Por Edson Rodrigues
O tabuleiro sucessório de Palmas tem suas peças definidas. Estão no páreo a deputada estadual Janad Valcari, pelo PL, o ex-deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, pelo Podemos, e o deputado estadual Júnior Geo, pelo PSDB. O presidente municipal do PSB, ex-prefeito Carlos Amastha, anunciou sua desistência, e vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.
Amastha disse que o PSB agora vai observar o processo eleitoral e pode se posicionar no decorrer da campanha
Com as peças definidas, agora começa, oficialmente, a disputa pela prefeitura de Palmas, com três candidaturas competitivas, que prometem duelar, dentro das quatro linhas democráticas, com grandes chances de um segundo turno inédito e muito acirrado.
PSDB
A convenção do PSDB de Palmas foi realizada na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na 1.306 Sul, e contou com a presença da prefeita, Cinthia Ribeiro, presidente estadual da legenda, do ex-governador de Goiás e presidente nacional do partido, Marconi Perillo, do deputado estadual Eduardo Mantoan e o senador Irajá Abreu.
O tom dos discursos foi mostrar que a chegada e a escolha de Geo como candidato a prefeito do partido para suceder Cinthia Ribeiro não foi inesperada, e que Geo tem, sim, identificação com o PSDB.
“O DNA tucano está no Júnior Geo. Faremos uma história para ser contada nesta Capital ”, afirmou Eduardo Mantoan.
Cinthia Ribeiro afirmou que será uma “soldada” na busca de votos para a eleição de Geo: “vou caminhar com você rua por rua. Estamos juntos para ressignificar a história. Palmas não está a venda. Não tem eleição ganha nem comprada e repudiamos qualquer forma ilegítima de fazer política”.
Um vídeo mostrando a presença de Júnior Geo em obras iniciadas pela atual gestão deu o tom de continuidade à candidatura do deputado estadual, que norteou o discurso do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo: “andei o Tocantins inteiro, conheço cidade por cidade e sei que Palmas precisa do deputado Júnior Geo para dar continuidade à boa administração da Cinthia. Recebi, hoje, vários telefones de partidos querendo se juntar também ao PSDB em Palmas para o projeto de Geo. Ou seja, nossa candidatura tem estrutura, respeito e conteúdo”, afirmou.
Carlos Braga, presidente metropolitano do PSDB, resumiu como o partido e as legendas que apoiam a candidatura de Júnior Geo vão encarar a campanha: “Nossa nominata não é extensa. São 11 homens e 12 mulheres. Uma seleção dos melhores candidatos a vereador. Alguns têm dinheiro. Nós temos o povo que está conosco e vai nos ajudar a governar”.
URGENTE
No início da madrugada desta terça-feira, o Observatório Político de O Paralelo 13 recebeu a informação, de uma de suas fontes, que a ata da convenção do PSDB, fechada logo após o ato político, traz o nome de uma candidata à vice-prefeita, mas, em consonância com a legislação eleitoral, outro nome deve substituí-la e a indicação deve ficar a cargo do PSD, de Irajá Abreu, ainda nesta terça-feira.
Integram a aliança com o PSDB o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).