Gurupi é a terceira cidade mais importante do Tocantins, tanto em termos econômicos quanto em número de habitantes/eleitores, com uma economia entre morna e quente, que poderia ser efervescente, não fossem os investimentos tímidos em seu polo industrial
Por Edson Rodrigues
A prefeita, Josi Nunes, que se elegeu derrotando o candidato favorito, vem em queda livre em sua popularidade, perdendo musculatura política a cada novo lance no tabuleiro sucessório para 2024. Hoje, sua candidatura à reeleição está no patamar do “sonho”, daqueles distantes de virar realidade.
Sua vitória à prefeitura deveu-se muito, aos esforços do então governador Mauro Carlesse, que disponibilizou a máquina governamental em benefício da candidatura de Josi, conseguindo reverter uma situação que estava praticamente decidida em favor de Gutierrez Torquato, sobrinho do ex-prefeito Laurez Moreira – hoje, vice-governador –, que deixou o governo com mais de 80% de aprovação popular e apostou todas as fichas no seu sucessor.
Prefeita Josi Nunes e o ex governador Mauro Carlesse
Foi necessária muita atuação política e prática do Palácio Araguaia, à época, para conseguir eleger Josi Nunes, turbinando sua candidatura com todos os tipos de apoios permitidos pela Legislação Eleitoral, colocando Claudinei Quaresmim, sobrinho do próprio Carlesse, instalado em um hotel de Gurupi, para coordenar as ações que possibilitaram a virada em favor de Josi nos últimos 15 dias de campanha.
Mas, segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13, depois de eleita e depois dos problemas enfrentados por Mauro Carlesse, obrigado a deixar o governo do Estado, Josi virou as costas para quem tanto a ajudou a estar onde está e, agora, não tem mais o apoio do grupo político de Carlesse nem terá, de forma alguma, o apoio da máquina estatal, hoje sob o comando de Wanderlei Barbosa.
FORÇA DE FORTES
Agora, sozinha na campina, Josi terá pela frente um embate inglório com o deputado estadual Eduardo Fortes, que vem com o apoio das massas, com grandes ações sociais, ideias inovadoras e uma assessoria de comunicação competente, que transforma tudo o que ele faz em notícia.
Fortes vem com a força de quem representa uma guinada de 180 graus, como o povo deseja, e já conta com a simpatia do vice-governador Laurez Moreira, que deve colocá-lo no radar do Palácio Araguaia para que recebe todas as bênçãos do conglomerado político que rodeia o governador Wanderlei Barbosa, podendo sacramentar seu nome como o ungido palaciano.
Se o pai de Josi Nunes era “comandante” e voava em céus de brigadeiro, Josi Nunes, que não sabe conduzir aviões, deve enfrentar um voo turbulento até as eleições de outubro do ano que vem.