do Tocantins entregou nesta segunda-feira, 4, à Casa de Apoio Vera Lúcia, localizada em Palmas, um conjunto de móveis e eletrodomésticos que vão oferecer mais conforto para as famílias que buscam o espaço para hospedagem e alimentação, enquanto realizam tratamentos de saúde ou acompanham familiares.

 

Os equipamentos, que incluem duas geladeiras, seis aparelhos de ar-condicionado, um freezer, um micro-ondas, um liquidificador industrial, duas mesas e um armário, são frutos da articulação da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, que realizou levantamento das necessidades da instituição, após visita ao local realizada pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, no final de 2023.

 

A primeira-dama Karynne Sotero destacou a alegria de realizar a entrega, reforçando que este é só o primeiro de muitos benefícios que vai buscar para a Casa, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais. “Eu acredito que este seja o momento mais difícil que vocês e suas famílias estejam passando. Então, o que eu quero fazer aqui é me colocar à disposição para melhorar ainda mais a estadia de vocês, trazer mais conforto e mais cuidado. O governador Wanderlei Barbosa está com o olhar voltado para a causa social”, ressaltou.

 

A Casa de Apoio foi criada há 17 anos, com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que moram no interior e realizam tratamento de saúde em Palmas

 

Ao representar o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, a superintendente de Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Luzia América Gama de Lima, enfatizou o olhar direcionado aos pacientes atendidos com a iniciativa. “Estamos vivendo um tempo novo no Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa tem entregado muitas obras e é claro que a infraestrutura, as reformas, as pontes e as escolas são muito importantes, mas a principal obra que vocês estão cuidando, é a obra humana, com ações como essa, que vão ao encontro da real necessidade da população”, afirmou a superintendente.

 

A gerente da Casa de Apoio Vera Lúcia, Elisângela Sardinha, pontuou que os benefícios entregues pelo Governo do Tocantins vão propiciar um atendimento ainda melhor para as 126 pessoas que podem utilizar frequentemente as dependências da instituição. “O ar-condicionado, por exemplo, a gente sabe que uma boa noite de sono é importante para aquela pessoa que muitas vezes passa o dia todo no hospital ou até mesmo para os acompanhantes, que passam muitos meses frequentando a Casa. São pequenos detalhes que fazem com que eles se sintam em casa, que é o nosso objetivo”, salientou.

 

Claudineia Souza Ferreira, de 29 anos, acompanhante de sua mãe que faz tratamento contra o câncer, em Palmas, é uma das beneficiárias da Casa de Apoio Vera Lúcia. “Eu soube da Casa de Apoio e me cadastrei para acompanhar a minha mãe. Para mim, tem sido muito acolhedor. O poder público precisa de pessoas que se coloquem no lugar do outro e isso é o que estamos vendo aqui”, afirmou Claudineia, que reside no estado de São Paulo.

 

Casa de Apoio Vera Lúcia

 

Criada há 17 anos com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que moram no interior e realizam tratamento de saúde em Palmas, a Casa de Apoio Vera Lúcia é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas. Em 2023, a Casa realizou um total de 20.070 atendimentos, sendo 10.500 deles para mulheres.